Apol nota 8 discursiva nota 86 e objetiva nota 6 provas ja corrigidas de gestão educacional
6 pág.

Apol nota 8 discursiva nota 86 e objetiva nota 6 provas ja corrigidas de gestão educacional


DisciplinaEducação Ambiental6.042 materiais40.980 seguidores
Pré-visualização6 páginas
Apol nota 8
Questão 1/10
Leia o texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Fonte: Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação entre a educação e o processo de socialização, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. ( ) É por meio da educação que as construções culturais e políticas são repassadas aos sujeitos.
II.( ) A educação é responsável também pelo desenvolvimento social e construção da cidadania.
III.( ) Transmissão de conhecimento e formação par ao trabalho são os dois eixos que a educação deve promover aos sujeitos.
IV.( ) O respeito pelas dimensões locais, regionais e globais de uma sociedade são transmitidas, pela educação, além do processo efetivo de convívio social.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, a educação é a área fundamental para o processo de socialização dos indivíduos na sociedade. A educação, formal, ou informal, é o espaço que promove o processo de socialização dos indivíduos na sociedade. Seja por meio da escola, instituição formal e responsável pela formação social dos indivíduos, seja em espaços não formais de educação, que na atualidade torna-se cada mais expressivo, pois englobam múltiplos aspectos de interação social. A afirmativa III é falsa, pois a transmissão de conhecimento e a formação para o trabalho não as únicas funções da educação, ele deve promover o desenvolvimento social dos sujeitos. (Livro-base, p. 38)
 

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 2/10
Leia o texto abaixo:
 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Fonte: Fonte: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 39.
           
Considerando o relatório publicado por Jacques Delors (2006), que sistematiza a educação como um tesouro a ser descoberto, leia as sentenças a seguir, analisando-as o que a educação deve buscar:
 
I \u2013 Compreender a questão das comunidades locais, sempre contextualizando às questões globais.
II \u2013 Identificar a importância dos sistemas de ensino democráticos como estruturas de inclusão e participação.
III \u2013 Buscar universalidade da educação básica, sem qualquer distinção entre pessoas.
IV \u2013 Contextualizar o crescimento econômico local, mesmo sem articular com a correlação ao desenvolvimento global.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A escola tem como compromisso promover a socialização do conhecimento entre os indivíduos, além de, repassar o conhecimento historicamente construído pela humanidade, e atualmente há parcerias entre os sistemas de ensino para a promoção do conhecimento. (Livro-base, p. 40). A alternativa IV é falsa porque é preciso contextualizar o crescimento econômico mundial e sua correlação com o desenvolvimento humano, sobretudo em relação à importância estratégica da educação nesse contexto. (Livro-base, p. 40)

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.

	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.

	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Questão 3/10
O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir \u2013se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. O que são consideradas competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

(  ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados.

 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	B
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V

	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
Competências administrativas do conselho escolar: propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino. Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação. Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino é considerado uma competência pedagógica (p. 137)

	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F

	
	E
	V \u2013 V \u2013 V - F

Questão 4/10
Leia o texto:
 
Redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmo códigos de comunicação [...] Um estrutura social com base em redes é um sistema aberto altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio.
Fonte: CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999, p. 498. V1. A sociedade em rede.
 
O conceito de sociedade em redes está inserido no contexto social atual, sabendo disso, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) A complexidade do mundo atual, limita os espaços educativos a ampliar suas dimensões em redes de convívio social.
II. ( ) Atualmente, muitos espaços educativos estão inseridos em diversas redes.
III.( ) Aos educadores cabe compreender o papel que as redes exercem na estrutura social, mas sobretudo no espaço educativo.
IV. ( ) Na prática, a sociedade em rede ainda precisa evoluir para contribuir para o desenvolvimento global.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	F, V, V, F
As afirmativas II e III são verdadeiras, pois a inserção do conceito de sociedade em rede é fundamental para que educadores, compreendam o papel que esta exerce, atualmente, na estruturação social e, também, para a organização de espaços educativos, que muitas vezes, estão inseridos em redes diversas. (Livro-base, p. 37)
As afirmativas I e IV são falsas, pois a sociedade atual interage pelas redes, logo, os espaços educativos não podem limitar-se a não ampliar sua dimensão social em rede. As redes evoluem a cada dia, mas precisam respeitar o desenvolvimento local para contribuir para o desenvolvimento global. (Livro-base, p. 37)

	
	D
	V, F, V, F
 

	
	E
	F, F, V, V

Questão 5/10
Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino com um todo e de coordenação das escolas em especifico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas.
LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional.3ed. Petrópolis: Vozes,  2008 (p. 35)
De acordo com Bartnik (2011), autora do livro base da disciplina, a aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da