Buscar

DETERMINAÇÃO GRAVIMÉTRICA DE Ni2

Prévia do material em texto

PRÁTICA 8 – DETERMINAÇÃO GRAVIMÉTRICA DE Ni2
	Determinação da massa do cadinho
	m (g)
	Massa do cadinho
	28,6985
	Determinação da massa do precipitado
	m (g)
	1ª pesada: cadinho + precipitado
	28,8969
	2ª pesada: cadinho + precipitado
	28,8954
	3ª pesada: cadinho + precipitado
	28,8954
	4ª pesada: cadinho + precipitado
	28,8949
Massa do precipitado: __0,1964 g__
Cálculo do teor de Ni (%m/v)
�
297 g → 59 g
0,1964 g → x g
x = 0,03902 g
0,03902 g → 10 mL
 y → 100 mL
y = 3,902 g/L de Ni2+
ou 3,902%
�
COMENTÁRIO
	De inicio foi rinsada a pipeta para a eliminação de qualquer interferente que estivesse dentro da mesma, porém ao pipetar foi cometido um erro de não secar a pipeta por fora.
	A solução começou a ser aquecida e ao chegar a 68°C foi colocada a solução alcoólica de dimetilglioxima. Ocorreu outro erro, ao esperar a temperatura chegar no ponto esperado, o termômetro de vez em quando ficava fora do Becher no qual poderia haver perda do analito.
Em seguida foram colocadas as gotas do NH4OH, ocorrendo à formação de um precipitado vermelho. Ao se gotejar, a solução deveria estar em constante agitação, porém quando ia-se gotejar ocorria uma pequena pausa, no qual se obteve mais um erro.
Depois de formado o precipitado, começamos a aquecer a solução a 74°C. E aos 30 minutos foi retirada a solução do aquecimento em uma temperatura de 81 °C. A medida que foi se esquentando a solução o precipitado foi ficando maior e menos gelatinoso. Cabe ressaltar que a capela utilizada, estava na direção da porta e perto da janela. A capela estava sofrendo com correntes de ar frias, o que dificultou a solução esquentar.
Ao final, o cadinho foi pesado e o precipitado foi filtrado. Depois da filtração, foram observados resquícios de precipitado no Becher, no bastão e no termômetro. Para evitar este erro, deve-se pesar o cadinho e também um papel de filtro. Depois deve-se umedecer o papel e “limpar” as paredes do Becher, do termômetro e do bastão. Põe o papel com o precipitado pra secar, pesa-se o papel e desconta do valor final.
O cadinho foi levado a estufa por 24 horas para a primeira pesagem, por 48 horas para a segunda pesagem, por 168 horas (1semana) para a terceira pesagem e por 192 horas (1 semana e 1dia) para a quarta pesagem. As 3 primeiras pesagens foram feitas pelo técnico de laboratório, e a última pesagem foi feita por um representante do grupo.
UERJ – INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
	 Nota: _______

Continue navegando