Buscar

Matéria de Direito Comercial I 2º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETARIO
1) Introdução: O Direito Societário é o conteúdo do Direito Empresarial que analisa o exercício da empresa, da sociedade empresária. Assim, o Direito Societário preocupa-se com a pessoa jurídica que exerce a atividade empresarial.
2) Classificação.
2.1 - São espécies de sociedade empresariais: a) Sociedade Limitada; b) Sociedade Anônima; c) Sociedade em Comandita por Ações; d) Sociedade em Comandita Simples; e) Sociedade em Nome Coletivo; e f) Sociedade em Conta de Participação.
2.2 - Quanto a responsabilidade dos sócios as sociedades podem ser classificadas em:
a) Responsabilidade Limitada: Todos os sócios respondem de forma limitada pelas obrigações sociais. São dessa espécie a Sociedade Limitada e a Anônima;
b) Responsabilidade Ilimitada: Todos os sócios respondem ilimitadamente É desta categoria a Sociedade em Nome Coletivo;
c) Responsabilidade Mista (Híbrida): Parte dos sócios respondem limitada e outros ilimitadamente. São desta espécie as de Comandita Simples, cujo sócio comanditado responde ilimitadamente, enquanto o comanditário responde limitadamente; e a Sociedade por Ações, onde os sócios diretores respondem ilimitadamente e os demais acionistas respondem limitadamente.
2.3 - Quanto a constituição as sociedades empresárias são classificadas em:
a) Contratuais: São aquelas disciplinadas pelo Código Civil de 2002, cujo ato constitutivo e regulamentar é o Contrato Social. Exemplos: Sociedades em Nome Coletivo, Comandita Simples e Limitada;
b) Institucionais: São aquelas disciplinadas pela Lei nº 6404/76, cujo ato regulamentar é o Estatuto Social. Exemplos: Sociedade Anônima e em Comandita Simples.
2.4 - Quanto a alienação da participação societária, as sociedades classifica-se em:
a) Contratuais: São aquela em que a participação é estabelecida por cotas. Assim, é necessário a anuência dos demais sócios para a alienação de cotas. Ainda, deve se respeitar o direito de preferência;
b) Institucionais: São aquelas em que a participação é dividida em ações. Dessa forma, nas sociedades de capital respeita-se o Princípio da Livre Circulação da Participação Societária.
2.5 - É importante destacar que nas sociedades contratuais deve se respeitar o “affectio societatis” (Afinidade para ser sócio).
3) Sociedade irregular.
3.1 - Conceito: É aquela que não está registrada na Junta Comercial.
3.2 - A sociedade irregular não pode usufruir dos benefícios do Direito Empresárial. Por outro lado, os seus componentes respondem de forma solidária e ilimitada pelas obrigações contratadas.
4) Desconsideração da personalidade da pessoa jurídica.
4.1 – A desconsideração da personalidade da pessoa jurídica é a tese mais utilizada para fins de responsabilizar os sócios pelo pagamento das obrigações da sociedade. A desconsideração deve ser exceção e não regra geral para responsabilizar os sócios.
4.2 - Para ocorrer a desconsideração o magistrado deve observar o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório para verificar se ocorreu abuso ou uso indevido da pessoa jurídica. 
5) Titularidade: A sociedade empresária possui titularidade negocial, capacidade processual e autonomia patrimonial.
SOCIEDADE EM NOME COLETIVO
1) Conceito.
1.1 - Trata-se de sociedade empresária contratual disciplinada pelo Código Civil de 2002. A principal característica da Sociedade em Nome Coletivo é apresentar responsabilidade ilimitada para os sócios. Assim, o patrimônio particular dos sócios também responde pelas dívidas da sociedade.
1.2 - É importante que o Contrato Social apresente regras sobre a alienação e cessão de cotas e sobre sucessão hereditária.
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
1) Conceito:
1.1 - Trata-se de sociedade empresária contratual disciplinada pelo Código Civil de 2002. Essa sociedade apresenta duas espécies de sócios. Os sócios comanditados são aqueles que assumem responsabilidade ilimitada pelas obrigações da sociedade. Já os sócios comanditários são aqueles que assumem responsabilidade limitada pelas obrigações da sociedade.
1.2 - O Contrato Social definirá a composição do quadro societário. É importante que o Contrato Social apresente regras sobre cessão e sucessão de cotas, principalmente, dos sócios comanditados.
SOCIEDADE LIMITADA
1) Fontes:
1.1 - São fontes da Sociedade Limitada: a) O Contrato Social; b) Código Civil de 2002; e c) Lei nº 6.404/76.
2) Nome empresarial.
2.1 - A Sociedade Limitada adota nome empresarial da espécie firma e da espécie denominação. É obrigatório acrescentar no final do nome empresarial a palavra “Limitada” ou a expressão “LTDA”. A não observância desse requisito desencadeia responsabilidade ilimitada para os sócios.
3) Capital Social.
3.1 - O Capital Social é a soma dos recursos trazidos pelos sócios para o exercício da empresa. O capital social deve ser expresso em moeda corrente nacional.
3.2 - Pode ser composto de bens móveis, imóveis, créditos, direitos e dinheiro. Tratando-se de bens é necessária a respectiva avaliação.
3.3 - A Sociedade Limitada não admite a figura do sócio mão de obra, pois, todos os componentes devem contribuir para o Capital Social.
4) Responsabilidade.
4.1 - A responsabilidade dos sócios na Sociedade Limitada vai até o valor do Capital Social, proporcional as respectivas cotas. Contudo, os sócios são responsáveis de maneira solidária pelos valores subscritos e não integralizados. 
4.2 - Existem algumas hipóteses legais em que os sócios respondem pelo pagamento das obrigações da sociedade. As principais são as seguintes: a) Dívidas trabalhistas; b) Contribuições previdenciárias; c) Fraude, abuso e uso indevido da pessoa jurídica; e d) Confusão patrimonial.
4.3 - A desconsideração da personalidade da pessoa jurídica é a tese mais utilizada para fins de responsabilizar os sócios pelas obrigações da sociedade empresária.
5) Controle.
5.1 - O controle da Sociedade Limitada é exercido pelo sócio ou sócios que detém um maior número de quotas.
6) Administração.
6.1 - A administração da sociedade pode ser exercida pelos próprios sócios, por apenas um sócio ou por terceiro que não faz parte do quadro societário.
6.2 - O Contrato Social apresentará a forma de administração da sociedade.
6.3 - É importante que o Contrato Social ou a alteração contratual apresente os poderes outorgados ao administrador.
7) Assembleia.
7.1 – A assembleia ou a reunião são estabelecidas de forma ordinária no Contrato Social. Utiliza-se o termo assembleia para sociedades com mais de 10 (dez) sócios. Para sociedade com até 10 (dez) sócios utiliza-se o termo reunião.
8) Conselho Fiscal.
8.1 - É o órgão com a prerrogativa de fiscalização das atividades da sociedade. Trata-se de órgão facultativo.
9) Dissolução.
9.1 - Ocorre Dissolução Parcial nos seguintes casos: a) Vontade dos sócios; b) Morte do sócio; c) Retirada do sócio; e d) Exclusão do sócio.
9.2 - São hipóteses de Dissolução Total: a) Vontade dos sócios; b) Decurso do prazo de duração; c) Falência; d) Unipessoalidade; e e) Causas determinadas do Contrato Social.
9.3 - A responsabilidade dos sócios perante a sociedade é mantida por 2 (dois) anos após o registro na Junta Comercial da retirada, exclusão ou morte.
SOCIEDADE ANONIMA
1) Introdução.
1.1 - Trata-se de sociedade institucional disciplinada pela Lei nº 6.404/76. A Sociedade Anônima é o tipo societário com a participação dividida em ações. Utiliza nome empresarial da espécie denominação, sendo necessário acrescentar a expressão “S.A.” ou a palavra “Companhia (Cia)”. Os acionistas, em regra, respondem de maneira limitada até o valor da integralização das respectivas ações. Aplica-se o princípio da livre circulação da participação societária. Ainda, a S.A. pode ser de capital aberto ou fechado.
2) Constituição.
2.1 - Ocorre a constituição por subscrição particular quando todo o capital social estiver integralizado pelos acionistas fundadores.
2.2 - A constituição por subscrição pública ocorre quandohá a necessidade de investimentos externos. Assim, será necessário o estudo de viabilidade econômica junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para fins de aprovar ou não a emissão de ações para serem negociadas no mercado.
3) Ações.
3.1 - São classificadas da seguinte forma: a) Ordinárias ou Comuns; b) Preferências; c) De gozo ou fruição.
4) Valores Mobiliários.
4.1 - São títulos emitidos pela S.A. para angariar investimentos. Exemplos: debêntures, bônus de subscrição e partes beneficiárias.
5) Órgãos.
5.1 - São órgãos da S.A.: a) Assembleia Geral; b) Conselho de Administração; c) Diretoria; e d) Conselho de Fiscalização.
6) Dissolução.
6.1 - São hipóteses de dissolução: a) Manifestação de vontade; b) Falência e decisão administrativa de órgão competente; c) Decurso do prazo determinado; d) Na incorporação; e) Na cisão total (Venda em partes de uma empresa para outras empresas); e f) Na fusão (Dissolve-se as empresas fundidas, iniciando uma terceira) em relação as empresas fundidas.
SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES
1) Trata-se de sociedade de capital disciplina pela Lei nº 6.404/76. Aplica-se a Sociedade em Comandita por Ações todas as regras da Sociedade Anônima, com as exceções estabelecidas nos art. 280 a 284 da respectiva lei. 
2) As principais diferenças são as seguintes: a) A diretoria assume responsabilidade ilimitada; b) Utiliza nome empresarial de espécie firma ou denominação; c) A assembleia geral não possui a mesma autonomia; e d) Não possui conselho de administração.
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPACAO
1) Conceito.
1.1 - Trata-se de sociedade não personificada, disciplinada pelo Código Civil de 2002, que exerce seus negócios através do sócio ostensivo. O sócio ostensivo mantêm um contrato particular com o sócio oculto, também chamado de participante. Apenas o sócio ostensivo realiza os negócios e aparece perante os contratantes.
2) Características: a) É chamada de sociedade secreta; b) Não possui personalidade jurídica; c) Não possui registro na Junta Comercial; d) Não possui nome empresarial; e e) Pode ser registrada no Cartório de Títulos e Documentos.

Continue navegando