Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0066_AV » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 
Professor: HELEM BORGES FIGUEIRA Turma: 9002/AB
Nota da Prova: 10,0 de 10,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 21/03/2017 11:30:02
1a Questão (Ref.: 201511744521) Pontos: 1,0 / 1,0
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de educação ambiental:
A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente, destinada exclusivamente aos setores públicos e Organizações Não­Governamentais (ONG¿s).
A educação ambiental é um ramo do saber que tem como objetivo obrigar as pessoas a tomar atitudes corretas em relação ao meio ambiente, através da promulgação de leis e normas específicas.
A educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
A educação ambiental é o ramo do Direito Ambiental que rege as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, visando conscientizá­los através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
A educação ambiental é um processo que busca mudanças na relação do homem com o ambiente e tem como proposta principal a conscientização das vantagens econômicas auferidas com a reciclagem dos materiais e utilização dos recursos naturais.
2a Questão (Ref.: 201511590881) Pontos: 1,0 / 1,0
A degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda , econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a os membros da sociedade Qual alternativa abaixo completa a frase
crise social; todos atuação política; poucos atuação educacional; alguns atuação municipal; muitos
crise ambiental; poucos
3a Questão (Ref.: 201512085530) Pontos: 1,0 / 1,0
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equita�va das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma jus�ça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando‐se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos
seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garan�r a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: hᩐ�p://www2.ifrn.edu.br. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado). Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
2017
­
5
­
3
1
B
D
Q
 
P
r
o
va
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de polí�cas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
h
tt
p
://
bque
s
t
oe
s
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
en
t
r
ada
.
a
s
p?p0
=
126679950
&
p1
=
2015
1
1463023
&
p2
=
3153720
&
p3
=
C
E
L0066
&
p4
=
102900
&
p5
=
A
V
1
&
p6
=
21
/
03
/
2017
&
p10
=
585240054
/
4
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando‐se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando‐se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma jus�fica�va correta da I. As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma jus�fica�va correta da I.
4a Questão (Ref.: 201512198466) Pontos: 1,0 / 1,0
Nos últimos anos a população tem crescido de forma constante e assustadora e mesmo considerando a redução da taxa anual de crescimento, a estimativa é que a população cresça para 9,2 bilhões de pessoas até 2050.
Este crescimento traz grandes impactos sobre o mundo natural. Qual das alternativas abaixo representa um impacto natural causado pelo crescimento populacional?
Aumento do número de recursos naturais. Aumento de espécies não domesticadas. Extinção de espécies não domesticadas. Aumento do número de espécies na flora.
Aumento do número de espécies animais.
5a Questão (Ref.: 201511551035) Pontos: 1,0 / 1,0
Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
Rio­92
Rio Oil & Gás, 1996
Estocolmo, 1972
Moscou, 1987
Tbilisi, 1987
6a Questão (Ref.: 201512149018) Pontos: 1,0 / 1,0
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca­se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I ­ a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II ­ a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III ­ documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
I e II estão corretas Apenas I está correta Apenas II está correta II e III estão corretas
Apenas III está correta
7a Questão (Ref.: 201512094556) Pontos: 1,0 / 1,0
O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do
ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis ­ tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e
no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebidacomo uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que:
É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá­lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá­lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais.
Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá­lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
Todas as afirmações são corretas.
É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade.
8a Questão (Ref.: 201512128200) Pontos: 1,0 / 1,0
As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas. Políticas de governo podem contribuir para a redução das desigualdades sociais.
As desigualdades sociais tendem a ser menores em países de economia mais desenvolvida. A América Latina apresenta elevados índices de desigualdades sociais.
Frente a um quadro de fortes desigualdades sociais o trabalho de educação ambiental encontra maiores dificuldades.
9a Questão (Ref.: 201512079876) Pontos: 1,0 / 1,0
A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde
1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
Somente a ecologia deveria se preocupar com as questões ambientais.
Não devemos nos preocupar com as questões ambientais, pois seus recursos são ilimitados.
Os problemas ambientais tornaram­se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
Os especialistas em meio ambiente propõem mudanças sérias na economia para que a sociedade possa reconhecer que o meio ambiente é somente uma fonte de consumo.
Os problemas ambientais até hoje não são divulgados pela mídia.
10a Questão (Ref.: 201511779723) Pontos: 1,0 / 1,0
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou­se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
Período de não visualização da prova: desde até .

Outros materiais