Buscar

Genética do Cancer- Desafio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
 GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
	
GENÉTICA DO CÂNCER
 
					 MICHELLA PERUCHI
 VANESSA SOUZA
 LEANDRO GOES
 AMANDA PIRES
 GLEICE TOLEDO
 					 
Presidente Prudente – SP
2017
DESAFIO
Nomeie as proteínas responsáveis pelo controle dos sistemas de verificação, cite e descreva o primeiro ponto de verificação do ciclo celular. Defina as funções dos protoncogenes e dos genes supressores de tumor, e justifique suas mutações terrem efeito dominante e recessivo, respectivamente.
As proteínas responsáveis pelo controle dos sistemas de verificação são as Ciclinas, e as CDK’s que são proteínas que atuam como enzimas e tem capacidade de fosforizar outras proteínas. Essas duas proteínas se associam formando o complexo Ciclina-CDK, e quando ativos controlam eventos que acontecem durante o ciclo.
O primeiro ponto de verificação do ciclo celular, é na fase G1, na transição G1/S. Nele, a célula deve escolher entre se dividir ou não. Uma vez que a célula passa o ponto de checagem G1 e entra na fase S, ela se torna irreversivelmente comprometida com a divisão. A célula verificará tamanho, nutrientes, integridade do DNA e sinais moleculares positivos. Os proto-oncogenes e genes supressores de tumor são os mais relacionados à regulação do ciclo celular; Os proto-oncogenes codificam proteínas que ajudam a regular o crescimento e a diferenciação celular, ou seja, quando ativos estimulam a ocorrência da divisão. Já os supressores de tumor são responsáveis por produzir proteínas que atuam inibindo o ciclo, sendo assim , quando ativos, inibem a divisão celular. As mutações dos proto-oncogenes tem efeito dominante, pois apenas um alelo do gene precisa ser transcrito e estar ativo para que este desempenhe sua função de estimular a divisão celular, e os genes supressores de tumor tem efeito recessivo, já que os dois alelos do gene devem estar inativados para permitir o crescimento do tumor.

Continue navegando