Buscar

Transmissão de Potência por Correntes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CORRENTES
Eng. Gladstone Fontgalland
Universidade de Fortaleza
UNIFOR - CCT
Engenharia Mecânica
CORRENTES
CORRENTES
		
	Uma das funções das correntes é o acionamento de um ou vários eixos. A transmissão de potência e movimento é feita através do engrenamento entre os dentes da engrenagem e os elos da corrente; não ocorrendo odeslizamento. É necessário para o funcionamento desse conjunto de transmissão que as engrenagens estejam em um mesmo plano e os eixos paralelos entre si.
	A transmissão por corrente normalmente é utilizada quando não se podem usar correias por causa da umidade, vapores, óleos, etc. É, ainda, de muita utilidade para transmissões entre eixos próximos, substituindo trens de engrenagens intermediárias. Normas ASA/ANSI
	DIN. Fabricadas em aço galvanizado,
	aço inoxidável ou aço polido.
	Possuem rendimento na transmissão
	de 95% a 99% e opera em condições
	severas. Possuem grande vida útil.
	Porém geram ruidos e vibrações.
CORRENTES
		
	Disposições favoráveis e desfavoráveis para transmissões por corrente com duas engrenagens. Os eixos das engrenagens são horizontais. .
CORRENTES
		
	A transmissão ocorre por meio do acoplamento dos elos da corrente com os dentes da engrenagem. A junção desses elementos gera uma pequena oscilação durante o movimento. 	Algumas situações determinam a utilização de dispositivos especiais para reduzir essa oscilação, aumentando, conseqüentemente, a velocidade de transmissão. 
CORRENTES DE ELO DE SEÇÃO CIRCULAR
Conhecida como corrente de elos de seção redonda ou cirular, possui os elos formados de vergalhões redondos soldados ou não, podendo ter um vergalhão transversal para esforço. É usada em talhas manuais, transportadores e em uma infinidade de aplicações. 
CORRENTES GALLE
	Corrente Galle: Utilizada para o transporte de cargas de média a grande capacidade (até 20t), com baixa velocidade (até 0,5 m/s), como siderúrgicas de pequeno porte, com relação de transmissão até 1:10. Talas de aço laminado a quente e pinos de aço trefilados a frio. 
	
CORRENTES DE ELO LIVRES
	Corrente de elos livres: Esta é uma corrente especial usada para transportadores e, em alguns casos, pode ser usada em transmissões. Sua característica principal é a facilidade de retirar-se qualquer elo, sendo apenas necessário suspendê-lo. É conhecida por “link chain”. Esse tipo de corrente é usado em veículos para trabalho pesado, como em máquinas agrícolas, com pequena velocidade tangencial. Seus elos são fundidos na forma de corrente e os pinos são feitos de aço. 
	
CORRENTES DE DENTES
	Corrente de dentes: Nesse tipo de corrente há, sobre cada pino articulado, várias talas dispostas uma ao lado da outra, onde cada segunda tala pertence ao próximo elo da corrente. 
	
	Esta corrente permite transmitir rotações superiores às permitidas nas correntes de rolos. É conhecida como corrente silenciosa (“silent chain”).
	
CORRENTES DE PINO
	Essa corrente não tem rolo. Por isso, os pinos são feitos com diâmetros maiores, o que confere mais resistência a esse tipo de corrente do que à corrente de rolo. Entretanto, a corrente de pinos se desgasta mais rapidamente e provoca mais ruído.
CORRENTES DE ROLOS
	Corrente de rolos: Esta corrente é aplicada em transmissões, em movimentação e sustentação de contrapeso e, com abas de adaptação, em transportadores. Para potências e velocidades altas (até 11 m/s), de grande aplicação. Podem ser simples ou múltiplas, com várias filas de rolos. Talas de aço ou aço liga. Pinos, buchas e rolos de aço cromo níquel de cementação.
	
CORRENTES
	
CORRENTES DE ROLOS
O fechamento das correntes de rolo pode ser feito por cupilhas ou travas elásticas, conforme o caso. Essas correntes são utilizadas em casos em que é necessária a aplicação de grandes esforços para baixa velocidade como, por exemplo, na movimentação de rolos para esteiras transportadoras.
CORRENTES DE ROLOS
CORRENTES DE ROLOS 
CORRENTES DE ROLO COM PINO OCO
Esta corrente realiza o transporte de materiais através de acessórios acoplados a ela por meio dos orifícios dos pinos; este tipo de fixação de acessórios apresenta a vantagem de possibilitar o acoplamento em qualquer dos pinos da corrente. Assim sendo, com uma corrente de pinos ocos de fabricação normal e com os acessórios avulsos, podemos obter uma corrente com acessórios dispostos na montagem desejada, ou seja, adicionais em todos os passos ou em cada segundo, em cada terceiro, etc. Os acessórios podem atravessar os pinos de maneira folgada, permitindo articulação, ou de maneira rígida, ajustados às placas externas. 
CORRENTES DE ABAS
	
EXTRATOR DE CORRENTE
	
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando