Buscar

09 aulas

Prévia do material em texto

HIST DOS POVOS INDÍGENAS  AULA 09
	
		1.
		"Na década de 1980, foi fundado o Movimento Negro Unificado que, com outras organizações parecidas, inclusive movimentos e ONGs que trabalham com a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, tem lutado para que negros e mestiços tenham a mesma oportunidade que o restante da população brasileira." Essa afirmação abaixo comprova:
	
	
	
	
	
	Que no Brasil, a discriminação é econômica e não racial;
	
	 
	Que a luta contra a discriminação no Brasil está longe de terminar.
	
	
	Que no Brasil há igualdade de oportunidades para brancos, negros e mestiços;
	
	
	Que graças à luta do Movimento Negro, não há mais discriminação racial no Brasil;
	
	
	Que não há discriminação racial no Brasil;
	
	
		2.
		Como a Lei Áurea lidou com os proprietários de escravos?
		
	
	
	
	
	Ressarciu alguns proprietários, somente aqueles que tinham até cinquenta escravos.
	
	 
	Não ressarciu os proprietários;
	
	
	Não ressarciu os proprietários imediatamente, mas após vários protestos eles foram indenizados;
	
	
	Ressarciu todos os proprietários parcialmente;
	
	
	Ressarciu todos os proprietários integralmente;
	
		3.
		A escravidão foi abolida em 1888, mas anos depois, no inicio da república, seu legado ainda se fazia presente. Em 1910 eclode uma revolta na Armada, e dentre seus principais motivos podemos destacar:
	
	
	
	
	
	A manutenção da proibição de casamentos inter-raciais
	
	
	A luta pelo voto negro
	
	
	A proibição dos negros de ingressarem no exército
	
	
	O impedimento dos negros de atuar em combate
	
	 
	A prática de castigos corporais na marinha
	
		4.
		Uma importante ação dos movimentos e organizações negras foi recuperar importantes figuras negras da história do Brasil. Hoje, a figura que melhor representa a luta dos afrodescendentes é:
	
	
	
	
	 
	Zumbi dos Palmares.
	
	
	Abdias do Nascimento.
	
	
	Princesa Isabel.
	
	
	João Cândido.
	
	
	José do Patrocínio.
	
		5.
		O ano de 1910 foi marcado pela luta dos marinheiros brasileiros pelo fim dos castigos corporais. Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Era um claro resquício da escravidão. O líder dessa rebelião foi:
	
	
	
	
	
	José Cândido;
	
	
	José Pedro;
	
	 
	João Cândido;
	
	
	João Pedro;
	
	
	Pedro Cândido.
	
		6.
		Assinale a resposta que demonstra a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata.
		
	
	
	
	
	Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou foram executados pelas forças oficiais. Um claro resquício da escravidão.
	
	
	Assim que os marinheiros se renderam, Hermes da Fonseca expulsou da Marinha todos os envolvidos e promoveu a prisão de vários deles. Um claro resquício da escravidão.
	
	
	O presidente Hermes da Fonseca sofreu pressões de vários setores da sociedade para encerrar o mais rápido possível o movimento revoltoso. Um claro resquício da escravidão.
	
	
	Os revoltosos ameaçaram bombardear capital do país se não tivesse as suas reivindicações a atendidas. Um claro resquício da escravidão.
	
	 
	Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Um claro resquício da escravidão.
	
		7.
		Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: "Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento.
	
	
	
	
	
	Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
	
	
	Ao serem escravizados os africanos abdicaram de toda sua cultura.
	
	
	Apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
	
	
	Ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
	
	 
	Mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo: I - Em 1871, o Senado Brasileiro promulgou a lei do ventre livre, que libertou as crianças nascidas à partir daquela data II - Os descendentes diretos de escravos eram proibidos de fazer parte dos movimentos abolicionistas. III - Em 1885 foi promulgada a lei dos sexagenários. Esta lei pouco alterou a estrutura da escravidão, pois libertava apenas as mulheres com mais de 60 anos. IV - A abolição da escravidão, ocorrida em 1888, extinguiu o cativeiro mas não significou a inclusão social dos escravos libertos. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	II e IV
	
	 
	I e IV
	
	
	III e IV

Continue navegando