Buscar

PENS LING 2015 1 AULA 1 LINGUA, LINGUAGEM E FALA.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O que é língua?
Língua ou idioma refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, munido de regras próprias, ou seja sua gramática. 
É todo código verbal estruturado, com regras específicas de funcionamento (língua portuguesa, inglesa, etc)
*
"a língua são os primeiros traços de identificação da humanidade no homem. Ao se perceber como habitante da linguagem, o homem rompe com o estado inicial da natureza, a qual estão inseridos os animais e os próprios homens ao nascerem, e ingressa no estado de cultura resultante da organização social e do partilhamento da vida em comum".
*
FUNÇÕES DA LINGUA
COMUNICAÇÃO,
GENERALIZAÇÃO,
ASSOCIAÇÃO,
ABSTRAÇÃO,
INFERÊNCIA,
DEDUÇÃO.
Os humanos nascem com a capacidade de desenvolver a lÍngua, mas esta só é possível na INTERAÇÃO.
*
FUNÇÕES DA LINGUA
COMUNICAÇÃO: Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". 
GENERALIZAÇÃO: Ação de generalizar; resultado dessa ação. / Operação do espírito que consiste em comparar as qualidades comuns a uma classe de indivíduos, desprezando as suas diferenças e reunindo essas qualidades comuns numa só ideia, que as fixa e define.
ASSOCIAÇÃO: Ação ou efeito de associar. / Entidade que congrega pessoas que têm interesses comuns: associação profissional, esportiva. / Ação de aproximar, de ajuntar: associação de cores. // Associação de ideias, fato psicológico que consiste em uma imagem ou ideia evocar outra.
ABSTRAÇÃO: Abstração é a ação ou efeito de abstrair, ou seja, de isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente. 
INFERÊNCIA: Operação intelectual pela qual se passa de uma verdade a outra, julgada tal em razão de seu liame com a primeira. (a dedução é uma inferência).
DEDUÇÃO: Ação de deduzir. / Subtração, diminuição. / Consequência tirada de um raciocínio; conclusão. É o ato de chegar a uma conclusão, sobre determinados fatos ou princípios. É formular uma hipótese através de seguidos raciocínios. 
*
Estrutura da língua:
Fonemas – sons básicos
Morfema – a menor unidade da língua que contém um significado.
Gramática – sistema de regras (semântica e sintaxe)
Semântica: é o conjunto de regras para extrair significado de morfemas, palavras e frases.
Sintaxe: regras que usamos para ordenar palavras em frases.
*
FALA:
É a expressão da língua. 
OBS:
O veículo primordial do pensamento é a língua, possibilita a complexidade que é a comunicação humana.
*
AQUISIÇÃO DA LINGUA:
BALBUCIO – 4 meses
12 meses – uma só palavra
Antes dos 2 anos – duas palavras (fala telegráfica com substantivos e verbos.
Ex: sopa mamãe, não sapato, mamãe embora.
+ 24 – desenvolvimento para frases complexas.
Lingua.
*
O que é Linguagem?
 Linguagem é função cerebral que permite a qualquer ser humano adquirir e utilizar uma língua, diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação. É todo e qualquer sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., 
*
Linguagem
Todo veículo que comunique algo a alguém (símbolos, signos, sinais, ícones)
*
Elementos Constitutivos
Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem.
*
Os centros cerebrais da linguagem
No hemisfério esquerdo, comportam estruturas que processam as palavras e as frases, assim como estruturas que asseguram a mediação entre os elementos léxicos e a gramática. As estruturas neuronais que representam os conceitos são repartidas entre os hemisférios direito e esquerdo, em numerosas regiões sensoriais e motoras. A zona das palavras pensadas corresponde às áreas de Broca e de Wernicke.
*
Léxico Mental
Léxico Mental: é um estoque mental de informações sobre as palavras que inclui informações, é uma parte do seu cérebro que armazena palavras isoladas, expressões prontas, frases fixas e semi-fixas, que usamos com maior freqüência em nossa língua. 
*
Léxico: conjunto de palavras de uma língua. Cada elemento do léxico indica os morfemas (unidades lingüísticas mínimas que tem um sentido) e a sintaxe da palavra correspondente, mas não fornece seu sentido.
Gramática (ou sintaxe): arranjo de palavras em frases segundo uma ordem que obedece a regras precisas.
*
A área de Broca e área de Wernicke
*
Área de Broca 
 Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pelo processamento da linguagem, produção da fala e compreensão. Lesões no lobo frontal do hemisfério esquerdo comprometem a articulação da linguagem.
*
Wernicke
 Área de Wernicke é uma região do cérebro humano responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações. Graves danos nesta área podem fazer com que uma pessoa que escuta perfeitamente e reconhece bem as palavras, seja incapaz de agrupar estas palavras para formar um pensamento coerente.
*
*
Noam Chomsky (introdução)
A suposição básica da visão inatista reside na afirmação de que ao nascer, a criança humana seria dotada de um conjunto circunscrito de regras finitas – denominada por Chomsky gramática gerativa – que forneceria as instruções necessárias para a posterior instalação e para futuras atualizações da nossa capacidade lingüística.
*
Tal núcleo básico de regras, a gramática gerativa, é entendido como sendo um conjunto de regras que, operando sobre um vocabulário finito de elementos, gera um conjunto (finito ou infinito) de sintagmas (cada um composto de um grupo finito de unidades).
*
 Longe de ser adquirida pela experiência ou por meio da socialização esta gramática seria inata e universal, fruto da história evolutiva da espécie humana e intrínseca a sua natureza.
*
 Crítica ao Inatismo
Skinner acreditava que a capacidade lingüística é uma habilidade oriunda não de um predispositivo genético, mas sim das circunstâncias presentes no meio em que o sujeito em questão se encontra. Tais circunstâncias ambientais que abrangem aspectos físicos, sociais e culturais, fazem dessa aquisição um processo caracteristicamente social.
*
*
Dança das abelhas
Observou que as abelhas comunicam ao resto da colméia a localização de um foco de alimento mediante dois tipos de movimentos rítmicos: a dança circular, para indicar que a comida se encontra num raio de menos de 75m, e a agitação violenta do abdome, que assinala distâncias maiores. 
*
Os recém nascidos falam com o corpo
Não nascemos como seres falantes. Mas nascemos com a capacidade para comunicar as nossas necessidades aos outros - principalmente aos nossos pais.
	O bebê sorri, ri e chora, cerra os punhos ou gesticula com os braços e com as pernas. A criança desenvolve com extrema rapidez a sua linguagem corporal, imitando as pessoas que a rodeiam. As impressões são armazenadas no cérebro fazendo parte das experiências e do consciente em que baseamos as nossas relações com os outros o resto da vida. Com o passar do tempo, a linguagem corporal é completada com a linguagem falada.
*
Modelo Neurolingüístico
"O modelo neurolingüístico de Wernicke considerava que a área de Broca conteria os programas motores de fala, ou seja, as memórias do movimentos necessários para expressar os fonemas, compô-los em palavras e estas em frases. A área de Wernicke, por outro lado, conteria as memórias dos sons que compõem as palavras, possibilitando a compreensão." (LENT, 2002, p. 637) 
*
Lesões cerebrais
 “Afasia é a dificuldade temporária ou permanente de satisfazer as necessidades comunicativas de uma pessoa, através de um discurso normal“
	 São classificadas em : afasia de expressão, de compreensão
e de condução, de acordo com os sintomas do paciente e com a região cerebral atingida.
*
A afasia de Broca é também chamada de afasia motora ou não-fluente, já que as pessoas têm dificuldade em falar mesmo que possam entender a linguagem ouvida ou lida. 
Fala telegráfica.
*
*
 
 A linguagem nos auxilia a estruturar o mundo em conceitos e a reduzir a complexidade das estruturas abstratas
*
A linguagem corporal 
	A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem. 
*
Na verdade, devemos tomar muito cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente. 
*
Percepção & Cultura
O que está acima da mulher?
*
Cultura e o efeito do contexto
Em um estudo realizado por Gregory & Gombrich (1973), observou-se que todas as pessoas do Leste Africano pensaram que era uma lata e que a família estava sentada debaixo de uma árvore. Pessoas do mundo ocidental perceberam que se tratava também de uma família mas sentada dentro de uma casa, com a mulher sentada embaixo de uma janela. 
*
Linguagem & Aprendizagem
O aprendizado é necessariamente mediado pela linguagem; portanto, sempre ocorre em situações de interação. O aprendizado de cada um começa muito antes de sua experiência escolar; sempre levaremos em consideração uma história prévia individual; 
*
Organização Racional
A linguagem é uma organização racional na medida em que possui um conjunto de regras, isto é, com uma determinada sintaxe. São estas regras que, em resultado de um longo esforço de racionalização, estabelecem as formas de combinar significativamente os símbolos.
*
Linguagem & Motivação
Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Portanto, motivação é o processo responsável pela intensidade, direção ,e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. E a Linguagem é como os homens se comunicam e interagem. 
*
É preciso pensar a linguagem humana como lugar de interação, de constituição das identidades, de representação de papéis, de negociação de sentidos, por palavras, é preciso encarar a linguagem não apenas como representação do mundo e do pensamento ou como instrumento de comunicação, mas sim, acima de tudo, como forma de interação social. 
*
Não é possível compreender o homem sem a linguagem, ou compreender a linguagem sem o homem. Eles são inseparáveis, pois a linguagem evoluiu e evolui com o homem; e a humanidade evoluiu e evolui com a linguagem. 
*
Bibliografia
Frisch, K. von .1953. The dancing bees. Mathuen & Co. Ltda. London. 183p. 
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.
RIGO, Rosangela. Motivação e Linguagem, publicado 4/12/2008 em http://www.webartigos.com.
Revista: Percepção – Texto: O cérebro e a linguagem. (Antonio Damásio e Hanna Damásio)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais