Buscar

Exemplo de Questões para defesa escrita de TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDANDO PARA DEFESA DO TCC.
TEMA: PRINCIPAIS OFERTAS DE FRANQUIA POR NÍVEL DE INVESTIMENTO:
PARA PROFISSIONAIS DESEMPREGADOS QUE DESEJAM APLICAR A INDENIZAÇÃO EM UM NEGÓCIO PRÓPRIO
VOCÊ TERÁ 50MIN PARA DEFENDER SEU ARTIGO!
1 - Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
O artigo foi organizado com fontes confiáveis e de qualidade. Utilizei obras de teóricos renomados no assunto em questão, buscando pertinência em relação ao tema. Os aspectos teóricos apresentados que dão suporte ao estudo sobre profissionais desempregados no Brasil que possui capital, e a oportunidade em franquias como uma opção de negócio próprio. 
Primeiro para explicar o desemprego no Brasil pesquisei no IBGE o índice de desemprego nos últimos 15 anos, levantes os possíveis motivos embasada nos autores FIGUEIRA, OREIRO E SCHUMPETER, que relatam sobre a crise do plano real, a crise de 2008 no mercado imobiliário e a crise econômica. PRAXEDES apresentou os direitos de um profissional dispensado sem justa causa e em seguida aponto a franchising e seu nascimento e o pioneiro em franquias no Brasil segundo ANDRADE e REDECKER.
Utilizei TIEGHI, ANDRETTI e ANCONA para expor que o sucesso do estabelecimento depende de seu gestor, e o mesmo precisa se tornar um administrador completo para o sucesso de seu negócio. Como eu já imaginava. PLÁ aponta a importância da comunicação entre franqueador e franqueado, e ressaltou a importância de dominar o vocabulário das franquias para contribuir para a boa comunicação. Utilizei o SEBRAE para embasar as desvantagens de investir no sistema de franquias, porém mesmo com algumas desvantagens, PLÁ apontou vantagens significativas que complementam a afirmação de FREITAS sobre a porção cada vez maior no PIB brasileiro desde 2011. MARÓSTICA proporcionou que fosse apontado no artigo diferentes possibilidades de franquias de acordo com o capital do investidor.
 CHERTO E RIZZO me deram a base teórica para escrever sobre como analisar financeiramente as franquias para tomar uma decisão satisfatória, levantar o P&L, utilizando o payback para identificar o tempo de retorno de cada investimento e formulas e explicações para analisar e calcular os índices com relação a cada franquia do ponto de vista exclusivamente financeiro.
 2 - A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
Para a metodologia do meu trabalho, utilizei a pesquisa exploratória como forma de explanar melhor o tema e como procedimento para tal pesquisa foi feitos vários levantamentos bibliográficos em livros, revistas, artigos para construção dos argumentos. Utilizei documentos físicos e online. Levantei e apontei alguns autores e discuti principais conceitos que envolvem o assunto Franchising, demonstrando aspectos favoráveis e aspectos desfavoráveis do Sistema de Franquias. A metodologia utilizada foi a melhor encontrada para explicar o tema.
  3 - Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
 Em face de todo o exposto, considera-se que o investimento em franquias não é complexo, pois seu negócio iniciará desfrutando da credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, contando com o apoio de um franqueador, que já está fortalecido e renomado, e que contemplará os aprovados com orientações e treinamentos com o objetivo de zelar pelo seu nome/marca.
Apesar da crise, os desempregados que possuem algum capital, podem considerar o sistema de franquias como uma alternativa conveniente, pois este sistema inovador vem ganhando força ao longo dos anos e possui uma extensa opção de segmentos que se adaptam ao capital e as expectativas do investidor. 
A ênfase deste trabalho é apontar a franchising como uma opção favorável para os investidores sem experiência no mercado varejista, pois será oferecido ao franqueado todo um planejamento pré-determinado dentro de um plano de negócio.
Como todo negócio de renda variável, o sistema de franquias não é totalmente isento de acontecimentos indesejáveis, mas as assistências administrativas proporcionam um norte para o novo investidor, tal fato, torna esse sistema muito confiável.
 4 - O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
O problema: Encontrar uma franquia com aspectos favoráveis e retorno financeiro atraente é possível no âmbito de um investimento médio? Apostar em franquias de pequeno e médio investimento no Brasil é considerado uma decisão vantajosa em seu retorno no momento econômico atual?
Hipótese: Os investimentos com o menor risco encontram-se na área de franchising ou a parceria oferecida por eles, não é tão favorável comparado aos pontos positivos de um negócio independente.
 Objetivo Geral: Discutir a viabilidade da franquia para profissionais que tenham sido dispensados e desejam aplicar a indenização em um negócio próprio.
 Objetivos Específicos: 
a) Levantar índice de desempregados no Brasil e apontar direitos e orientações aos que estão sendo desligados em 2017;
b) Conceituar franquia e apresentar histórico para compreensão básica deste sistema;
c) Demonstrar aspectos favoráveis e desfavoráveis para aquisição de franquias e levantar as melhores opções no setor de franchising por nível de investimento até R$200.000,00 no cenário econômico atual do Brasil.
5 - Na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – aprende-se que o problema de estudo é a questão ou pergunta que se deseja responder, por meio da pesquisa realizada. A partir deste conhecimento, qual é o problema de pesquisa do seu trabalho? 
O problema: Encontrar uma franquia com aspectos favoráveis e retorno financeiro atraente é possível no âmbito de um investimento médio? Apostar em franquias de pequeno e médio investimento no Brasil é considerado uma decisão vantajosa em seu retorno no momento econômico atual?
6- A Metodologia utilizada em um trabalho acadêmico dirá quais foram os passos e ações empreendidas para se alcançar os resultados da pesquisa realizada pelo aluno. Desta forma, quais foram os passos e ações que realizou para que chegasse aos resultados alcançados em seu estudo? 
A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica. Serão levantados e apontados alguns autores por mim selecionados, discutindo principais conceitos que envolvem o assunto Franchising, demonstrando aspectos favoráveis e aspectos desfavoráveis do Sistema de Franquias, através de artigos, livros, revistas, entre outros.
7- A justificativa de um trabalho acadêmico revela as contribuições que a pesquisa realizada trouxe à sociedade e a grupos específicos. A partir da afirmativa, apresente a justificativa de seu trabalho. 
Independe do setor de atuação, a grande maioria dos brasileiros, desfrutou do pensamento de um dia possuir seu próprio negócio. Mas ao longo da vida, apenas os aventureiros consentem em dar este grande passo. Em geral, a decisão mais trabalhosa para os que precisam ter uma nova fonte de renda ou para aqueles que têm o desejo de investir em algo que dê a elas um retorno significativo é como e aonde investir. Pela privaçãode conhecimento da área de investimentos possuir um capital significativo sem objetivos futuros, tornou-se comum no meio dos inativos. Por outro lado é de se presumir a economia da indenização, pois no mercado em que vivemos hoje, apenas os mais instruídos se disponibilizam para ganhar um espaço neste mercado tão divergente. Casualmente, a franchising tem sido apresentada como uma alternativa de investimento fundamentado. O sistema de franquias proporciona praticidade para trabalhar, tendo a frente uma atividade que está sendo exercida com excelência por outros empreendedores, consequentemente bem sucedidos não importando qual seja o seu segmento de trabalho. 
Em meio a esse cenário, os que optarem pelas franquias evitaram as dificuldades primárias de um novo negócio. Segundo John J. O. Cymbaum (1999) o varejo vem se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje destaca-se como uma das melhores opções de comércio. No comércio, a franchising tem se destacado como possibilidade de estrutura para um negócio próprio, pois atuar no varejo demanda de maior capacitação. Não será necessária formação em administração para atuar neste sistema, uma vez que por trás de toda sua estrutura extraordinária, existe sempre um profissional da Administração pronto para auxiliar naquilo que for necessário dentro da Gestão do Negócio.
8- Quanto aos objetivos, uma pesquisa pode ser: 
Exploratória - proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode 
Envolver o levantamento bibliográfico, pode haver entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. 
Descritiva - descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados. 
Explicativa - identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência do fenômeno. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão de sua ocorrência. 
Em função das definições acima, em qual classificação a sua pesquisa se coloca? Justifique a sua resposta. 
NÃO ELABOREI UMA RESPOSTA.
9- Em um trabalho acadêmico não basta apenas determinar o Tema, é preciso fazer um recorte que encaminhe à delimitação, para que a pesquisa seja mais direcionada. No seu trabalho, qual foi a delimitação dada ao Tema? Justifique a sua delimitação.
NÃO ELABOREI UMA RESPOSTA.

Outros materiais