Buscar

HISTORIA 2017 1 BECCARIA pronto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ - CAMPUS RESENDE 2017 1 
HISTÓRIA DO DIREIRO BRASILEIRO
		PROFª BERENICE ROSA DA SILVA RIBEIRO
QUESTÕES SOBRE CESARE BECCARIA – LIVRO “DOS DELITOS E AS PENAS”
A)APRESENTE A BIOGRAFIA DE CESARE BECCARIA 
Cesare Beccaria
Cesare Bonesana, marquês de Beccaria, foi jurista e economista, nasceu em Milão, Itália, no dia 15 de março de 1738. De família nobre, foi educado no colégio dos Jesuítas em Paris. Em 1758, formou-se em Direito pela Universidade de Pavia. Dedicou-se ao estudo da Literatura, da Matemática e da Filosofia.
Cesare Beccaria foi um dos fundadores da Sociedade Literária formada em Milão, onde propagou os novos princípios da filosofia francesa. Entre 1764 e 1765 trabalhou na redação do jornal II Cafè, na Itália, para divulgar essas novas ideias. Foi catedrático de Economia na Escola Palatinas de Milão. Em 1771 foi nomeado conselheiro do Conselho Econômico de Milão.
Em 1764 escreveu o livro "Dos Delitos e das Penas", onde influenciado pelas ideias dos filósofos Montesquieu, Diderot, Rousseau e Buffon, se colocava contra a tradição jurídica e invocava a razão e o sentimento. Atacava a violência e a arbitrariedade da justiça, posicionava-se contra a pena de morte, defendendo a proporcionalidade entre a prisão e o crime. Em 1791 integrou a equipe que elaborou uma reforma no sistema penal.
Sua obra inspirou reformas jurídicas, entre elas, a abolição da tortura e da pena capital em diversos países. Foi consagrado por suas ideias, tendo a aprovação de grandes nomes como Voltaire e Hume. Sua obra é usada até hoje para uma compreensão da história do Direito.
Cesare Beccaria faleceu em Milão, no dia 24 de novembro de 1794.
B)RESPONDA OS QUESTIONAMENTOS A SEGUIR:
1-COMO BECCARIA EXPLICA A ORIGEM DAS PENAS, DELIMITANDO O DIREITO DE PUNIR?
2-QUAL A FINALIDADE DA PENA NA VISÃO DE BECCARIA?
3-COMO É EXPRESSO O PRINCÍPIO DA IGUALDADE?
4-COMO RESSALTA A QUALIDADE DAS PROVAS?
5-NO QUE DIZ RESPEITO À PROVA, DESENVOLVA A EXPRESSÃO: “O ACUSADO PODERÁ PERMANECER CALADO, POIS É GARANTIDO EM LEI...”
6-QUAL O POSICIONAMENTO DE BACCARIA SOBRE A PENA DE MORTE?
6.1- QUAL A FINALIDADE DA PENA?
7-NA VISÃO DE BECCARIA –COMO SE DÁ A PREVENÇÃO DO CRIME?
8-O QUE É O ÓCIO POLITICO PARABECCARIA?
9-COMO TRATAVA BECCARIA,A PROTEÇÃO FAMILIAR?
10-NO QE DIZ RESPEITO A DOSIMETRIA DA PENAL NO ENTENDER DE BECCARIA?
11-DISCORRA SOBRE O EQUILÍBRIO ENTRE O MAL CAUSADO E O BEM JURIDICAMENTE TUTELADO?
12-COMO É VISTA A PENA CAPITAL POR BECCARIA? ESSSA MESMA PANA É APLICADA NO BRASIL? JUSTIFIQUE COM O TEXTO CONSTITUCIONAL DE 1988.
13-BECCARIA CONTINUA INFLUENCIANDO O ORDENAMENTO JURÍDICO PÁTRIO CONSUBSTABCIADO NOPRINCIPIO DA ANTERIORIDADE DA LEI?EXPLIQUE !
14- QUAL A VISÃO DE BECCARIA SOBRE O DIREITO PENAL?
Respostas 
O direito de punir está no coração do homem, quando este sacrifica a sua liberdade para ter segurança.
A partir da obra de Beccaria, titulada "Dos delitos e das penas", as penas desumanas e degradantes do primitivo sistema punitivo, cederam seu espaço para outras, com senso mais humanitário, cuja finalidade é a recuperação do delinqüente..
3-A igualdade é um princípio orientador, um valor, uma virtude, e é também associada ao termo Justiça e ao Estado Social. As sim, historicamente considerada, é um princípio jurídico-filosófico, desencadeado pelas revoluções mundiais . Dessa forma, vem expresso na Constituição Federal de 1988, no seu art. 5º, sendo históricas também as discrepâncias entre igualdade na lei e igualdade perante a lei. Por um lado, o ser humano é por natureza desigual e as leis acabam por criar discriminações, a exemplo dos gêneros (sexos). Por outro lado, o que se busca é uma igualdade de tratamento, que já está constitucionalmente assegurada, bastando efetivá-la.
4- Demonstrando que e uma prova que tem consistência e grande valor.
5-O direito de não produzir prova contra si mesmo está consagrado pela constituição, assim como pela legislação internacional, como um direito mínimo do acusado, sendo de fundamental importância seu cumprimento, pois este é um direito fundamental do cidadão.
6-Beccaria repudiava a pena de morte por entender ser uma forma primitiva de punição.
6.1-A finalidade das penas não é atormentar e afligir um ser sensível ,O seu fim, é apenas impedir que o réu cause novos danos aos seus concidadãos e dissuadir os outros de fazer o mesmo.
7- Para Beccaria é a certeza da pena da punição que faz com o cidadão se desvincule do caminho do crime, pois, se a este for possibilitado a esperança da impunidade, certamente a pena não será mais um limitador para que este pratique um delito.
8-  Beccaria condena o ócio político, que classifica como aquele em que o indivíduo não colabora minimamente com o desenvolvimento da coletividade e crescimento da sociedade.
9-Para beccaria a sociedade deveria ser composta por homens livres, submetidos ao seio familiar por laços afetivos ou por apreço a companhia de seus familiares .
10- Sobre a dosimetria das penas, Beccaria faz novamente brilhante análise. Discorre, em breves linhas, que a pena deve ser justa: nem tão branda a ponto de estimular a prática criminosa, tampouco demasiado severa, o que retiraria do já condenado o temor pela aplicação de novas sanções, dando-lhe esperança de que cessará a pena que lhe aflige, de modo a garantir-lhe o retorno ao meio social.
11- O aguçado senso de Beccaria no que diz respeito ao equilíbrio entre o mal causado e o bem juridicamente tutelado na dosimetria da pena serviu como influência para a sistemática evolução das legislações penais na contemporaneidade.
12-

Continue navegando