Buscar

Lista de perguntas de imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE PERGUNTAS DE IMUNOLOGIA
A eosinofilia pode indicar uma reação alérgica e parasitose
Os eosinófilos são granulócitos, presentes no trato respiratório, digestivo e geniturinário, que contém enzimas que combatem os parasitos, alguns estudos demonstram a relação entre a eosinofilia e os altos índices de IgE nas parasitoses, indicando reações alérgica, como as reações urticariformes.
Conceito de Eritroblastose fetal?
Trata-se de uma doença caracterizada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto (Eritroblastose Fetal consiste na incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto, ou seja, mãe Rh- e feto Rh+.). Ocorre quando a mãe produz anticorpos contra o Rh do feto, durante a segunda gestação, os anticorpos podem transfundir-se através da placenta e provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, provocando anemia profunda e icterícia.
Quais são os componentes da resposta imune inata
A resposta imune inata é composta, por células NK, células como, macrófagos, neutrófilos e são coordenados por citocinas. Barreiras físicas e químicas, compostos por alguns tipos de caracteriza-se por ser rápida e que age da mesma forma nas infecções repetitivas.
Quais são as principais características da resposta imune
A resposta imune é caracterizada pelo trabalho em conjunto da imunidade inata e adquirida, na qual há a existência de células que participam da ativação dos linfócitos, células efetoras que eliminam o microrganismo, garantido uma resposta específica nas fases mais tardias da resposta imune, diversidade, memória, especialização, autolimitação e não reatividade ao próprio organismo.
Neutrófilo aumentado 
Indica infecção bacteriana.
Diferencie as células tronco pluripotentes, multipotentes e totipotentes nas linhagens mieloide e linfoide.
Célula pluripotentes como caso da HSC, pode produzir qualquer célula sanguínea. A célula linfoide multipotente (célula linfoide progenitora) que dá origem as células totipontentes que formam as células as células B, células T, células NK. Já na linhagem mieloide, a célula mieloide comum (multipotente) dá origens a diversas células progenitoras totipotentes, capazes de produzir, hemácias, megacariócitos, basófilos, eosinófilos, neutrófilos e macrófagos. A maior parte das células dendríticas originam-se da linhagem mieloide comum.
Como ocorre a resposta funcional dos fagócitos
Os fagócitos mononucleares participam das fases de reconhecimento e ativação do sistema imune adquirido, sendo que na imunidade inata, este tipo célula fagocita e produz citocinas, e além de desenvolver sinais que ativem os linfócitos T.
Cite 5 tipos de macrófagos residentes
São as células de Langerhans na pele, Kupffer no fígado, micróglia no SNC, osteoclastos no tecido ósseo, e histiócitos.
Qual é a função dos macrófagos 
Os macrófagos são células que iram fagocitar os microrganismos, produzir citocinas, e opsonizar os microrganismos participando de uma relação entre a resposta imune inata e adquirida.
Qual é o passo a passo da reação alérgica
As repostas alérgicas são desencadeadas pelos mastócitos e basófilos (algumas vezes eosinófilos), sendo que os antígenos alérgicos se combinam com anticorpos específicos IgE, provocando a rápida liberação de substâncias vasoativas como a histamina, que promove a vasodilatação, ocasionando uma queda de pressão arterial e produção de citocinas pró-inflamatórias.
O qual é o conceito de choque anafilático
É uma reação de hipersensibilidade, que são desencadeados por mastócitos e basófilos sendo mediada pelo anticorpo IgE com recrutamento de células inflamatórias, na qual há redução drástica da pressão arterial, devido a uma vasodilatação intensa e broncoconstrição, eritema e edema.
O quais são as funções dos APC’s e dê exemplos destes?
São células apresentadoras de antígeno, na qual, leva o antígeno para célula que efetuará a resposta efetora, através da estimulação e produção de linfócitos sendo que os principais tipos, são células dendríticas, e também os fagócitos mononucleares.
O que são células dendríticas circulantes e foliculares e plasmocitoides?
As células dendríticas circulantes (derivados da medula óssea) apresentam antígenos para as células T, as células dendríticas foliculares (que não são derivados da medula óssea) apresentam a antígenos para as células B, e as células dendríticas plasmocitoides, participam da resposta imune viral.
Quais são os órgãos linfoides centrais e periféricos e suas respectivas funções?
Os órgãos linfoides centrais são a medula óssea e o timo, e os periféricos são linfonodos, baço e tonsilas. Os órgãos linfoides centrais eles produzem e amadurecem as células linfoides, enquanto os periféricos armazenam as mesmas, enquanto aguardam sua ativação.
Quais são as células linfoides e mieloide no sistema inato e são funções
As principais funções são defesa inicial contra patógenos, eliminação de células estressas ou danificadas, sendo representadas pelas células NK, mieloides neutrófilos e macrófagos, células dendríticas que fagocitam sendo que as duas últimas são APC’s
Quais são os tipos celulares encontrados no córtex e na medula do timo?
No córtex tímico encontra-se as os linfócitos T imaturos, células reticulares e macrófagos, enquanto na medula localizam-se também as células reticulares e as células T maduras que serão liberadas para a corrente sanguínea.
O que são áreas timodependentes?
São regiões que são ricas em linfócitos T, como as bainhas periarteriolares polpa branca do baço, MALT, e linfonodos na região paracortical, dos linfonodos.
O que é a síndrome de Di George?
É uma doença genética causada pela deleção de um pedaço do cromossomo 22, que possui como característica imunológica a deficiência de linfócitos T, outras características são fenda palatina, boca pequena, atraso mental e alterações cardíacas.
Onde desemboca o sistema linfático?
Na veia cava superior no lado direito e no ducto torácico no lado esquerdo.
Quais os componentes do sistema linfático
São compostos, por linfonodos, gânglios linfáticos, e os ductos, como o torácico.
Qual é a função da linfa?
A linfa é um fluido que tem como função manter a homeostasia corporal, através dos líquidos provindos dos tecidos, e de repostas imunológicas, pois transporta microrganismos para órgãos linfoides secundários onde inicia-se a resposta imune adaptativa para antígenos transportados.
Sequência dos ramos de vasos que suprem e drenam o baço?
Artéria esplênica, artéria trabeculares, artéria central, arteríola peniciladas, vênulas trabeculares, veia esplênica.
Diferença de polpa branca e polpa vermelha do baço?
A polpa branca do baço é composta pelas bainhas perioarteriolares, que produzem linfócitos, pois contém centros germinativos (tecidos linfoides). Já a polpa vermelha do baço possuem diversos tipos celulares como macrófagos, células dendríticas, plasmócitos e linfócitos esparsos e atuam como importante filtro do sangue.
O que é a síndrome fulminante pós-esplenectonia
Ocorre quando o indivíduo teve seu baço retirado, o que torna este susceptível a infecções por bactérias encapsuladas como os meningococos e pneumococos, pois a função de eliminação (opsonização e depuração) era realizada pelo baço e sem este há um déficit funcional. 
O que são MALT’S
São tecidos linfoides associados a mucosas que estão presentes nos tratos gastrintestinal e respiratório, que são colonizados por linfócito e células acessórias e tem como finalidade responder aos antígenos ingeridos ou inalados.
Onde se localizam os linfócitos B e T nos linfonodos
Os linfócitos B nos linfonodos localizam-se no córtex, nos centros germinativos, enquanto os linfócitos T localizam-se na região paracortical.
O que são leucócitos
São células pertencentes a linhagem branca do sangue, que tem funções relacionadas ao sistema imune do indivíduo.
O que faz o leucócito sair da circulação sanguínea e agir nos sistemas de defesa?
Esses padrões são mediados pela expressão de moléculas de adesão nos linfócitos e nas células endoteliais, disparados porestímulos de citocinas como TNF e IL-1, de mediadores da inflamação como histamina que aumenta a permeabilidade das vênulas pós-capilares, e de através de moléculas de adesão, como a selectinas expressa no endotélio que faz uma adesão fraca e quimiocinas que são tipos de citocinas quimiotáticas que atuam nos centros de inflamação, além mediar a interação com as integrinas que fazem uma relação maior forte adesão, sendo que depois ocorre o processo de transmigração, que mediado pela integrina.
Como ocorre o processo de inflamação?
Ocorre através de mediadores derivados de células residentes nos tecidos como, macrófagos, células endoteliais, mastócitos, em resposta à inflamação de DAMPS e PAMPS, sendo que as principais citocinas pró-inflamatórias são os TNF, IL-1 e IL-6, sendo que o principal tipo celular presente na inflamação é o neutrófilo, com crescente aumento de macrófagos, que podem eventualmente se tornarem a população dominante, somado a isso existe, a entrada de proteínas como os anticorpos e as proteínas do sistema complemento, e toda a essas entradas, ocorre devido a alterações do tecido endotelial que incluem vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular às proteínas. Ao final ocorre processo de reparação.
O que é diapedese, quais são as funções do endotélio e qual é a definição de trombina
Diapedese é o processo de migração das células sanguíneas através dos vasos. O endotélio possui diversas funções seja mecanismo de vasoconstricção ou vasodilatação, bem como a presença de muitos receptores sendo possível receber estímulos químicos, substâncias moduladoras além de produzir hormônios. A trombina é uma proteína que participa do processo de coagulação.
O que são corpos de Weibel – Palade?
São grânulos secretórios das células endoteliais, que contém selectinas – P.
Quais são os tipos de selectinas e onde são encontrados?
Selectinas P – encontrado nas plaquetas, selectinas E – endotélio, selectinas L – leucócitos 
Quais são os tipos de integrina expressas nos leucócitos?
São as integrinas LFA 1 (Alfa 1 beta 2) e VLA (Alfa 4 beta 1)
Quais são os subtipos de quimiocinas e o que recrutam?
São as quimiocinas CC – monócitos e CXC – recrutamento de neutrófilos.
Faça o paralelo entra a imunidade inata e adaptativa
A imunidade inata é a primeira barreira de defesa do organismo, é capaz de responder de maneira rápida e inespecífica, sendo composta por barreiras físicas e químicas e contendo células como macrófagos, neutrófilos e células NK, atuando da mesma maneira inclusive em infecções repetitivas. A presença de células apresentadoras de antígenos, que levam estes últimos para os órgãos linfoides secundários, na qual haverá uma resposta especifica, através dos linfócitos, que são divididos em linfócitos B, que produzem anticorpos e marcam os antígenos para serem fagocitado, sendo o importante braço da resposta humoral, e os linfócitos T que mediam a imunidade entre as células, que culmina na eliminação destas células contaminadas por microrganismo, outro importante ponto da resposta adaptativa, é a memória, que sendo que em caso de reinfecção, a produção de anticorpos bem como a resposta imune, será mais eficiente.
O que são PAMPS?
São padrões moleculares associados aos patógenos, alguns PAMPS, RNA fita dupla vírus, LPS bactérias gram-negativa, ácido lipoteicoico bactérias gram-positivas, glucanas presentes em fungos, flagelina presente em bactérias móveis 
O que são DAMPS?
São padrões moleculares associados ao dano e são liberados quando existe danos celulares provocados por infecções, toxinas químicas, queimaduras, traumas ou redução do aporte sanguíneo.
Quais são as moléculas que reconhecem os sinais de DAMPS e PAMPS, além de sua localização?
São receptores NOD, RIG E CDS. Os NOD encontrados no citoplasma, reconhecem a mureína presente na parede celular das bactérias, RIG também encontrado no citoplasma reconhece o RNA viral, ou CDS também presente no citoplasma. Reconhece o DNA viral e bacteriano, e TOLL presente na membrana plasmática e no fagossomo, reconhece o LPS, mureína e DNA.
Cite a localização e os tipos de receptores TOLL?
Na membrana plasmática: TRL 1, 2 e 4 – LPS, e o TRL 2 peptideoglicano, TRL 5 – flagelina; TRL 6 – LPS.
No fagossomo – TRL 3, 7 e 8, RNA viral e TRL 9 – DNA.
Quais são as principais citocinas inflamatórias, quem as produz e suas funções principais?
São: o fator de necrose tumoral TNF – que media as repostas inflamatórias agudas a bactérias e microrganismos infeciosos e são produzidos pelos macrófagos e células dendríticas, principalmente. Sua produção é estimulada por PAMP, DAMP, através dos macrófagos.
IL-1 com funções similares ao TNF, são produzidas pelos macrófagos, células epiteliais, células endoteliais e neutrófilos.
O TNF e IL-1 induzem as células endoteliais das vênulas pós-capilares expressar tanto a E-selectina quanto a aumentar a expressão de ICAM-1 e VCAM-1 ligantes das integrinas nos leucócitos.
O TNF e a IL-1 também estimulam a secreção de quimiocinas, com CXCL1 e CCL2, por diversas células, que se ligam a receptores de neutrófilos e monócitos, respectivamente, aumentam a afinidade das integrinas leucocitárias, estimulando assim o movimento direcionado de leucócitos
IL-6 – atua na síntese hepática de diversos mediadores inflamatórios, a estimulação de neutrófilos na medula óssea, e diferenciação de linfócitos T auxiliares produtora de IL-17. A IL-6 é produzida por fagócitos mononucleares, fibroblastos, células endoteliais em repostas a PAMP, TNF, IL-1.
Cite quais são os tipos de linfócito T e suas respectivas funções?
Linfócito T auxiliar – ativação dos macrófagos, inflamação e ativação e proliferação de linfócitos T e B.
Linfócitos T citotóxicos – destrói a célula infectada;
Linfócito T supressor – supressão da resposta imunológica.
Células NK – que induzem a célula infectada a morte por apoptose.
Descreva o mecanismo envolvido na ativação das vias clássica, alternativas e das lectinas.
Via clássica – ligação de antígenos a anticorpos, ligação de C1 a anticorpos, depois ligação de C4 ao C1q associado a Ig, clivagem de C4 pela enzima C1r2s2 adesão covalente de C4b à superfície antigênica dos anticorpos, ligação de C2 a C4 para formar o complexo C4b2a (C3-Convertase). Clivagem de C3 pela C3-convertase, ligação de C3b à superfície antigênica ao complexo C4b2a, formação de (C5 convertase) clivagem de C5. Via comum.
Via alternativa – Clivagem espontânea de C3, hidrólise e inativação de C3 na fase líquida, C3b liga-se covalentemente às superfícies de microbianas, liga-se ao fator B, clivagem do fator B pelo fator D, estabilização pela properdina, clivagem de moléculas adicionais de C3 pela C3 convertase associada à célula. C3 liga-se covalentemente à superfície celular a C3bBb para formar a C5 convertase, C3bBb3b (C5 convertase) clivagem de C5: início das etapas finais da ativação do complemento.
Via das lectinas – é desencadeada pela lectina ligadora de manose (MBL) que reconhece os resíduos terminais de manose presente em glicoproteínas e glicolípidios microbianos, assim como o receptor de manose pelas membranas microbianas. Depois a MBL ao MASP 1 e MASP 2 com funções semelhantes ao C1r e C1s, e depois as cascatas proteolíticas são semelhantes ao da via clássica.
Via comum - O C5a, além de ser quimiotático, induz alterações de vasos sanguíneos levando ao extravasamento de proteínas plasmáticas e fluidos nos sítios de infecção. O C5b inicia a formação de um complexo proteico do sistema complemento formado de C6, C7, C8, associado a vários C9, que são montados em uma estrutura denominada complexo de ataque à membrana (MAC), que provoca a lise das células em que o complemento é ativado.
O que são Pentraxinas e cite alguns tipos?
Atuam na imunidade inata e reconhecem alguns agentes microbianos, os tipos são SAP e CRP (amiloide P sérico e proteína C reativa que reconhece bactérias e fungos) e PTX3 fungos e bactérias.
O que são ficolinas e quais são suas funções?
São proteínas plasmáticas que se ligam as bactériasopsonizando-as. As ficolinas I, II e III reconhecem a manose encontra nas células bacterianas.
Quais são as enzimas proteolíticas presentes na resposta inflamatória?
Captesina G e elastase
Quais os fármacos que anulam o fator de necrose tumoral?
Metotrexato e corticoides (imunossupressores).
Quais as consequências sistêmicas e patológicas da inflamação
O TNF, IL-1 e IL-6 agem no hipotálamos sendo pirógenos, induzindo o aumento da temperatura corpórea induzem a expressão de pentraxinas que atuam nos mecanismos de defesa e fibrinogênio que atua na reparação, além disso em grandes quantidade o fator de necrose tumoral, leva a uma queda da pressão arterial ou choque, desenvolvimento de trombose vascular e caquexia ou consequência que pode aparecer é o choque séptico que ocorre quando as bactérias adentram a circulação sanguínea e liberam LPS ou ácido lipoteicoico, que leva a grandes liberações de TNF, IL-1 e IF-gama que leva um colapso vascular e alterações metabólicas.

Continue navegando