Buscar

Vitamina B12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vitamina B12
Katherine Martins
Introdução
A vitamina B12, ou cianocobalamina, faz parte de uma família de compostos denominados genericamente de cobalaminas. É uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamente todos s tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. (PANIZ, 2005)
Introdução
No organismo humano, a absorção de vitamina B12 já inicia na boca, por ação da saliva, e continua até o final do intestino delgado. Neste processo, várias proteínas são necessárias à captação da B12.
Função
A vitamina B12 funciona como cofator para duas enzimas, a metilmalonil-CoA mutase (necessária para o metabolismo dos lipídios) e a metionina sintetase, e, juntamente com o folato, é necessária para a síntese de DNA.
Recomendação Nutricional
Idade
EAR (µg/dia)
RDA (µg/dia)
0 – 6 meses
-
0,4 AI
7 -12 meses
-
0,5 AI
1 – 3 anos
0,7
0,9
4 – 8 anos
1,0
1,2
9 – 13 anos
1,5
1,8
> 14 anos
2,0
2,4
Gestantes
2,2
2,6
Lactantes
2,4
2,8
Fonte: Cozzolino, 2012
Fontes Alimentares
As plantas não sintetizam ou armazenam a vitamina B12. A fonte básica desta vitamina é a síntese microbiana.
Os animais ou ingerem esta vitamina ou absorvem o que é produzido pelas bactérias em seus intestinos, assim tornando-se uma fonte de vitamina B12 para aqueles que consomem produtos animais. (JOHNSTON, 2014)
Fontes Alimentares
A biodisponibilidade da vitamina B12 de carne de peixe, carneiro e frango é, em média, 42%, 56 a 89% e 61 a 66% respectivamente. A vitamina B12 de ovos parece ser pouco absorvida (< 9%) comparada a outros produtos de origem animal. Em torno de 50% da vitamina B12 alimentar são absorvidos por indivíduos com funcionamento gastrintestinal normal. Cereais matinais fortificados parecem ser boas opções para vegetarianos e idosos (COZZOLINO, 2012).
Segundo Cozzolino (2012), a maioria das recomendações de vitamina B12 foi baseada em quantidades fornecidas por via parenteral para manter a saúde de pacientes com anemia perniciosa decorrente de problemas de absorção dessa vitamina A perda diária é cerca de 0,1% das reservas corporais em indivíduos com circulação enteropática normal da vitamina; nessa base, a recomendação é de cerca de 1 – 2,5 mcg/dia.
Alimento
Gramas/ml de alimento
Bife de fígado cozido
3
Fígado de frango cozido
13
Carne bovina cozida
100
Leite integral
704
Ovo cozido
5 un.
Frango cozido
735
Fonte: Cozzolino, 2012
Deficiência
Cerca de 60% dos casos de deficiência de vitamina B12 resultam da má-absorção da cobalamina a partir da dieta, entre 15% e 20% são decorrentes de anemia perniciosa, e os demais estão associados à dieta insuficiente e a doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina.
A deficiência de absorção de vitamina B12 também pode ser causada por parasitas como o Diphyllobothrium latum, que é encontrado em peixes. O parasita, ao infestar o hospedeiro humano, é capaz de retirar a vitamina do intestino delgado e constitui uma causa rara de deficiência de vitamina B12. 
Existem medicamentos, condições sistêmicas e fatores comportamentais que também interferem no metabolismo da vitamina B12, da homocisteína e do ácido fólico.
Drogas como metformin, omeprazol, levodopa e ciclosporina causam elevação nos níveis de homocisteína no plasma. Condições sistêmicas como psoríase, leucemia linfocítica aguda, artrite reumatóide, hipotireoidismo, deficiência renal e fatores comportamentais como tabagismo, alcoolismo e hábito de ingerir café contribuem para o aumento da homocisteína plasmática. (FUTTERLEIB e CHERUBINI, 2005)
A carência de vitamina B12 causa anemia e alterações neurológicas, que reduzem a qualidade de vida do indivíduo, pois são progressivas e fatais, se não houver tratamento.
Não foram encontrados relatos sobre excesso de vitamina B12 no organismo humano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais