Buscar

RESUMO PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO - AULA 6 A 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 6 – habilidades e Competências para a Empregabilidade 
Habilidades são as capacidades adquiridas pela teoria e/ou prática para realizar determinadas tarefas. Habilidade pode ser um indicativo de capacidade para solucionar um problema específico, portanto está associada ao saber fazer, ou a ação física ou mental que indica a capacidade adquirida, como aprender a fazer a regra de três, por exemplo. As habilidades devem ser desenvolvidas com foco nas competências. 
Competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. Nessa mobilização são envolvidas habilidades, conhecimentos, valores, e atitudes, entre outros, os quais serão necessários para cumprir satisfatoriamente uma determinada ação. Nós desenvolvemos habilidades o tempo todo, mas elas isoladas não necessariamente permitem desempenhar uma determinada tarefa de maneira satisfatória. 
Temos 7 tipos de Competências, são elas: 
Cognitiva: é aquela relacionada a capacidade de aprender 
Comunicativa: é a capacidade de comunicar-se com clareza e empatia. 
Didático-pedagógica: é a capacidade de aprender a aprender. 
Intelectual: é aquela relacionada a capacidade da aplicação de aptidões mentais. 
Pragmática: tem relação com a competência comunicativa, o entendimento. 
Relacional: é a capacidade de viver em grupo, interação humana. 
Técnica: é o domínio de determinados conhecimento técnicos de uma área específica. 
Empregabilidade – por definição é a característica ou qualidade de quem é empregável. Segundo Almeida (2006) é a capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. 
Ética – é o código de princípios e valores morais que reagem ao comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. Portanto a ética está relacionada a opção ou desejo de sem manter com os outros relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica. 
Marketing Pessoal – o marketing pessoal pode ser entendido como sendo uma forma do profissional publicamente demonstrar suas qualidades. Um bom começo para se ter um bom marketing pessoal é construir uma auto imagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal-humorados ou torcendo para tudo dar errado. Deve-se sempre cuidar da apresentação pessoal, pois é seu cartão de visitas. 
 
Aula 7 – Empregabilidade além da Técnica 
O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. É certo que os profissionais de hoje estão muito parecidos nas dimensões técnicas. Nesse contexto, o que fará a diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além: ser flexível, ser criativo, resolver problemas inesperados, assumir riscos, querer ir além, mesmo se você já é uma referência na área
Flexibilidade – podemos defini-la como sendo a aptidão para variadas coisas ou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito, nossa compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, aceitar e adaptar ao contexto. Nas empresas, a flexibilidade diz respeito à postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente as mudanças. 
Lógica da flexibilidade – a crescente mudança no mundo dos negócios exige rápida adaptação das empresas, o que demanda profissionais flexíveis. 
Coerência – dentre outros sentidos, é a busca do equilíbrio entre as crenças, estratégias e comportamento pessoais de um indivíduo frente às crenças de uma empresa, de modo que a impressão que se tem sobre um profissional seja compatível com a impressão que se tem de uma empresa. 
De acordo com Chiavenato, administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance dos resultados. 
Empreendedorismo – é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidade relacionadas a criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. 
O empreendedor tem muitas características, dentre elas estão, criatividade, capacidade de organização, responsabilidade, persistência, comunicação entre outras. Temos o empreendorismo social que é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. A utilização de presidiários em setores como a construção civil é um bom exemplo de empreendorismo social. E o empreendorismo pode ser trabalhado desde a infância com a ajuda de projetos beneficentes. 
Resiliência - pode ser definida como a habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. Trata-se de uma combinação de fatores que permitem enfrentar e superar problemas. O resiliente busca aprender com as adversidades para poder adaptar-se a nova realidade. Não é tarefa fácil, pois precisa administrar suas emoções, controlar impulsos e manter o otimismo. 
Aula 8 – Gestão de Carreira 
O conceito de carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. Há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo. A carreira deve ser pensada como um caminho em permanente construção, sendo empresa e funcionário “sócios” nesse processo. 
Há muitos mitos da carreira do tipo, trabalhe direitinho e será promovido ou esteja bem com o chefe e estará seguro, como diz o nome são só mitos, isso não assegura nada, tudo pode mudar de acordo com a evolução. O impacto das mudanças pode ser grande, segundo Fontenelle, Peter Druck alertava para o fato de que estaríamos vivendo uma mudança sem precedentes na história da condição humana e que nós estaríamos totalmente despreparados para isso. A empresa tem perspectivas entre elas estão o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários, equilíbrio entre as metas da empresa e os propósitos individuais, progressão na empresa, com base em desempenho e competência e programas que ajudam o profissional a se conhecer melhor e montar seu roteiro de carreira. 
O profissional também tem perspectivas e entre elas estão a responsabilidade pessoal por gerir sua própria carreira, autoconhecimento, significativo número de mudanças de emprego e de redefinições de carreira e a proatividade na avaliação da carreira, sem esperar a empresa fazer por ele. 
A administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em direta e indireta, onde direta, são os órgãos diretamente ligados ao estado como as polícias e indireta são as entidades que representam o braço empresarial do estado como a Petrobrás. 
O servidor público e o empregado público se diferenciam, pois o primeiro é efetivo através de concurso e o outro é contratado. 
Aula 9 – Inovação e Criatividade na Sociedade do Conhecimento 
As empresas para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado estão constantemente se reinventando. A inovação é essencial, com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva. A inovação acontece na produção, no produto, na marca e no negócio entre outros. 
Para se adequar as demandas e exigências do mercado o profissional assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira. 
Criatividade é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A inovação é consequência da criatividade, aliada a outros fatores. 
Dinâmica de inovação no meio empresarial 
- Uma empresa se vê diante de um problema ou de uma oportunidade. 
- Pessoas pensam em soluções diferenciadas e a empresa testa a sua implementação. 
- Profissionais criativos ganham destaque na empresa por serem capazes de inovar. 
Inspiração – Muitas pessoas confundem criatividade com inteligência. Na verdade, um dos principais vetores da criatividade é a inspiração,mas também, o trabalho duro para colocar em prática uma ideia original. 
Roteiro = Necessidade + realidade + possibilidades + experimento + implementação. 
É óbvio que existem pessoas mais criativas que outras. Mas no meio profissional, a criatividade precisa estar inserida coletivamente para gerar inovação ou solução. Inclusive uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é o brainstorming. 
Brainstorming consiste na reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo. Todas as ideias são aceitas, depois a maioria é descartada, até chegar a uma boa ideia. 
Como funciona a mente criativa?
- É curiosa – quer saber mais. 
- É experimental – quer testar, confirmar. 
- É investigativa – quer entender o porquê. 
- É inquieta – quer resolver a qualquer custo. 
- É inovadora – quer fugir do óbvio. 
- É focada – 100% de atenção e dedicação. 
 
Aula 10 – Currículo e Inspiração 
Cenários e tendências da carreira – o profissional precisa estar ciente de que o cenário de previsibilidade da carreira tornou-se instável, fluído e mutável. 
Curriculum vitae pode ser traduzido como um “percurso da vida”. Normalmente usa-se currículo, em português. É um documento que sintetiza qualificações, competências e objetivos entre outros. Em alguns casos pode ser substituído ou complementado por um portfólio. Quanto 
mais específico e detalhado, maior a oportunidade de se ter um retrato fiel do candidato em relação a vaga ou função desejada. Por isso, o currículo deve ser verdadeiro e objetivo. 
O currículo deve conter: 
- Informações pessoais 
- Objetivos 
- Síntese das qualificações 
- Trajetória profissional 
- Trajetória acadêmica 
- Aprimoramento 
- Salário e disponibilidade 
Para entrar no mercado de trabalho é preciso de muito mais do que um currículo, é preciso saber se portar, se vestir, se apresentar, conhecer a empresa, enfim, é preciso ter postura profissional.

Outros materiais