Buscar

Nucleos da Base

Prévia do material em texto

NÚCLEOS DA BASE
Os Núcleos da Base (NB): núcleo caudado corpo putâmen núcleo estriado globo pálido lentiforme claustrum corpo amigdalóide
Com base na Filogênese e Ontogênese: -núcleo caudado + putâmen = neoestriado ou striatum -pálido = paleoestriado -claustrum + amigdalóide = arquiestriado (+ antigos) (transp 4,6).
Devido às correlações que possuem com os Núcleos da Base, tb. serão estudados: o núcleo subtalâmico (situa-se sob o tálamo) e a substância negra (situa-se no mesencéfalo). (transp.1)
CORRELAÇÕES ENTRE OS NB, N.SUBTALÂMICO E SUBSTÂNCIA NEGRA: Existem múltiplas conexões entre as estruturas. Cada estrutura possui tanto conexões aferentes como eferentes, com funções específicas sobre os núcleos.
FISIOLOGIA DAS CONEXÕES NEURONAIS DOS NB Temos circuitos como o: 1) córtico-neoestriado-paleoestriado-tálamo-cortical, é considerado o + importante. Esta é a via do córtex para os NB e de volta ao córtex. Explicar fig. Devido à etapa inibitória (do neo ao paleo) temos uma estabilidade a muitos aspectos das interações do controle motor.
2) Vias inibitórias mútuas entre o neoestriado e a subst. negra: *uma via do neo para a subst.negraGABA (neurotransmissor inibitório). *uma via da subst. negra ao neoDopamina (tb.inibitório). Algumas fibras nervosas do córtex mandam acetilcolina para o striatum (neo), causando efeitos excitatórios. Explicar e fig.
3) Inter-relações entre os núcleos intralaminares talâmicos e os NB: São importantes no controle dos aspectos primitivos do controle motor. Fig.
4) Feixes eferentes dos NB para a parte inferior do tronco cerebral: Há poucas projeções de fibras nervosas diretas dos NB ao tronco cerebral. Todas elas relativamente pequenas que vão dos NB à formação reticular do tronco cerebral. Fig.
Conclusão: Como vimos, não existem projeções dos NB para a medula. Na realidade as atividades dos NB são exercidas sobre o córtex motor primário, via tálamo cortical. Explicar.
FUNÇÕES DOS NB: O sistema opera junto com o córtex motor e o cerebelo, como uma unidade total e funções individuais não podem ser atribuídas a partes individuais dos NB.
Os NB funcionam em estreita associação com o córtex cerebral, tanto para controle motor como para atividades sensoriais.
Alguns efeitos gerais, ou seja algumas funções dos NB: *Inibição do tônus motor pelos NB sobre todo o corpo: este efeito resulta de sinais inibitórios transmitidos ao córtex e à região inferior do tronco cerebral. Numa destruição generalizada dos NB, ocorrerá rigidez muscular em todo o corpo.
*Função do n.caudado e putâmen (neo): parecem funcionar em conjunto iniciando e regulando os movimentos intencionais grosseiros do corpo, que normal/e executamos de forma subconsciente. Ex.: pentear cabelo; início da marcha.
*Função do globo pálido: - função de retransmissão motora, pois quase todo o fluxo de saída de sinais dos NB é canalizado através do globo pálido, tanto no trajeto de volta ao córtex ou no caminho de retorno aos centros cerebrais inferiores. 
- outra função: atua em estreita associação com o subtálamo e o tronco cerebral para ajudar a controlar os movimentos axiais e das cinturas musculares do corpo. Estes movimentos fornecem o posicionamento básico do corpo e da região proximal dos membros, para que as funções motoras mais discretas das mãos e pés possam ser realizadas. Ex.: escrever na lousa, pentear cabelo, etc.
SÍNDROMES CLÍNICAS RESULTANTES DE LESÃO NOS NB:
1- Coréia de Huntington
2- Atetose
3- Hemibalismo
4- Doença de Parkinson: resulta da destruição difusa da subst. negra ou nas vias da dopamina, porém muitas vezes associadas a lesões do globo pálido e outras áreas relacionadas.
Caracteriza-se por: a) rigidez da musculatura do tipo plástico = tanto agonistas como antagonistas permanecem firmemente contraídos durante todo o movimento. Acredita-se que a rigidez Parkinsoniana resulte do excesso de impulsos transmitidos no sistema corticoespinhal, ativando os motoneurônios da medula (alfa e gama). Explicar pelo circuito.
b) tremor de repouso: é quase certo que a perda da influência inibitória da Dopa nos NB leva à uma atividade aumentada do circuito cortical-NB-tálamo-cortical, determinando uma oscilação que produz o tremor muscular. Qdo faz movi/os voluntários, o tremor desaparece, provavel/e porque os impulsos do controle motor vindos do córtex e cerebelo superam os impulsos anormais dos NB. Tratamento do tremor: microcirurgia destruindo o núcleo ventrolateral do tálamo (circuito dos NB ao córtex motor).
c) bradicinesia = diminuição de movimentos acinesia = incapacidade de iniciar o movimento. Presume-se que a perda da secreção de Dopa no núcleo caudado e no putâmen pelas fibras nigroestriadas permite uma atividade excessiva dos neurônios produtores de acetilcolina. Aí perde-se o equilíbrio entre as atividades excitatórias e inibitórias, levando à perda de função do sistema dos NB.
*Quadro clínico: Devido à rigidez e acinesia o pacte apresenta: - face inexpressiva; - tronco inclinado para frente; - marcha festinante.
*Tratamento médico: - medicamentoso: administração de L-dopa e medicamentos anticolinérgicos. - eletrocoagulação = coagulação dos núcleos ventrolateral e ventroanterior do tálamo.
*Reabilitação: - para aumentar o movimento preciso e diminuir a rigidez: 1- usar técnicasde relaxamento como: balanceio lento e cuidadoso; rotação de membros; dissociação de cinturas,etc. Posição sentada é melhor para o relaxamento porque em dorsal a rigidez pode aumentar.
2- Após diminuir a rigidez, o movimento pode ser iniciado: - uso de padrões simétricos amplos (tb. pode ADM); - facilitação neuromuscular proprioceptiva e iniciação rítmica; - trata/o pelo neurodesenvolvimento; - técnicas de mobilização; - uso de atividades funcionais; - reações de equilíbrio; - aumentar a expansibilidade torácica junto com exercs. de MMSSs, etc. - a dança de baile, salão é uma excelente terapia.

Continue navegando