Buscar

etnocêntrica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
		
	
	
	
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
	
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	
		2.
		É corriqueiro ouvirmos dizer que devido ao Brasil ser um país tropical, o clima quente leva as pessoas a terem mais preguiça, não trabalharem direito ou viverem no ócio, e que essa seria a causa de nosso subdesenvolvimento. Essa perspectiva é típica de uma corrente de pensamento na Antropologia. 
Assinale a alternativa que corresponde a essa corrente de pensamento: 
		
	
	
	
	
	determinismo social
	
	
	determinismo cultural
	
	
	determinismo biológico
	
	
	determinismo econômico
	
	
	determinismo geográfico
	
	
		3.
		Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas. 2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:
		
	
	
	
	
	Apenas 3 e 4 são corretos
	
	
	Apenas o 3 e 4 são corretos; 
	
	
	Apenas o 1 e 2 são corretos;
	
	
	Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;
	
	
	Apenas 2 e 3 são corretos;
	
	
		4.
		O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos. 
	
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar. 
	
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos. 
	
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais. 
	
	
		5.
		A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
		
	
	
	
	
	modernidade
	
	
	linguagem
	
	
	sociedade
	
	
	cultura
	
	
	civilização
	
	
		6.
		O Mapa do globo terrestre com o continente europeu no centro e os demais continentes ao redor, tão usual nas escolas, é um exemplo de visão eurocêntrica. O eurocentrismo tem origem na crença de pessoas e grupos de que "sua própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo, a sua única expressão" (LARAIA, p. 75). Ver o mundo através apenas de sua cultura tem sido fonte de muitos conflitos e discriminações. 
O conceito antropológico referente a essa visão é: 
		
	
	
	
	
	determinismo geográfico 
	
	
	relativismo cultural 
	
	
	antropocentrismo 
	
	
	etnocentrismo 
	
	
	pensamento mítico 
	
	
		7.
		Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
		
	
	
	
	
	negros sambam melhor que brancos 
	
	
	brancos são mais inteligentes que negros 
	
	
	homens são mais fortes que mulheres 
	
	
	filhos de pobres aprendem mais 
	
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo 
	
	
		8.
		Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade. 
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir: 
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas. 
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original. 
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos. 
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta: 
 
		
	
	
	
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual 
	
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual 
	
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico 
	
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual 
	
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais