Buscar

CONTEMPORANEA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Dinastia Tudor, sob o reinado de Henrique VIII, tomou uma medida política que modificaria de modo consistente as relações políticas e econômicas na Inglaterra: O Ato de Supremacia de 1534, cujas características e consequências foram: I - Rompimento com a Igreja Católica e constituição da Igreja Anglicana, cujo chefe era o próprio rei. II - Perda significativa do poder dos nobres católicos do norte, abrindo espaço gradativamente para as áreas manufatureiras do centro/sul. III - As terras da Igreja Católica, com o ato, passaram a ser propriedades do Estado. IV- Possibilitou o divórcio de Henrique VIII com sua primeira esposa, Joana Seymour. Estão corretas
	  Apenas as questões I, II e III.
	
	A locomotiva a vapor de Stephenson, o telégrafo elétrico de Morse e o processo Bessemer de fabricação do aço correspondem:
	 
	às inovações técnicas anteriores a 1860;
		
	Com a Revolução Gloriosa, pondo fim ao governo de Jaime II, os novos soberanos são obrigados a assinar um segundo Bill of Rights que, de certo modo, consolida as relações políticas na Inglaterra. Sobre esse fato é correto afirmar:
	 
	Com ele estava consolidado o princípio que rege a Inglaterra até os dias atuais "o rei reina mas não governa".
	(UFRRJ) "A criação de um proletariado despossuído, (...) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pela nascentes manufaturas. (...) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do século XV e durante todo o século XVI na Europa Ocidental foi criada uma legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes." (MARX, Karl. "O Capital". Paris, Garnier-Flamarion, 1969.) As transformações econômicas e sociais costumam gerar profundas alterações no chamado "mundo do trabalho". A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico
	 
	d) de cercamento dos campos, com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem.
	Dentre as conseqüências da Revolução Industrial, podemos citar:
		
	 
	maior divisão técnica do trabalho e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
	1a Questão (Ref.: 201504408612)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Então os filhos de Urizen deixaram o arado e o ancinho, o tear, o martelo e o cinzel, a régua e o compasso... E todas as artes da vida foram trocadas pelas da morte. A ampulheta foi condenada porque sua arte Era semelhante à habilidade do lavrador e da roda d¿água Que levava água às cisternas, hoje quebradas e queimadas Porque sua arte era similar à dos pastores E, em seu lugar surgiram rodas complicadas, roda sem roda, Para confundir os jovens em formação e para submeter ao trabalho, Dia e noite, as miríades por toda a Eternidade, que devem limar E polir o bronze e o ferro, hora após hora, num acabamento laborioso, Deixando-as na ignorância do sábio uso que poderiam dar a seus dias Envolvidas em tarefas tristes e enfadonhas por uma mísera pitança de pão, Imersas numa ignorância que as leva a tomar a parte pelo todo, E chamar a isso demonstração, cegas a todas as regras simples da vida." 
(Texto de um artesão inglês. In: E.P. Thompson. A Formação da classe operária inglesa. Trad. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. v.2, p 346). 
O depoimento do artesão inglês: 
I. expressa, por meio de sua experiência pessoal, um sentimento de satisfação pelo fim da coesão comunitária que existia no interior da Inglaterra antes do século XVIII. 
II. deixa claro a sua crítica ao sistema industrial doméstico ou familiar que vigorou em quase todas regiões da Inglaterra até o século XVII. 
III. revela sua indignação total com as péssimas condições de vida e de trabalho advindas do sistema manufatureiro inglês do século XVII. 
IV. expressa o processo de deterioração das condições de vida e de trabalho engendradas pelo sistema fabril inglês no fim do século XVIII e início do século XIX. 
É correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	IV
		
	No século XIX a história inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo caracterizou-se:
	 
	por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com acentuada desigualdade social.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
		
	"Na manufatura e nos ofícios, o trabalhador serve-se dos instrumentos; na fábrica, ele serve a máquina. No primeiro caso, ele é quem move o meio de trabalho; no segundo, ele só tem que acompanhar o movimento. Na manufatura, os trabalhadores são membros de um mecanismo vivo; na fábrica são apenas os complementos vivos de um mecanismo morto que existe independente deles." (Karl Marx, "O Capital".) Estas críticas de Marx ao sistema industrial nos revelam algumas das transformações por que passava a economia capitalista na metade do século XIX. Sobre estas transformações, é correto afirmar que:
		
	 
	o desenvolvimento do sistema fabril, com a introdução de máquinas sofisticadas e o aprofundamento da divisão do trabalho, permitiu um incrível aumento de produtividade às custas da desqualificação dos ofícios manuais.
	"O produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem."
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
	 
	produziu a hegemonia do capitalista na produção social
	No século XIX, devido à necessidade de estarem aptos à adentrarem o processo de expansão imperialista, tivemos a unificação alemã, que se deu em torno do seu estado mais poderoso e militarmente ativo. Esse estado era:
	 
	A Prússia
	(Pucsp) A "Primavera dos Povos", como foram batizadas as Revoluções de 1848 na Europa, trouxe uma novidade para o panorama político europeu. Pela primeira vez:
	 
	a) a ideia de Revolução foi conjugada com o ideal liberal de uma sociedade cuja organização fosse fundada num pacto social.
	Na primeira metade do século XIX, com a vitória definitiva do sistema de fábricas, especialmente na Grã-Bretanha, surgiram os primeiros gritos de protesto contra a exploração propriamente capitalista do trabalho. O movimento que deu origem às primeiras formas de motim operário característicos da Inglaterra no período de 1811-1817 ficou conhecido pelo nome de :
		
	 
	Ludismo
	As questões abaixo se referem aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX. I - Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias. II - O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX. III - Em meados do século XIX a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada pelo sindicato que representava a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época. IV - O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária. V - Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu. Assinale a alternativa correta.
	 
	Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
	No século XIX a história inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo caracterizou-se:
		
	 
	por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com acentuadadesigualdade social.
		
	
	A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na "Torre de Gustave Eiffel" com 300 m de altura, mais de 7.000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente "Palácio das Máquinas".
Adaptado de http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt
As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.
Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:
	 
	modernização tecnológica da produção
		
	Assinale a alternativa correta. A questão irlandesa constituía-se em uma das maiores ameaças a estabilidade interna do Reino Unido e seus problemas com relação ao domínio inglês prosseguem até os dias atuais. Acerca dos problemas irlandeses no século XIX podemos afirmar que:
	 
	A quebra das colheitas na segunda metade do século XIX aumentou sobremaneira a miséria e a fome da população local e, além de estimular a imigração, inflamou o espírito nacionalista e o sentimento de independência.
	A Era Vitoriana foi marcada por acontecimentos que consolidaram o Império Britânico como o mais poderoso da época. Esse período foi caracterizado como:
		
	 
	Um período de tranquilidade, onde praticamente não houve conflitos e guerras.
	Assinale a Alternativa Correta. Em 1853, eclode a Guerra da Crimeia. Entre os países que se envolveram diretamente nesse conflito podemos citar:
	 
	Reino Unido, o Império Turco-Otomano, França e Rússia.
	
	Sobre a era vitoriana, é correto afirmar que:
	 
	Durante a mesma, a Europa viveu um período de estabilidade e paz, com a hegemonia inglesa fortalecida.

Outros materiais