Buscar

Análise Do Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XIII - ITABERABA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
DOCENTE: FELIPE WATARAI
DISCENTES: ADRIANA COELHO OLIVEIRA
ANDRÉA PASSOS SANTOS
GISELE PEREIRA DE EÇA
Análise Do Comportamento Organizacional
Ao estudarmos alguns textos sobre comportamento organizacional, podemos apresentar abaixo alguns relatos de uma empresa comercial, onde analisaremos e discutiremos alguns aspectos comportamentais.
Relato 1
O Mercado Alfa e Beta é uma empresa comercial, que foi criada no ano de 2010 para atender e satisfazer as necessidades da comunidade, além do diferencial no custo, que promoveu a concorrência na cidade. A organização tem aproximadamente 10 funcionários. Os funcionários em sua maioria têm percepções favoráveis uns dos outros, entretanto existam alguns com percepções negativas.
O ato de abrir essa empresa, “Mercado Alfa e Beta” implica em uma tomada de decisão, já que a comunidade não tinha suas necessidades atendidas, os preços dos outros comércios eram mais altos. Vemos que existia um problema, e a criação da empresa veio para tentar solucioná-lo. 
Robbins (2010, p. 167) diz, “A tomada de decisão ocorre em reação a um problema.”
Observa-se neste relato que os funcionários desta empresa têm percepções sociais diferentes, positivas e negativas uns aos outros. Segundo Rodrigues (1992, p.18), “Constantemente estamos procurando as intenções subjacentes aos comportamentos das pessoas com quem interagimos.”
Por ser uma empresa de poucos funcionários, é comum que todos conheçam a função do outro, e desta forma especulam as razões de suas atitudes e seus comportamentos. Por exemplo, se um funcionário destaca-se por vários meses como funcionário do mês, esse comportamento pode ser visto por alguns como uma forma de se aparecer e/ou por outros como uma forma de reconhecer que ele vem fazendo realmente um bom trabalho.
Rodrigues (1992, p 20), diz que “[...] tendemos a atribuir nossas ações e a dos outros a fatores internos (nossas próprias disposições e intenções) e a fatores externos (pressão social, características a situação, etc.).”
Os funcionários tendem a fazer atribuições de causa às ações dos outros e as suas próprias. Exemplo, se eu ou um funcionário com o qual me simpatizo chega atrasado ao trabalho atribuí-se ações externas, como o trânsito. Mas quando isso acontece com alguém não simpatizante, atribui-se ações internas, como dormir demais, ou seja, colocamos a culpa na pessoa, não aceitamos que pode ter sido uma situação enfrentada por ela.
Outro fator que pode explicar essas atribuições de causa é o viés da auto-conveniência, que diz que as pessoas tendem a atribuir seu sucesso a fatores internos, e seu fracasso a fatores externos (ROBBINS, 2010). Sendo de forma contraria quando acontece com outra pessoa.
Relato 2
Geralmente a tomada de decisões desse espaço é em conjunto, entre chefe e funcionários. A comunicação na empresa é direta e oral, tanto de chefe para funcionário, como de funcionário com funcionário, ou de funcionário para chefe.
Robbins (1992, p. 326) relata que, “A função final da comunicação é facilitar a tomada de decisões. Ela proporciona as informações que as pessoas precisam para tomar decisões ao transmitir para que se identifiquem e avalie alternativas.”
Por ser uma empresa de poucos funcionários não existem problemas quanto à comunicação. Quando um chefe quer fazer algum comunicado (transmitir uma mensagem), ou até mesmo pedir sugestões a partir das vivencias dos que trabalha diretamente com o cliente, basta acontecer uma pequena reunião, já que a mesma é feita de forma oral e tenha resposta imediatamente. Robbins (1992, p. 329) afirma que:
As vantagens da comunicação oral são a rapidez e o feedback. Podemos emitir uma mensagem verbal e receber uma resposta em um prazo curto. Se o receptor tiver dúvidas sobre a mensagem, o feedback permitirá que o emissor corrija seus termos.
Quanto à direção da comunicação, sabemos que “A comunicação pode fluir em sentido vertical e horizontal. A dimensão vertical, por sua vez, pode ser subdividida em ascendente e descendente.” (ROBBINS, 1992 p.327), no relato acima podemos notar que há três tipos de comunicação na empresa, a descendente, quando diz que a mensagem é transmitida de chefe para funcionário, onde na maioria das vezes é uma ordem, a ascendente, que é de funcionário para chefe, que pode ser uma sugestão, uma reclamação ou um feedback, e a lateral entre pessoas do mesmo nível, nesse caso funcionário com funcionário.
Relato 3
O Mercado implanta algumas regras para existir boa convivência e bom funcionamento da empresa, dentre elas destacam-se comprimento nos horários, manter o ambiente de trabalho sempre limpo, exercer a função que lhe foi dada e não a de outros, além de tratar bem e atender adequadamente o cliente. O que favorece o desenvolvimento da organização e a relação de trabalho é o cumprimento dessas regras, porém existam ocasiões em que algumas delas se descumprem, afetando o desempenho da empresa. Cabe então a gerência, observar os pontos fracos e punir os causadores. 
Para explicar isso Robbins (1992, p. 515) fala que:
As avaliações de desempenho devem analisar detalhadamente quanto suas decisões estão à altura do código de conduta da organização. Reveja tanto os fins como os meios. As pessoas cujo comportamento sempre foi ético devem ser recompensadas publicamente. Da mesma forma, aquelas que transgrediram o código devem ser punidos.
As regras se caracterizam como o código de conduta da empresa, e como toda empresa, esta deve ter uma meta a ser alcançada, se o comportamento dos funcionários foge do código de conduta, e atrapalha o desempenho da meta, estes funcionários devem ser punidos, ou de forma contraria, se o funcionário ajuda no alcance da meta este deve ser recompensado. Por exemplo, se a empresa tem uma meta de vender 50 mil reais durante um mês, e no decorrer desse mesmo mês os funcionários vêm chegando atrasado, atrapalha o desempenho da meta, se o ambiente estiver em péssimas condições de higiene, o cliente não irá comprar, ou até nem querer entrar no mercado, outro ponto que desfavorece o desempenho da meta, se os funcionários tratam mal ou não dão a devida atenção ao cliente, ele se sentirá rejeitado e irá procurar outro lugar pra comprar. Desta forma observa-se o quanto é importante o cumprimento do código de conduta da organização.
Relato 4
O Mercado Alfa e Beta é muito rigoroso na contratação de seus funcionários. O processo de contratação passar pela entrega de currículos, avaliação e escolha, a partir daí a seleção para entrevista, onde são feita varias perguntas, para saber se o funcionário se enquadra nos parâmetros da empresa.
Stephen Robbins (1992, p. 509), esclarece essa situação, “O objetivo explicito do processo de seleção é identificar e contratar indivíduos que tenham o conhecimento, as habilidades e as capacidades necessárias para o desempenho bem-sucedido das atividades da organização.”
O fato de o processo de seleção de funcionários ser rigoroso e exigente é uma característica que advém a cultura forte existente na empresa, uma vez que já existe uma cultura dominante, o funcionário que entrar deve se enquadrar no perfil da empresa, para que a empresa não perca tempo, tendo que contratar uma pessoa e logo após demiti-la por não se adequar-se a cultura da organização. 
É essencial para uma organização ter um conhecimento prévio sobre esses temas abordados acima, percepção, tomada de decisão, comunicação e cultura organizacional. Pois cada um destes tem suma importância no desenvolvimento da empresa.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes