Buscar

Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório no corpo humano tem como função realizar trocas gasosas entre o meio interno e externo, no qual o gás oxigênio da atmosfera é recolhido para dentro das vias respiratórias direcionado aos pulmões e logo após ao sangue que transportará esse gás por via circulatória aos tecidos do corpo, no caminho inverso, enviado das células via corrente sanguínea para os pulmões, o dióxido de carbono oriundo de resíduos metabólicos das células é expelido do corpo.
Para início da respiração pulmonar existe uma sequência de órgãos que levam o ar até os pulmões, eles são:
NARIZ
 Possui formato de pirâmide e a base contém duas narinas. O nariz é constituído pelo osso nasal superiormente, e inferiormente por cartilagem. As narinas são divididas por um septo nasal cartilagíneo que se articular interiormente na cavidade nasal com o osso vômer e com a lâmina perpendicular do osso etmoide. O ar inspirado é conduzido pelas narinas até ao vestíbulo do nariz, área coberta de pelos, que tem como função uma filtragem inicial do ar.
CAVIDADE NASAL
Essa cavidade é separada em duas câmaras através do septo nasal. Em suas paredes laterais encontram-se as conchas nasais que delimitam três espaços denominados meato nasal inferior (entre o soalho da cavidade nasal e a concha nasal inferior), meato nasal médio (entre as conchas nasais inferior e média) e meato nasal superior (entre as conchas média e superior).
As funções da cavidade nasal são aquecimento, umidificação e filtração do ar, além de relacionar-se com o olfato onde as terminações nervosas do nervo olfatório, que possui suas ramificações presentes na lâmina cribriforme do osso etmoide captam estímulos do teto da cavidade nasal. Muitas dessas funções relacionam-se com a presença de uma delicada camada mucosa e epitélio respiratório coberto por cílios na cavidade nasal.
FARINGE
É um órgão tubular que se comunica com a cavidade nasal, cavidade bucal e a laringe. Formado principalmente por tecido muscular e revestido por camada mucosa, a faringe possui três regiões anatômicas: a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Devido sua comunicação com o esôfago, a faringe faz parte do sistema respiratório assim como do digestório. Na parte nasal da faringe (nasofaringe) há comunicação com a cavidade nasal através de duas aberturas chamadas coana ou cóanos. No sistema respiratório, o ar passa pela nasofaringe, faringe média e inferior e encaminha-se para laringe.
LARINGE	
Estrutura localizada entre o osso hioide e a traqueia, é formada por nove cartilagens unidas entre si por músculos e ligamentos. A passagem somente de ar é possível através da ação de uma cartilagem importante chamada Epiglote que veda a entrada (ádito) da laringe durante a deglutição, impedindo a entrada de alimento no sistema respiratório. A laringe exerce função na fonação, além da respiração, devido a presente das pregas vocais e pregas vestibulares em suas paredes laterais. Na deglutição as pregas vestibulares se fecham auxiliando a ação da epiglote. 
TRAQUEIA E BRÔNQUIOS
A traqueia é formada por um tubo composto por uma superposição de cartilagens traqueais em formato de C. Sua extensão vai pescoço ao tórax, possuindo uma parte cervical e parte torácica. Na parte torácica a traqueia ramifica-se em dois brônquios principais que adentram os pulmões direito e esquerdo. Uma crista denominada carina da traqueia ajuda na passagem de ar para os dois brônquios.
Agora nos pulmões os brônquios dividem-se sucessivamente em brônquios lobares, segmentares e por fim bronquíolos terminais e respiratórios. Os bronquíolos respiratórios dividem-se em sáculos de paredes finas (alvéolos pulmonares) onde ocorre as trocas gasosas com o sangue.
PULMÕES
Encontram-se em formato de cone, sua base apoia-se sobre o diafragma, órgão musculomembranoso, que juntamente com os músculos intercostais realizam os movimentos respiratórios. Os pulmões e a parede da cavidade torácica são envolvidos por membranas serosas chamadas respectivamente de pleura visceral e pleura parietal, entre elas existe uma cavidade pleural que contém um líquido lubrificante que facilita os movimentos.
No processo de ventilação pulmonar, inspiração e expiração, a inspiração é efetuada através da contração dos músculos intercostais e do diafragma, já a expiração se dá pelo relaxamento dos mesmos.

Outros materiais