Buscar

Trabalho Gestão Financeira

Prévia do material em texto

Sumário
RESUMO	4
1 INTRODUÇÃO	5
2 POLITICA DE COBRANÇA	6
3 CARTEIRA DE COBRANÇA	9
3.1 Cobrança Interna	9
3.2 Cobrança Bancaria	10
3.3 Cobrança Terceirizada	11
4 IMPORTANCIA PARA EMPRESA	13
4.1 Setor de Cobrança	14
5 RESULTADOS PARA EMPRESA	17
5.1 Negativos	17
5.2 Positivos	18
6 ESTUDO DE CASO - ALGAR SEGURANÇA	20
6.1 Procedimentos de Cobrança	21
6.2 Cobrança Patrimonial	22
6.2.1 Finalidade	22
6.2.2 Procedimentos 	23
7 CONCLUSÃO	24
8 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FONTES DE PESQUISA	25
RESUMO
O objetivo geral do projeto foi através de pesquisas analisar toda funcionalidade da Política de Cobrança dentro de uma empresa na recuperação de credito fornecido há clientes, como adequar um Plano de Cobrança de acordo com metodologia, os tipos de cobranças existentes, qual a sua importância dentro de uma organização e os resultados positivos e negativos a serem obtidos.
Foi realizada pesquisa de campo para descobrir como funciona na pratica uma Política de Cobrança. Através de estudo com a empresa Algar Segurança analisamos seus procedimentos de cobrança, a finalidade de uma cobrança patrimonial e procedimentos adotados nessa cobrança patrimonial.
Os principais focos na pesquisa foram a estrutura do Plano de Cobrança, os clientes inadimplentes e o porquê da importância da sua manutenção e fidelização junto a empresa, como a eficiência na Política de Cobrança dentro da empresa influencia no fluxo de caixa e nos resultados finais obtidos.
Palavras Chaves: política, cobrança, plano, credito, cliente, inadimplência.
Introdução
O trabalho tem por finalidade o desenvolvimento teórico e pratico da Política de Cobranças. Abordando temas que demonstram sua importância dentro de uma empresa, a relação entre as cobranças e o desempenho da empresa no final de cada período, a importância de um setor de cobrança e como tal setor pode implicar no rendimento, lucros, prejuízos e no funcionamento eficaz das empresas.
Será abordada através deste projeto na parte teórica uma introdução sobre Política de Cobranças, os tipos de cobrança, as carteiras de cobrança interna, bancaria e terceirizada, qual importância para empresa de um Plano de Cobrança, a maneira mais eficaz de realizar uma cobrança, o setor de cobrança e sua importância dentro de uma empresa, os resultados negativos se realizado de maneira ineficaz, resultados positivos quando realizado de maneira eficiente, os clientes inadimplentes e sua importância para empresa.
 Alem disso foi realizado um trabalho de campo para a o conhecimento pratico da teoria analisada, utilizando a empresa Algar Segurança, com intuito de conhecer sua metodologia, seus procedimentos e critérios para a realização de cobrança, baixas manuais e demais processos da área.
O projeto tem como função apresentar ao grupo a funcionalidade de uma Política de Cobrança, como incrementá-la em uma organização, qual a sua importância e a do funcionário responsável por realizar tal tarefa e como um mau funcionamento pode interferir nos resultados da empresa, demonstrando teoricamente e na pratica todo processo.
Política de Cobrança
A gestão de cobrança tornou-se um tema atual e uma realidade constante no dia a dia do mundo empresarial. Inclusive muitas empresas já estão a criar um departamento próprio dedicado única e exclusivamente á função de recuperação de crédito. A cobrança é uma parte muito importante do ciclo operacional e financeiro de uma empresa, e tem assumido cada vez mais um papel relevante dentro das organizações, com foco na maximização visando melhorar o fluxo de caixa e na minimização de perdas de negócios futuros.
Mas não podemos falar de politicas de cobrança sem intender primeiramente o que é cobrança.
Cobrar significa “obter de volta, recuperar, trazer algo de volta”.
Existem vários tipos de cobranças dentre eles:
Cobranças extrajudiciais (amigável): Na cobrança extrajudicial ou amigável, a empresa entra em contato com o devedor e tenta realizar um acordo. Neste tipo de negociação não há interferência de advogados ou ações judiciais,  o acordo geralmente é feito de uma maneira que fique mais fácil para a pessoa que está devendo pagar. Além disso, na maioria das vezes, há um desconto no valor da dívida, para facilitar a quitação.
Cobranças judiciais: Na cobrança judicial, a empresa credora entra com todas as medidas cabíveis dentro da lei para receber a dívida. Neste tipo de cobrança, são acionados advogados para aplicarem as soluções para realizar as cobranças. 
Carteira: cobrança em carteira significa todos os títulos que se tem a receber. 
Ex.: quando se faz uma venda a crédito em seis parcelas, a empresa 
terá em carteira para recebimento valores por seis meses. O valor do que a empresa tem em carteira para cobrança é muito utilizado junto aos Bancos, para antecipar os recebimentos de créditos bem como para obter linha de financiamentos junto ao Banco.
Toda empresa deve começar realizando suas cobranças pelo método extrajudicial e apenas caso não consiga o ressarcimento do debito deve partir para cobranças judiciais através do Protesto de Títulos. O protesto se trate de uma forma de cobrança legal, quando vencido o titulo ele é registrado em um cartório constando o debito por parte do cliente e depois poderá ser cobrado judicialmente. Todos os títulos de credito, cheque, duplicatas, faturas, notas promissórias, letra de cambio e outros formalmente constituídos podem ser protestados e devem ser formalizados no cartório de protesto pagando as devidas taxas de poder publico.
Por mais que a adoção de uma política de cobrança contribua para a redução da inadimplência ou dos atrasos de pagamento, não se pode trabalhar com a hipótese de que não haverá atrasos ou não cumprimento. É exatamente para lidar com os casos problemáticos que as empresas precisam, como parte do estabelecimento de uma política de concessão de crédito, definir regras e procedimentos de cobrança, sendo políticas que visam cobrar duplicatas a receber vencida.
A eficiência dessa política pode ser parcialmente avaliada quando se olha para o nível de despesa com dívidas incobráveis, é uma atividade que exige estratégia, processos administrativos e sistêmicos, aliados a uma equipe de trabalho qualificada e treinada, possibilitando a redução de custos e aumento na recuperação de duplicatas atrasadas.
A política de cobrança deve estar em harmonia com a de credito decorrente da atividade e mercado envolvido no negocio da empresa. Essas políticas são essenciais e precisam ser definidas de forma clara, alem de dispor de mecanismos eficientes para operacionalizar o processo de forma estruturada e eficaz para a diminuição da inadimplência e a maximização dos resultados.
A política de cobrança adotada pelas empresas tem como principal objetivo o controle da inadimplência, evitando prejuízos decorrentes do não recebimento com pontualidade dos bens, produtos ou serviços que são vendidos através das vendas a credito de comercialização.
A gestão de crédito e cobrança pressupõe uma ação coordenada da análise e liberação do crédito, e uma eficiente recuperação de parcelas em atraso. Com este instrumento a empresa pode aumentar a eficiên​cia dos processos de crédito e cobrança, reduzindo riscos e perdas com inadimplência.
Uma Política de Cobrança bem feita contribui para fidelização do cliente, reduz perdas e inadimplência, agiliza no processo de negociação e recebimento dos débitos em atraso, melhora o fluxo de caixa juntamente com a quitação de despesas e custos, com isso a empresa provisiona melhor seus gastos e seus investimento com foco em um retorno elevado, crescimento da organização, aumento no rendimento e lucratividade.
O procedimento de cobrança exige organização e controle diário da empresa para organizar as possições corretamente dos devedores, no caso de atraso providencias devem ser previamente planejadas para que não ocorra deslizes e possa ser tomadas as devidas providencias a fim de cobrar o debitoem atraso. Por isso, como todas as atividades administrativas, a cobrança deve ser planejada, organizada e controlada para se obter sucesso na atividade.
Carteira de Cobrança
 Como já visto na Política de Cobrança, existem vários tipos de carteira de cobrança, as extrajudiciais ou amigáveis em que a empresa procura melhor forma de negociação da divida junto ao cliente de maneira amistosa. As judiciais no qual é enviada uma cobrança judicial para cobrança da divida. E as de carteira onde é realizado todos os tipos de títulos que a empresa tem a receber.
Os tipos de carteiras a receber mais comum são:
Cobrança Interna
Cobrança Bancaria
Cobrança Terceirizada
Cobrança Interna
A carteira interna é realizada pela dentro da própria empresa, ou por um setor responsável pela realização das cobranças ou por um individuo devidamente treinado, exigindo uma organização e um controle muito bem elaborados, com responsabilidade redobrada para que as datas de cobranças e o controle dos títulos sejam efetuados de forma ordenada, pois é envolvido finanças e há aspectos legais envolvidos em todo processo. 
É recomendado que o controle seja efetuado de acordo com a data da realização, o valor do debito, a localização dos títulos e o nome do cliente.
Em caso de atraso do pagamento não demorar mais do que três dias para contatar o cliente, realizando o contato pela maneira estipulada no Plano de Cobrança de cada empresa, sempre de forma educada, calma e gentil para reaver o debito em aberto.
Quando os pagamentos ocorrerem na forma de cheque pré-datado eles devem ser guardados em um cofre ou em um local com a máxima segurança possível, e havendo problemas com a cobrança do cheque deve ser observada a legislação que rege as negociações com os cheques para recuperação dos débitos perante o cliente inadimplente.
Cobrança Bancaria
A cobrança bancária é uma prestação de serviço fornecida pelas instituições financeiras às empresas, e para realização na prestação de serviço estas devem possuir conta bancária na instituição financeira. A cada título cobrado deve-se pagar uma taxa que varia de acordo com a instituição financeira.
Normalmente, os títulos de créditos são pagos por meio de um Boleto Bancário, que substitui o título de cobrança – duplicatas, faturas, notas ficais etc. Os boletos são títulos de compensação e poderão ser pagos em qualquer instituição financeira do sistema de compensação de títulos ate seu respectivo vencimento.
Normalmente os tipos de cobrança bancária realizada pelas instituições financeiras são as cobranças simples, cobrança caução e cobrança desconto.
A cobrança simples é uma prestação de serviços que a instituição financeira presta para seu cliente, sendo que a responsabilidade das instruções de cobrança em caso de multa, correção monetária, protestos e prazos serão do cliente, cabendo à instituição financeira efetuar a cobrança e creditar o valor na conta do cliente.
Já a cobrança caução envolve um título de crédito – letras de câmbio, duplicatas, notas promissórias ou outros títulos, em que a instituição financeira credita o valor, descontando os encargos correspondentes e recebe os títulos a vencer. Caso não queira descontar o título, enquadra-se na cobrança simples. Os valores dos encargos devem ser negociados entre a empresa e a instituição financeira no fechamento contratual.
A cobrança desconto é bastante semelhante à cobrança caução, os títulos são descontados, normalmente duplicatas, faturas e demais títulos de cobrança, os valores são devidamente creditados, descontados os encargos contratados. No caso da falta de pagamento do título, o valor correspondente é debitado da conta da empresa. As instruções de cobrança são de responsabilidade da empresa, incluindo-se a instrução de protesto em caso de inadimplência do cliente.
O controle na Carteira de Cobrança Bancaria deve ser semelhante ao da Carteira Interna, redobrando os cuidados relativos ao recebimento, pois as informações serão encaminhas pela instituição financeira, e em caso de erros a responsabilidade é da empresa diante de seu cliente. Em caso de encargos incidentes em títulos vencidos os valores devem ser estipulados nas transações e devem constar nos instrumentos contratuais entre ambas as partes, normalmente são cobrados multas sobre o valor do titulo e juros de mora diários, e no caso de antecipação de pagamento devem ser estipulados os descontos a serem concedidos aos clientes.
Cobrança Terceirizada
Podemos terceirizar a cobrança porque não faz mais parte de nosso negócio, ou porque o volume é alto e antigo e provavelmente alguém especialista terá mais sucesso de reaver nossos débitos, principalmente quando a empresa emitente do título não dispõe de estrutura para efetuar as cobranças. A empresa cobradora efetua cobranças para várias outras empresas, é altamente especializada no desenvolvimento dessa atividade.
O pagamento para a empresa cobradora ocorre com base em percentual previamente acordado calculado sobre o valor do título de cobrança. Havendo atraso no pagamento do título, a empresa toma todas as providências para uma cobrança contenciosa, desde as providências do protesto até a cobrança judicial.
Para as empresas emitentes de títulos de cobranças, que não dispõem de estrutura e custos para efetuá-la, as empresas especializadas são soluções baratas e úteis. As empresas que emitem títulos de cobrança utilizam-se das empresas especializadas para cuidar dos processos em atraso, pois as questões judiciais são atividades operacionais específicas e de especialidade dessas empresas. 
As terceirizadas tendem em médio prazo ser uma boa opção de cobrança para grandes empresas, decorrente dos ganhos de escala, seja em custos de telefonia, compra de eficientes discadores, além de melhores práticas e experiência neste segmento. Porem cabe a empresa monitorar muito bem seus créditos, para que havendo inadimplência ela seja cobrada internamente de forma eficaz sem haver necessidade de terceirização, pois o risco de perca do cliente é maior se realizarmos a tarefa de maneira terceirizada. 
Deve-se antes de tudo analisar o histórico da empresa e se seu modelo de trabalho coincide com de sua empresa, pois a terceirização tem um modelo massificado de tratar seus clientes, onde as regras são mais rígidas e agressivas e que muitas vezes se distanciam da qualidade de atendimento da empresa que realizou a venda do produto. Sem considerar que eventuais ações por desrespeito a lei do consumidor serão impostas devido ao mau tratamento do cliente pela empresa terceirizada.
Há experiências de sucesso e de fracasso e por isso devem-se analisar calmamente os pontos positivos e negativos da terceirização, pois ela pode se tornar um custo elevado, tanto pelo preço do serviço quanto pela perda do cliente, e muitas vezes, a criação de um setor próprio, com profissionais treinados e seguindo a política de cobrança da empresa, em longo prazo os resultados podem ser mais satisfatórios do que terceirização.
.
Plano de Cobranças
Plano de Cobranças é um grupo de regras e procedimentos a serem seguidos logo que a situação de inadimplência é confirmada, servindo de auxilio no momento de cobrar os clientes inadimplentes, relatando as etapas e medidas a serem tomadas de acordo com cada situação apresentada, a forma como a empresa pretende agir no decorrer de todo o processo de cobrança. Um Plano de Cobranças eficaz aumenta as chances de recuperação de credito e reduz as perdas conseguindo recuperar uma parcela maior do valor devido. 
Sendo assim, devem ser tomadas algumas providências que facilitam na realização das cobranças conforme período de inadimplência aumenta, que são:
Comece com um telefonema alertando seu cliente do debito perante a empresa, informando o valor, a data do vencimento e os juros e multas cobrados;
Envie uma carta registrada notificando o cliente do atraso e concedendo um prazo para que o compromisso seja honrado. Isso demonstraa sua intenção de ser flexível, mas estabelece limites;
Analise a necessidade de cortar o fornecimento do produto imediatamente. Dependendo dos montantes envolvidos, das razões apresentadas e do relacionamento com o cliente, pode ser necessário cortar qualquer fornecimento até a regularização da situação;
Contate o fiador e as pessoas que deram garantias sobre o cliente e informe-os sobre o atraso e a possibilidade de vir a exercer as garantias em caso de nova ocorrência; 
Se, mesmo após a renegociação de data, o cliente atrasar o pagamento, considere se tal postura reflete deterioração da situação financeira, ou indica prática desonesta. Caso suspeite de desonestidade, efetue nova notificação de cobrança, só que inclua os procedimentos legais que pretende seguir;
Peça ao seu advogado para entrar em contacto com o cliente, informando dos procedimentos. Isso mostra a sua intenção de rever o que é seu;
Se nada for feito, proteste as dívidas em cartório, mas não deixe de comunicar ao cliente que tomou esta medida;
Execute as garantias;
Prossiga com as ações judiciais apropriadas: pedido de falência, execução, etc. 
Cada situação varia de acordo com tamanho e a movimentação de vendas a prazo de cada empresa. Para cada etapa do processo deve-se estipular um prazo de cumprimento ao cliente, podendo variar entre as etapas de acordo com a empresa e com o comportamento demonstrado pelo cliente, se o mesmo tiver intenção de pagar o prazo pode ser mais flexível do que com alguém que não possui o mesmo objetivo.
Setor de Cobranças
É essencial que toda empresa tenha um setor relacionado ou individuo especifico na área de cobrança, facilitando na organização e na ação do Plano de Cobranças. Quanto maior o volume de vendas a prazo da empresa maior o risco de inadimplência, e com isso maior deve ser o investimento no setor. 
Em uma empresa com volume elevado é necessário um Auxiliar de Cobrança e um Cobrador para realizarem as tarefas. O Auxiliar de Cobrança fica encarregado de registrar os acontecimentos relacionados ao processo de cobrança, deste a realização das vendas ate a identificação da inadimplência, todo processo do Plano de Cobranças. 
Já o cobrador é encarregado do contato imediato com o cliente, sendo bem treinado para realização da tarefa. Sua abordagem deve ser educada, com postura, sem pressão e agressividade, explicando toda situação, cabendo a ele obedecer às regras previstas na política de cobrança da empresa e seguir a risca os direitos do consumidor definido no Código de Defesa do Consumidor, representando diretamente a imagem da empresa diante do consumidor e tendo seu comportamento como peça fundamental na rapidez e eficácia com que acontece a recuperação dos créditos.
O setor deve operacionalizar as cobranças com objetivo de facilitar a identificação dos débitos, podendo ser listada em 3 grupos:
Executiva: relação de clientes do mês em geral, relação de atrasos e relação de clientes transferidos para cobrança externa.
Controle: resumo da carteira por ordem alfabética, por atraso e por origem.
Gerenciais: analise de recebimentos diários por local, analise dos descontos concedidos e analise dos juros recebidos.
Verifica-se que as informações para serem organizadas em três grupos devem ser controladas de acordo com a ordem de vencimento, a ordem alfabética, a ordem de localização, o tipo de carteira e entradas e saídas diárias de títulos.
Em razão deste controle, devem ser emitidos relatórios atualizados de carteira diária, novas entradas, baixas de pagamento, atuação e recebimento de títulos em atraso.
O relatório de carteira diária deve constar a posição diária da carteira de cobrança do cliente, independentemente da sua localização, separando títulos a vencer de títulos vencidos. Os vencidos devem ser separados por credito em liquidação ou devedores duvidosos, novas entradas e saídas, descontos concedidos, juros cobrados e um resumo totalizando a carteira.
O relatório de novas entradas de títulos deve constar às novas contratações realizadas, devendo ser devidamente monitoradas desde sua constatação. Este relatório tem caráter operacional e contábil. 
O relatório de baixas de pagamento é útil para parte contábil da empresa demonstrando a movimentação de baixa nas contas a receber, fornecendo informações importantes para o setor de analise de credito, que de acordo com as baixas realizadas, facilitam ou dificultam o credito aos clientes.
Já no relatório de atuação e recebimento de títulos em atraso o controle dos títulos e a organização das cobranças devem ser feitos com muita responsabilidade, sua administração deve acontecer por pessoas responsáveis e os controles devem ser efetuados de forma objetiva e sem atraso, pois nesse relatório consta o dinheiro recebido em atraso. O relatório de atraso deve conter o maximo de informação que facilite a cobrança do titulo, entre elas as principais são o numero do titulo, o valor do titulo, a data de vencimento, os dias de atraso, as providencias encaminhadas e o tipo da carteira.
Alem das informações acima, deve conter na mesma ficha informações de localização e identificação do cliente, os contatos com tentativas de recebimento, alem de um arquivo para cada cliente com todo seu antecedente. Estas fichas devem ser constantemente atualizadas a cada movimentação realizada. 
Resultados Para Empresas
A política de cobranças pode influenciar diretamente nos resultados da empresa, pois no mundo comercial de hoje as vendas a crédito já não são mais um diferencial da organização, a grande maioria já trabalha com esse sistema, porém o que pode vir a influenciar nos resultados de cada organização é a forma de cobrança dos débitos em atraso. Muitas empresas consideram um setor responsável apenas para realizar cobranças como um custo extra, porem um profissional responsável pela realização da tarefa é essencial para se obter sucesso no processo onde o principal objetivo é facilitar a recuperação do crédito da empresa, e não dificultar como forma de punição ao cliente, buscando assim a diminuição da inadimplência e a maximização dos resultados.
Negativos
Uma Política de Cobranças realizada de maneira ineficaz pode trazer grandes prejuízos à empresa, sem um plano de cobranças a ser seguido às chances de recuperação de credito diminuem e as de inadimplência aumentam. Se a cobrança for realizada de maneira que desagrade o cliente, pode ocorrer a perda do mesmo, por mais que ocorreu a inadimplência é mais caro conseguir um novo cliente que manter o atual, sendo que muitas das vezes o motivo de sua inadimplência pode ter sido a falta de planejamento ou algum imprevisto financeiro. Um cliente reabilitado volta a consumir normalmente, por isso é necessário estabelecer um equilíbrio entre a recuperação do credito com o risco de perda do cliente, isso pode denegrir a imagem da empresa junto ao mercado por não ter demonstrado interesse em mate-lo fidelizado.
Muitas das vezes visando recuperar saldos atrasados ocorre à cobrança de juros excessivos, e isso diminui as chances de recebimento, já que a intenção é recuperar o máximo possível do que é devido, e com valores maiores a dificuldade do cliente aumenta.
Como vários setores dependem da empresa, uma ma política de cobrança pode ser bastante prejudicial. A concessão de credito pode ser dificultada perante há um cliente, já que os recebimentos obtidos pela parte de cobrança estão baixos significa que o índice de inadimplência está alto e a entrada em caixa também esta baixa. 
Sem a provisão da inadimplência a empresa corre o risco de se desestruturar, já que ela pretende receber todas as vendas realizadas, e isso raramente ocorre, o que acaba influenciando diretamente em seu fluxo de caixa que acaba se desestruturando, pois a entrada é inferior à esperada e com isso a realização de suas obrigações acaba sendo comprometida e possivelmente pode ocorrer atrasos em seus débitos, e para regularização de seufluxo de caixa serão necessários outros investimentos para o funcionamento correto da empresa que poderiam ser utilizados para gerar retorno e não quitação de despesas e contas.
A terceirização realizada na cobrança pode ser ruim já que as empresas desse setor trabalham de maneira massificada com clientes de nossa empresa, com regras de cobrança e negociação que às vezes podem ser diferentes da sua empresa. Talvez ela pode ate ser eficiente e receber o debito em aberto, porem pela maneira agressiva adotada o cliente pode deixar de comprar nossos produtos.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece algumas regras a serem seguidas pelas empresas no relacionamento com seus clientes, estabelecendo procedimentos de conduta quando a realização das cobranças, prevendo que ao serem realizadas o consumidor inadimplente não podem ser expostos ao ridículo e nem serão submetidos a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça, alem da divulgação perante aos consumidores de procedimentos abusivos por parte da organização através de cadastro atualizados de reclamações divulgadas publicamente, o que prejudica a imagem da empresa.
Positivos
Por mais que exista inadimplência nas vendas a credito, uma Política de Cobranças realizada de maneira eficaz pode trazer muitos benefícios à empresa, juntamente de um Plano de Cobrança a empresa pode definir regras e procedimentos a serem seguidos na identificação da inadimplência, conseguindo recuperar uma parcela significativa do valor devido. 
Por outro lado, a terceirização pode ser positiva para empresa, pela redução dos custos com todo processo de cobrança, em contrapartida das perdas de clientes com a recuperação de débitos em atraso. É melhor para a empresa a contratação de terceiros quando o debito já se estende por muito tempo e o valor da cobrança é elevado.
A Política de Cobranças procura sempre aumentar as chances de o cliente efetuar o pagamento de pelo menos uma quantia devida, por isso deve ser realizada seguindo o plano adotado pela empresa, assim fica mais fácil à conversa e caso seja necessária a negociação do debito, garantindo retorno de parte do recurso. É bom para a imagem da empresa quando procura manter um relacionamento saudável ao cliente, dando prazos e maneiras distintas de quitação dos débitos, sempre visando rentabilidade da organização.
Quando a empresa foca no cliente, por mais que seja inadimplente, e procura criar um aval de confiança com o mesmo demonstra disposição em ajudá-lo em um momento de dificuldade, pois como dito anteriormente sua inadimplência pode ser decorrente de um mau planejamento, e uma cobrança bem realizada pode contribuir com sua fidelização. Com isso o cliente percebe seu valor perante a organização, voltando a comprar, dando prioridades nos pagamentos de suas prestações, tudo isso em resposta ao aval de confiança depositado pela empresa. 
Vários setores da empresa dependem de uma boa política de cobrança, quando o resultado dos recebimentos é alto a concessão de credito nas vendas pode ser facilitado junto aos clientes, e quando o setor funciona corretamente a transmissão de dados corretos para os setores financeiro e contábeis acontece de maneira correta, assim eles tem a disposição os saldos de duplicatas a receber certo da empresa, podendo traçar a estratégia mais eficaz para o crescimento da organização.
Com uma Política de Cobranças que de resultados, a entrada em caixa é maior, o fluxo de caixa melhora sendo suficiente para suprir suas despesas e movimentar a empresa sem que haja necessidade da captação de capital de giro para pagar contas, podendo investir a diferença em algo lucrativo que de retorno positivo à empresa.
Estudo de caso – Algar segurança
A Algar Segurança é uma empresa que faz parte do Grupo Algar. Grupo que atua nacionalmente nos setores de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo, atendendo a mais de 1,4 milhões de clientes e com um faturamento da ordem de 3 bilhões de reais.
No segmento de segurança há mais de 12 anos, a Algar Segurança alia alta tecnologia com habilidades humanas para oferecer, de forma inovadora e sustentável, soluções diferenciadas e personalizadas de segurança para o seu negócio.
A empresa esta presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso, operando nos seguintes segmentos: segurança patrimonial, segurança eletrônica e gestão documental.
A Space desenvolve na área patrimonial projetos de segurança completos, com diagnósticos de riscos, criação, adequação e implantação de normas e procedimentos nos serviços de segurança pessoal, vigilância armada e desarmada, portaria, recepção e consultoria em projetos de segurança patrimonial.
Na Gestão da Segurança Documental presta o serviço em consultoria em gestão documental, organização de arquivos (triagem, ordenação, classificação, arquivamento e índice), guarda e gerenciamento, microfilmagem de documentos e digitalização de documentos.
Na Segurança Eletrônica a Space oferece um mix completo de serviços com tecnologia, monitoramento de imagens com identificação por tipo de situação e acompanhamento on-line, recuperação de imagens gravadas pela Central de Monitoramento, utilizando tecnologia de ponta desenvolve projetos com diagnósticos, avaliação de riscos e especificação de equipamentos, monitoramento de veículos 24 horas por dia em todo o território nacional e gerenciamento de risco no transporte de cargas integrado à logística. A Space é autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para realizar monitoramento de equipamentos de rádio-freqüência.
 Por atuar em vários segmentos a empresa possui um numero razoável de atrasos de pagamentos e inadimplências, desta forma a empresa criou uma política de cobrança para contribuir com a redução da inadimplência ou dos atrasos de pagamento.
Procedimento de Cobrança
A empresa possui um Manual de Procedimentos de Cobrança, o que analisamos ser o seu Plano de Cobrança. Apenas o setor de cobrança tem a responsabilidade de exercer a função, sendo autorizado a negociar pagamentos atrasados, enviando após isto nova boleta ao cliente com novo vencimento.
É enviada juntamente a empresa 2 cartas informando seus débitos com a seguinte finalidade:
1ª carta: Informando o cliente sobre seu débito em aberto e a possível suspensão do serviço.
2ª carta: Informando sobre a suspensão do serviço e inclusão no SPC.
Alem das cartas, com as datas especificadas abaixo, a empresa emiti relatórios constantes para controle das contas em atraso, para com isso entrar em contato com cliente alem da carta, via telefone, para realização das cobranças e confirmação do recebimento das cartas, as datas da cobrança são padronizada pela empresa e funcionam da seguinte:
Dia 01 de cada mês: é emitido um relatório com pendências de clientes com duas parcelas vencidas (até o último dia do mês anterior). Enviar 1ª carta avisando do atraso.
Dia 10 de cada mês: é emitido um relatório com pendências de clientes com duas parcelas vencidas (até o último dia do mês anterior). Enviar 2ª carta avisando do debito em aberto.
Dia 20 de cada mês: é emitido um relatório com pendências de clientes com duas parcelas vencidas (até o último dia do mês anterior). Efetuar cobrança via telefone juntamente o cliente.
Do dia 20 ao dia 30: entraremos em contato com o cliente via telefone, confirmando o recebimento das cartas, e tentando negociação do debito em atraso.
Dia 30 de cada mês: ocorre a suspensão do serviço e inclusão no SPC.
A ativação do contrato somente se dará mediante ao documento de quitação dos débitos em atraso.
Cobrança Patrimonial
Finalidade
Tem por finalidade definir os procedimentos e critérios para a realização da cobrança patrimonial, baixas manuais e demais processos da área.
Entende-se por cobrança patrimonial, toda cobrança referente aos clientes de portaria e vigilância que estão com títulos vencidos a mais de um dia. Além desses clientes o processo abrange ainda a cobrança de clientes que temserviço de Sedoc e clientes de eletrônica com faturamento acima de R$ 500,00. 
Quando algum cliente paga as faturas através de deposito, TED, DOC ou outro meio que não seja a boleta, temos que fazer a baixa manual da nota fiscal, para que a mesma não fique em aberto nos nossos sistemas. 
A cobrança é o processo que deve ser feito diariamente após o recebimento das baixas automáticas e manuais. A relação dos inadimplentes é obtida através de relatório do Oracle onde identificamos as informações necessárias para que a cobrança possa ser feita de forma clara e precisa. 
As baixas automáticas são feitas pela Toutatis, após o termino do processo eles nos avisam através de e-mail para que possamos consultar a lista no sistema. 
As baixas manuais são feitas pela Algar Segurança, sempre pela manhã. São identificados nos extratos os recebimentos, posteriormente é feito contato com os bancos para sabermos qual cliente realizou os pagamentos. 
Procedimentos
Os procedimentos abaixo foram adotados para um correto funcionamento do setor de cobrança e devem se cumpridos de maneira objetiva e eficaz para se obter o melhor resultado na cobrança de clientes. 
Os pagamentos devem ser identificados até as 09h30min; 
As baixas manuais devem ser concluídas até as 11h e enviadas a Toutatis (empresa terceirizada) sempre no mesmo dia, com exceção nos dias de maior pico de recebimento, devendo ser enviadas no dia posterior; 
A cobrança deve ser diária e o relatório de inadimplência atualizado;
As informações contidas nos relatórios devem ser claras e objetivas, caso o cliente não informe uma programação deve ser questionado o porquê do não pagamento;
O relatório de inadimplência consolidado deve ser encaminhado às pessoas de interesse todos os dias no final da tarde (atualizado);
Caso não haja negociação com os clientes a situação deve ser informada ao consultor e ao diretor comercial para providencias; 
Obter um nível de inadimplência de 5%; 
Pagamentos programados que não foram cumpridos na data devem ser comunicados aos responsáveis do financeiro para providencias;
7. Conclusão
A Política de Cobranças dentro de uma organização tem como finalidade a recuperação de débitos perante clientes inadimplentes. Através de um Plano de Cobrança é definido as regras e os procedimentos a serem seguidos, aumentando a chance de recuperação de credito e reduzindo a perda decorrente do não recebimento.
Foi verificado que a Política de Cobranças bem executada dentro de uma empresa melhora o fluxo de caixa tornando mais confiável e previsível, evitando investimentos indesejáveis para pagamento de custos e despesas, demonstra a importância do cliente que ao saldar seu debito volta a consumir na empresa, ela deve ser utilizada para facilitar a recuperação de credito junto ao cliente procurando um acordo bom para ambos e não como uma forma de punição.
Na pratica junto à empresa Algar Segurança foi verificado todo funcionamento teórico analisado, como adequar um Plano de Cobranças de acordo com as necessidades da empresa, relatórios diários com débitos, contato com os clientes avisando sobre seu debito em atraso através de cartas e telefonemas, e caso não ocorra a quitação dos mesmos é cortado o funcionamento do serviço e realizada a inclusão do cliente junto ao Serviço de Proteção ao Credito, retornando a realização dos serviços após a quitação dos débitos. 
Concluímos que uma Política de Cobrança em uma empresa é de extrema importância, pois auxilia no bom funcionamento de diversos setores e influência diretamente nos resultados obtidos pela empresa.
	
8. Referencias Bibliográficas e Fontes de pesquisa
LEONI, Geraldo; LEONI, Evandro Geraldo. “Títulos e Documentos de Cobrança”. Cadastro, Crédito e Cobrança. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998. p.125.
SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Análise de Crédito. Concessão e gerência de empréstimos. 4.ed. São Paulo:Atlas,1998.
Fontes de Pesquisa
http://www.biblioteca.sebrae.com.br
http://www.ricardocoelhoconsult.com.br
http://bdigital.unipiaget
� PAGE \* MERGEFORMAT �25�

Continue navegando