Buscar

A pessoa do empregador seção 1.4

Prévia do material em texto

A pessoa do empregador: é a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Art. 2º CLT.
Há outros tipos de empregadores presentes na Constituição Federal de 1988, incluídos especialmente após a Emenda Constitucional número 19/1998, que modificou o regime da Administração Publica na contratação de servidores.
Administração pública Direta
Administração pública Indireta
Assimile: O ponto crucial para identificação do empregador, segundo a CLT, é a relação de causa, ou seja, será empregador a pessoa pública ou privada, individual ou coletiva, que assume os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação de serviço. Possui um centro ou unidade de decisões. 
Grupo Empresarial: mesmo dentro de um conjunto de empresas, haverá uma unidade ou centralidade de direção econômica – na esfera trabalhista – que terá a responsabilidade solidária – decorre do art. 2ª da CLT parágrafo segundo – onde, sempre que uma ou mais empresas tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a mesma direção, controle ou administração de outra, constituindo este grupo empresarial – serão para efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. 
Holding: é caracterizada pela existência de uma empresa gestora de carteira de participações do capital social de um conglomerado de empresas, com o objetivo de manter o controle administrativo e político.
Joint Venture: nada mais é do que uma modalidade de cooperação interempresarial, de caráter temporário ou definitivo, na qual as empresas buscam resultados negócios positivos, sem perder sua personalidade jurídica. Exemplo:
Sadia + Perdigão = Holding BRF – Brasil Foods
BRF Brasil Foods + DCH – Dah Chong Hong Holdings Limited = Joint Venture na China, além de difundir a marca Sadia.
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA – Unid. 1 – Seção 1.4 – A pessoa do empregador
Atenção – cada empresa corresponde a uma unidade autônoma. O que significa dizer que a atividade-fim é por ela suportada e perseguida.

Continue navegando