Buscar

OMISSÃO - TIPOS E CONCEITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Conceito
Omissão é deixar de fazer ou dizer alguma coisa. 
Também pode ser entendido como deixar de lado, desprezar ou esquecer algo ou alguém.
*
Tipos de Omissão
*
Omissão de Socorro
A omissão de socorro é a falha ao socorrer.
A negligência também é uma omissão. No caso, se um médico deixar de atender um paciente, ou fizer um tratamento inadequado ao problema que o paciente apresenta, a atitude pode ser enquadrada como negligência médica, e não só é crime como também fere o juramento médico.
*
Omissão própria e Omissão imprópria
A omissão própria é como é chamado o tipo de crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro, em que não é preciso um resultado negativo da ação para que se constitua o delito. A omissão de socorro é um dos crimes omissivos próprios, pois mesmo que o quadro da vítima não piore, ou até mesmo melhore, só o fato de ter deixado de prestar socorro já é tido como crime.
A Omissão imprópria, ou também chamado de crimes comissivos por omissão, é quando a omissão é realizada de forma a impedir uma ação indesejável.
*
Omissões Legislativas
As omissões legislativas, também conhecidas por omissão inconstitucional, são quando o poder legislativo de um país se abstém ou tem demora para elaborar leis ou consolidar normas que garantam os direitos previstos pela constituição federal.
*
Omissão Contumaz
Omissão contumaz é um termo da Contabilidade e se refere à falta de declarações e demonstrativos contábeis à Receita Federal de forma repetida, por cinco ou mais períodos fiscais. Ou seja, a omissão contumaz é o ato de deixar de declarar as informações financeiras continuamente, e não só um erro ou esquecimento pontual.
*
Caso
	Uma mulher vê um furto. Vê uma criança maltrapilha e esfomeada pegar frutas e pães numa mercearia. Sabe que o dono da mercearia esta passando por muitas dificuldades e que o furto faria diferença para ele. Mas também vê a miséria e a fome da criança. Deve denunciá-la, julgando que com isso a criança não se tornará um adulto ladrão e o proprietário da mercearia não terá prejuízo de fato? Ou deverá silenciar, pois a criança corre risco de receber punição excessiva, ser levada pela polícia, ser jogada novamente às ruas e, agora, revoltada, passar do furto ao homicídio? Que fazer?
*
Discussão do grupo - Conclusão
	Ao considerar a situação proposta, deve-se levar em conta os princípios éticos que regem a sociedade. Por lei, o furto é considerado crime. O que deveria ser feito é a devida denúncia da criança carente, ao passo que, ao fazer isso, a busca pelo amparo desta também teria de ser visada, buscando proporcionar benevolência para ambos os lados, evitando assim, que a omissão seja realizada e trazendo à criança oportunidades de tentar corrigir e/ou amenizar suas mazelas sociais e psicológicas. Os setores penitenciários que lidam com este tipo de situação podem ser bastante flexíveis, usando psicologia e ética moral e legal na avaliação de cada caso, em sua individualidade. Assim, o dono da mercearia não se prejudicaria com o furto, a mulher não omitiria informações que poderiam ferir a ética constitucional e sua própria ética moral e a criança poderia, então, adquirir o apoio socioeducativo necessário para o entendimento de certos conceitos sociais e legais, afinal, trata-se justamente de uma criança, que não tem seu senso crítico acerca da ética completamente formado.
*
Referências:
1 https://www.significados.com.br/omissao/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais