A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AV Administração e Planejamento em Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 - É um conjunto organizado de projetos, atividades, processos ou serviços orientados para se alcançar objetivos mais amplos. A frase acima refere-se: 
R.: Programa social
2 - _______________________deve ser: completo, especi ficando todas as atividades do projeto e seus respectivos responsáveis; preciso, sinalizando o início e o fim de cada atividade; lógico, de modo a mostrar as interdependências entre as diversas atividades. A palavra, acima, refere-se à(ao): 
R.: Cronograma
3 - Vale ressaltar que o planejamento é considerado um método contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações, EXCETO:
R.: Não intencionais.
4 - Significa realizar uma análise do ambiente, ou seja, é um conjunto de técnicas que possibilitam a identificação e monitoramento das variáveis competitivas que afetam o desempenho da empresa. Assinale a opção CORRETA: 
R.: Diagnóstico institucional.
5 - O autor Chiavenato (2009) destaca que _________________somente existe quando: há pessoas capazes de se comunicarem; que estão dispostas a participar e contribuir com ação conjunta e a fim de alcançarem um objetivo comum. Complete a frase: 
R.: Organização
6 - Divisão do trabalho, resultando na especialização de atividades e de funções. A frase relaciona-se com qual componente da organização? 
R.: Tarefas
7 - Cite, pelo menos, dois instrumentos de coleta de informação em uma Avaliação.
R.: Entrevistas, questionário, teste prévio, observa ção direta.
8 - A abordagem sistêmica da administração de recursos humanos trata de três abordagens, quais são elas?
R.: Cibernética e Administração, Teoria Matemática da Administração e Teoria de Sistemas.
9 - Entendemos que uma das formas que o assistente social apresenta uma intervenção resulta:
R.: Projetos sociais.
10 - É desenvolvida antes da implementação do projeto social, permitindo vislumbrar os custos, impacto e, por fim, tomar a decisão de implementar ou não o projeto social. A frase acima remete à qual tipo de avaliação? Assinale a opção CORRETA: 
R.: Avaliação ex-ante.
11 – O que significa planejamento tático?
R.: O planejamento tático tem um escopo médio na instituição e consiste no pensamento de como os meios e recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executadas por administradores.
12 – O que entendemos por recursos administrativos?
R.: Os recursos administrativos constituem os meios através dos quais as atividades organizacionais são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas, incluindo os processos de tomada de decisão e distribuição da informação necessária.
13 – O Instituto Ethos constitui-se como uma organização não governamental com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma:
R.: socialmente responsável
14 – Administração é trabalho de interpretar os objetivos propostos pela organização, direção e controle dos recursos para atingir os objetivos de maneira eficiente e eficaz. Desta forma podemos afirmar que Administração é:
R.: Uma ciência, técnica e arte.
15 – Consiste em um documento especifico, operacional, que vincula recursos, atividades e componentes durante um período de tempo especifico, visando a resolução de um problema ou necessidade da população. A frase acima refere-se:
R.: Projeto social
16 - O documento chamado _________ é o resultado obtido ao se ¿projetar¿ no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas visando a promoção social e/ou inclusão dos cidadãos. Assinale a alternativa CORRETA: 
R.: Projeto social.
17 - No serviço social, os objetivos que expressam o impacto social que se quer alcançar com as ações propostas num projeto de intervenção como um todo, considerando-se, estrategicamente, os interesses do público-alvo e as finalidades da instituição, são denominados 
R.: Gerais.
18 - É desenvolvida dentro da organização gestora do projeto, mas, é realizada por pessoas que não estão diretamente vinculadas com a formulação ou execução do projeto. A frase significa, avaliação: 
R.: Interna.
19 – Abaixo estão alguns componentes de organização, exceto:
R.: Orgãos, pessoas, relações e tarefas são alguns do componentes de organização
Exceto: Gerentes autoritários apenas.
20 - O que significa um indicador social?
R.: Conforme Jannuzzi (2004), um indicador social é uma medida, em geral quantitativa dotada de um significado social, utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. 
21 - A liderança é um processo que envolve várias metas que são importantes no decorrer da liderança. Neste sentido cite, pelo menos, três metas e discorra sobre elas: 
R.: Metas organizacionais:em organizações formais, os líderes são responsáveis por influenciar seus subordinados visando o cumprimento das metas da organização. 
Metas de grupo: em pequenos grupos as metas relevantes são as que originam por meio da interação de seus membros, refletindo o desejo do grupo. O líder utiliza de sua influência para pra facilitar que o grupo alcance seus objetivos. 
Metas pessoais do seguidor: percebemos em algumas situações como as de ensino, treinamento, consultoria, entre outros. 
22 - Quando o assistente social planeja e elabora um projeto social, há a preocupação na delimitação do tema, da justificativa, estabelecimento de prioridades e os elementos teleológicos, levando em conta as demandas existentes na instituição. Nesse momento da elaboração do projeto, o profissional definiu o(s): 
R.: objeto e os objetivos.
23 - _____________ de um projeto social consiste em analisar e acompanharas ações e resultados de tal projeto. Assinale a opção CORRETA: 
R.: Monitoramento.
24 - É um conjunto organizado de projetos, atividades, processos ou serviços orientados para se alcançar objetivos mais amplos. A frase acima ssocia-se ao(s): 
R.: Programa. 
25 - O Plano da Assistência Social descreve as ações da política, por meio de algumas estruturas, EXCETO:
R.: Fórum
26 - Abaixo estão alguns princípios do planejamento, EXCETO:
R.: O princípio da menor penetração e abrangência.
27 - O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta por várias organizações extremamente heterogêneas e diversificadas das quais o ser humano depende para nascer, crescer, aprender, trabalhar e morrer. Assinale a alternativa correta: 
R.: As organizações são heterogêneas quanto aos objetivos.
28 - As pessoas quando integram uma organização, possuem diversos objetivos individuais, EXCETO:
R.: Participação no mercado. 
29 - O líder se baseia em avaliar cada indivíduo separadamente; analisa e interage com cada indivíduo. Vale ressaltar que três fatores influenciam: a intensidade da supervisão do líder em relação aos funcionários; a intensidade do apoio que o líder proporciona aos funcionários e a habilidade dos empregados para desenvolver as atividades, funções e atingir objetivos. Assinale a opção CORRETA: 
R.: Liderança Situacional.
30 - De acordo com a autora Ivanete Boschetti (2009) para uma avaliação de políticas sociais satisfatória devemos objetivar principalmente?
R.: análise de programas, projetos e ações na perspectiva de universalização de direitos.
	31 - O documento chamado ____________ é o resultado obtido ao se ¿projetar¿ no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados¿.(Prochnow & Schäffer, p. 3, 2001) Assinale a alternativa CORRETA:
R.: Projetos
	32 - Essa fase da elaboração do projeto é importante e normalmente acontece

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.