Buscar

DIREITO CIVIL V. CASO CONCRETO SEMANA 11. ESTÁCIO. FIC. 2017

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL V
CASO 11
Descrição
Roberto e Marcela, divorciados, são os pais de João. Quando João completou 18 anos, Roberto, que se encontrava desempregado, de imediato parou de pagar pensão alimentícia sem prévia autorização judicial. A conduta praticada por Roberto foi por ele justificada sob o argumento de que cessa automaticamente o dever de assistência dos pais em relação aos filhos quando estes atingem a maioridade. João, que necessita da prestação alimentícia é estudante cursando o primeiro período da graduação em Direito, procura advogado para saber se a conduta e os argumentos utilizados por Roberto procedem e qual seria a medida cabível a ser aplicada. Qual a orientação correta a ser dada no caso concreto? Justifique sua resposta.
	Não assiste qualquer razão a Roberto, tendo em vista a patente necessidade que ainda dispõe o seu filho, agora estudante universitário, e que tal circunstância trará ainda mais encargos e responsabilidades a este. Portanto, a vista do dever recíproco de amparo e de já ser consolidado nos tribunais pátrios o entendimento sobre a permanência da obrigação alimentar até a idade de 24 anos, quando o filho se dedica aos estudos, sobretudo quando é universitário, não deve ser obstada a prestação alimentar, devendo, pois, no caso em tela, ser iniciada a ação de cobrança de alimentos (Art. 528 e seguintes do CPC). 
	Cabe relatar o que dispõe a súmula nº 358 do STJ, quando aduz acerca do cancelamento da pensão alimentícia de filho que atingira a maior idade está sujeita à decisão judicial, garantida aqui o contraditório. Nesse sentido:
Súmula 358 do STJ: “O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.”.
Dos Alimentos
Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação. (CC)
Questão objetiva
(MPE –SC -2013) Com relação ao tema alimentos, marque a opção correta:
	
a) Fixados judicialmente os alimentos gravídicos, com base na análise da necessidade da parte autora e das possibilidades da parte ré, estes perdurarão somente até a data do nascimento da criança, devendo a parte interessada buscar, após essa data, através de nova ação, o pensionamento alimentar. Errado:
Art. 6º da Lei 11.804/2008 - Parágrafo único.  Após o nascimento com vida, os alimentos gravídicos ficam convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite a sua revisão. 
Art. 6o  Convencido da existência de indícios da paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança, sopesando as necessidades da parte autora e as possibilidades da parte ré. 
        Parágrafo único.  Após o nascimento com vida, os alimentos gravídicos ficam convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite a sua revisão.  (Lei 11.804/2008)
Parte superior do formulário
b) Os alimentos pagos deverão ser restituídos se for desconstituído o título que serviu de base para o pagamento. Errado. Tem-se o entendimento que caberá ação de reparação de dano. 
c) A obrigação dos avós de prestar alimentos aos netos é sucessiva e complementar, podendo o alimentado, diante do mero inadimplemento da prestação alimentícia pelo genitor, pleitear alimentos diretamente dos avós. Errado: Não é o mero inadimplemento, e sim na falta dos pais. E ainda, a prestação é complementar e de caráter subsidiário. 
Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros. (CC)
Xd) De acordo com o Código Civil, a pretensão de cobrança de um crédito alimentar prescreve em dois anos a partir do vencimento de cada prestação. Correto:
Art. 206. Prescreve: (...)
§ 2º Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem. (CC)

Continue navegando