Buscar

Revestimento INTERNO de paredes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revestimento de paredes
Os revestimentos de paredes têm por finalidade regularizar a superfície, proteger contra intempéries, aumentar a resistência da parede e proporcionar estética e acabamento. Os revestimentos de paredes são classificados de acordo com o material utilizado em revestimentos argamassados e não-argamassados.
Revestimentos argamassados
Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas com o objetivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis e quando se trata de revestimentos externos, atuam como camada de proteção contra a infiltração de águas de chuvas. O procedimento tradicional e técnico é constituído da execução de no mínimo de três camadas superpostas, contínuas e uniformes: chapisco, emboço e reboco.
CHAPISCO- É argamassa básica de cimento e areia grossa, na proporção de 1:3 ou 1:4, bastante fluída, que aplicada sobre as superfícies previamente umedecidas e tem a propriedade de produzir um véu impermeabilizante, além de criar um substrato de aderência para a fixação de outro elemento.
EMBOÇO - É a argamassa de regularização que deve determinar a uniformização da superfície, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. É o elemento que proporciona uma capa de impermeabilização das alvenarias de tijolos.
REBOCO - É a argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda, que tem a característica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura.
PASSO A PASSO
CHAPISCO - Prepare a argamassa para chapisco com o traço de 1:3 (01 parte de cimento para 03 partes de areia média) mais aguado. Se for usar aditivo aplique-o no momento que estiver rodando a massa;
Pegue uma colher de pedreiro cheia dessa massa e aplique na parede, jogando com força para grudar, formando uma superfície “arrepiada” uniforme e regular com espessura entre 3,0mm a 5,0mm.
Deixe curar pelo menos 03 dias para iniciar o reboco por cima do chapisco.
EMBOÇO - O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter. 
O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8.
A água deve ser acrescentada de maneira que resulte em uma massa homogênea e de consistência firme, a ponto de poder ser trabalhada na posição vertical.
Observe que o emboço pode receber um aditivo impermeabilizante, na proporção que estiver descrita na embalagem dele. Esse aditivo auxilia na retenção de infiltrações na parede.
Para aplicar o emboço, a superfície chapiscada deve estar previamente molhada, mas não em excesso. O emboço é uma camada de no máximo 2cm. Para se obter a uniformidade do emboço e tirar todos os defeitos da parede, é importante observar com rigor o prumo e o alinhamento.
REBOCO - Para reboco interno uso a medida de 3+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; três baldes de areia, mais 2 de cal e mais 1 de cimento e aditivo.
Obs: Junte todas as partes para obter uma farofa e depois adicione água aos poucos para obter a massa desejada.
 Executar as mestras do reboco: as mestras que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede;
2. Rodar o traço de argamassa de reboco: na betoneira rodar o traço de argamassa de reboco 1:6 (1 parte de cimento para 6 partes de areia) com o auxílio de padiolas.
Macete 2: É importante usar algum aditivo plastificante de argamassa de reboco ou aditivo que substitiu a cal. Geralmente usa-se de 50ml a 100ml por saco de cimento, e tem um custo barato. 
3. Aplique a argamassa na parede: com o auxílio da colher e desempenadeira de pedreiro, seguindo a espessura das mestras;
4. Deixe a argamassa “puxar”. Isso, nada mais é que, deixar a massa descansar para que ela perca um pouco de água para você conseguir sarrafear a massa.
 Macete 3: Geralmente a massa demora de 45min a 60min para puxar, dependendo do clima.
Macete 4: se você der o acabamento na massa “verde”, ou seja, que ainda não deu pega, o reboco vai trincar todo.
5. Sarrafear a massa: após a massa puxar inicie o sarrafeamento com a régua de alumínio de 2,0m. inicie o sarrafeamento de cima para baixo seguindo as mestras e cruzando a régua entre as mestras para que o pano de reboco fique no prumo e bem acabado;
6. Desempenar a massa: com a desempenadeira de pedreiro inicie o desempeno e acabamento da massa em movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não conseguir retirar. Com a trincha jogue um pouco de água nos pontos aonde a massa já está mais dura e difícil de passar a desempenadeira. Faça isso até que o reboco fique liso e bem acabado.
Macete 5: no encontro de uma massa de reboco velho com o reboco novo desempene a massa no sentido do reboco velho para o novo. O objetivo é ter uma emenda de massas bem feita, sem marcas;
Pronto! Seguindo esses passos você está com o seu reboco pronto e de boa qualidade. Lembre-se sempre que um bom reboco é que vai revelar uma boa superfície acabada seja com tinta, textura, azulejo, papel de parede.

Continue navegando