Buscar

Saúde da Mulher 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
Todas estão corretas.
Nenhuma das anteriores está correta.
Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
A paciente M.A.S. de 50 anos procurou o consultório fisioterapêutico para uma avaliação uroginecológica. Leia as afirmações abaixo e marque apenas a resposta verdadeira.
O exame da sensibilidade indica se há algum comprometimento do nervo pudendo, o qual inerva S2 a S4 e é responsável pela contração da musculatura do assoalho pélvico.
Pode-se testar a capacidade de contrair a musculatura do assoalho pélvico com o equipamento de biofeedback, o qual pode ser de pressão, por eletromiografia ou por resistência.
O diário miccional deve ser indicado para que a paciente preencha em casa e entregue posteriormente ao fisioterapeuta, pois através dele o profissional poderá avaliar os hábitos de levantamento de peso, de ingestão de calorias e planejar melhor a terapia.
M.A.S. queixa-se de perda urinária quando salta e pratica atividade física. Pode-se dizer que a mesma tem incontinência urinária de urgência
A musculatura que o fisioterapeuta deverá testar manualmente é o esfíncter uretral externo, pois o mesmo é um músculo estriado, ou seja, voluntário podendo ser mensurada sua força através da escala de Oxford
Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
São hormônios característicos da gravidez: progesterona, FSH e HCG.
O hormônio progesterona é uma glicoproteína do qual o corpo lúteo depende totalmente.
A relaxina é um hormônio encontrado apenas em gestantes pois é produzido pelo corpo lúteo.
A progesterona é um hormônio pouco importante na implantação da gravidez.
O LH (hormônio lactófaro) não possui atuação durante a gravidez.
Os métodos contraceptivos atualmente são considerados de grande importância, pois vão além da idéia de prevenir uma gravidez. Estes também têm sido fundamentais na prevenção de inúmeras doenças sexualmente transmissíveis. Dentre os diversos métodos, pode-se destacar como método comportamental:
Método Condom masculino, Método Condom feminino e Método Diafragma
Método Esponjas, Método Espermicidas e Método Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
Método Rítmico ou Ogino-Knaus, Método do Muco Cervical (Billing) e Temperatura basal
Método adesivo anticoncepcional, Método Diafragma e a Laqueadura de trompa
Método Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte, Método IMPLANON (implante hormonal) e Método anel vaginal
A Fisioterapia pode atuar junto à mulher no período gestacional, durante o parto e no pós-parto. O profissional deve orientar sobre as alterações gravídicas, prevenir e reduzir complicações. São objetivos do tratamento fisioterapêutico à gestante, EXCETO:
Estabilizar a lombar para auxiliar na diminuição da diástase abdominal.
Treinar técnicas para o trabalho de parto e prevenir complicações circulatórias. Orientar e melhorar a postura e a força de maneira geral.
Exercitar e preparar o assoalho pélvico através de cinesioterapia.
Facilitar a recuperação puerperal, melhorar a autoestima, ajudar no controle da pressão arterial.
Tratar as lombalgias, cervicalgias e síndrome do túnel do carpo através de recursos modernos como ondas-curtas e ultrassom.
Paciente 60 anos, costureira, G5P4A1, todos os partos normais com laceração cutâneo mucosa da fúrcula posterior da vulva, menopausa aos 57 anos, apresenta queixa de incontinência urinária associada a sensação de peso vaginal, como se tivesse uma bola saindo pela vagina. Ao exame ginecológico foi constatado histerocele grau 2. Responda: qual a etiologia da histerocele e qual o grau da ruptura perineal que esta paciente apresentou durante seus partos. Marque a alternativa correta.
Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 2
Debilitação nos elementos de contenção / ruptura perineal grau 2
Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 3
Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 1
Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 1
Em relação ao assoalho pélvico assinale a alternativa correta:
A fáscia superior do diafragma pélvico reveste anteriormente os músculos elevadores do ânus e coccígeos.
Os músculos levantadores do ânus são: o puborretal e o pubococcígeo.
A região anal é circundada pelo músculo esfíncter anal interno.
O diafragma urogenital apresenta em seu espaço profundo dois músculos: o bulboesponjoso e o isquicavernoso.
O diafragma pélvico é formado pelos músculos elevadores do ânus, suas fáscias e revestimentos. É incompleto anteriormente para permitir a passagem da uretra e da vagina e posteriormente do ânus
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
Todos os itens são falsos.
Apenas os itens pares são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
De acordo com a fisiologia da micção marque a alternativa correta.
A micção é divida em duas fases: enchimento e esvaziamento. Na primeira temos a ação do nervo pudendo estimulando o relaxamento da musculatura detrusora.
O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura detrusora, causando contração da mesma e favorecendo a micção durante a fase de esvaziamento.
O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura pélvica, mantendo a continência urinária durante a fase de enchimento.
Durante a fase de esvaziamento os nervos hipogástrico e pudendo estão inibidos, permitindo, assim, a ação do nervo pélvico sobre a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo a micção.
A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O sistema urinário passa por modificaçõesdurante o período gestacional que geram mudanças no padrão urinário, a principal é ________________ da frequência urinária. As mudanças fisiológicas quando associadas, por exemplo, ao aumento da suscetibilidade a processos infeciosos pode causar ______________________. Como a uretra feminina é muito pequena e o útero grávido cresce pressionando a bexiga contra a sínfise púbica e o aumento da pressão intra-abdominal, pode ocorrer ________________________ (mais comumente no terceiro trimestre de gestação).
aumento, infecção urinária, lombalgia
aumento, infecção urinária, incontinência urinária
aumento, incontinência urinária, infecção urinária
aumento, infecção generalizada, ciatalgia
diminuição, infecção urinária, incontinência urinária

Outros materiais