Buscar

ENSAIO PLÁGIO.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLÁGIO ACADÊMICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS 
Aluna: (UEM*)[1: .]
Resumo: Com avanço tecnológico das últimas décadas e introdução da internet como ferramenta de pesquisa, ocorreu um crescimento significativo de trabalhos acadêmicos plagiados. Especialistas apontam como causa do aumento de plágios, a falta de informações referente ao assunto desde o ensino fundamental, quando deveria começar a ser abordado o tema. Alguns vão ainda mais longe, e apontam a preguiça como motivação de tal ato. Condiz aos pedagogos orientarem os alunos em que caracteriza plágio, e inserir atividades que desenvolvam habilidades intelectuais para a correta elaboração dos trabalhos acadêmicos. Grande maioria de plagiadores ignoram o fato de que além de estarem prejudicando os autores das obras originais, estão ainda cometendo crime. 
Palavras-chave: Plágio. Acadêmicos. Especialistas. Pedagogos. Atividades.
1 DEFINIÇÃO DE PLÁGIO
Ao ser analisado o assunto plágio, nota-se que existem diversos meios de plagiar obras produzidas por outras pessoas. Segundo o site Significados.com.br. “Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria”. A pessoa que pratica plágio, além de, estar prejudicando o autor da obra plagiada, está cometendo crime de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, podendo ser responsabilizado tanto o aluno que cometeu o plágio, quanto o professor.
2 DESENVOLVIMENTO DO PLÁGIO
A introdução da era digital facilitou em grande escala a busca de diferentes seguimentos de pesquisas possibilitando os usuários o acesso às informações de outrem, contudo o plágio mais comum é o no ambiente acadêmico, já que, o plagiador na maioria das vezes utiliza como ferramenta a internet como meio de pesquisa. Segundo o professor Alberto:
Plagio significa copiar, imitar (obra alheia), apresentar como seu trabalho intelectual de outra pessoa. Reproduzir apenas partes de um texto, sem citar sua fonte é plágio. Se houver citação, porém incompleta, representa apenas uma irregularidade, um descumprimento das normas de citações e referências bibliográficas. (Fidel, Alberto, 2015) Disponível em: <http://albertofedel.blogspot.com.br>. 
3 TIPOS 
No meio acadêmico há alguns tipos de plágio, porém grande parte de alunos não tem a consciência que muitas vezes estão praticando tal ato na elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006). “Existem pelo menos três tipos de plágio acadêmico, integral, parcial e conceitual”.
3.1 Plágio Integral
Trata-se de plágio integral, quando o plagiador faz uma cópia fiel de uma obra sem citar a fonte de onde veio o texto. Infelizmente essa prática é comum e pode ser facilmente identificada através de programas disponíveis na internet. Segundo o Design Paulo Oliveira o plágio ocorre, pois. “Raros são os alunos que conseguem defender de forma coerente as suas ideias e conceitos dentro de sala de aulas durante as apresentações de trabalhos e projetos.” (Oliveira, Paulo, 2010) Disponível em: <https://paulooliveira.wordpress.com/tag/plagio/>. 
3.2 Plágio Parcial
Plágio parcial, os mais difíceis de serem identificados, ocorre quando o trabalho é constituído por frases e parágrafos copiados de diversos locais, tanto de meios eletrônicos quando de livros, uma mistura de autores sem suas devidas identificações, sendo assim, o trabalho perde toda sua originalidade. O acadêmico deve se atentar e evitar esses tipos de cópias.
3.4 Plágio Conceitual
Outro tipo de plágio é o conceitual, que é caracterizado quando o aluno utiliza da ideia central do texto de outro autor, sem colocar citações e referências, para formular seu trabalho. É sabido que muitas vezes quando ocorre esse tipo de plágio o próprio aluno não tem consciência que o praticou. Isso pode ser explicado de certa forma, pois, à uma deficiência em relação ao assunto plágio desde o ensino fundamental. 
4 COMO EVITAR
Evitar o plágio não é somente função do aluno quando for elaborar um trabalho, constitui também os professores orientarem seus alunos e demonstrarem oque pode configurar plágio, além de, indicarem caminhos eficientes para uma correta pesquisa cientifica, e instrui-los quanto a usar adequadamente as citações de autores. Porém nem sempre o plágio acontece por falta de informação, segundo a Psicóloga Ivelise Fortin. “Muitos são os motivos, e creio que o principal deles é a preguiça. Para que digitar tudo, fazer um trabalho, se esse já foi feito por alguém, esta prontinho, é só copiar e entregar?” (Fortin, Evelise. 2016) Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/plagio_academico.htm >.
Cabe ao professor além de evitar, combater essa prática que vem se tornando cada vez mais comum no meio acadêmico. Para isso o docente poderá utilizar os mesmos meios utilizados por plagiadores, ou seja, a internet, que permite através de programas contra plágios, identificarem se tal trabalho é uma cópia. Outra maneira eficiente de combater o plágio é denunciando quem o fez para que seja devidamente punido.
5 CONSEQUÊNCIAS
Cometer plágio configura crime de acordo com a lei 9.610, cuja, já foi citada anteriormente, portanto quem realizar um trabalho acadêmico que possui cópias de textos de outrem se enquadrará no art. 184 do Código Penal onde diz que. “Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:  Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.” Certamente grande parte desses plagiadores desconhecem do que se trata o artigo mencionado, e muitos deles tem conhecimento, porém ignoram.
A falta de bom senso das pessoas e a falta de fiscalização e aplicação da lei, infelizmente, contribui para que milhares de casos de plágio acadêmico continuem existindo. Dificilmente ouve-se falar de alguém que foi processado por plágio no âmbito acadêmico. A erradicação dessa prática dificilmente será extinta, contudo, pode ser melhorada, iniciando pela melhor qualidade no ensino fundamental e médio, para que posteriormente no âmbito acadêmico, o aluno esteja capacitado para produzir um trabalho cientifico de qualidade.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei nº 9610, de 19 fevereiro de 1.998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 19 fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 12 out. 2016.
FEDEL, Alberto. Revista Eletrônica. Trabalho Escolar. São Paulo, jun. 2009.
Disponível em: <http://albertofedel.blogspot.com.br/p/home.html>. Acesso em: 12 out. 2016.
FORTIN, Ivelise. Cyberpsicologia. Por que alunos plagiam trabalhos acadêmicos? São Paulo, 12 out. 2016. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/plagio_academico.htm>. Acesso em: 12 out. 2016.
OLIVEIRA, Paulo. Design: Ações e Críticas. Plágio Questões Profissionais. São Paulo, 01 dez. 2010. Disponível em: <https://paulooliveira.wordpress.com/tag/plagio/>. Acesso em: 13 out. 2016.
Guimarães, D. CABRAL, P. Significados. Significado de Plágio. Disponível em: <https://paulooliveira.wordpress.com/tag/plagio/>. Acesso em: 14 ou. 2016.

Outros materiais