Buscar

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Prévia do material em texto

DIREITO
Direito Penal III
Introdução
-O texto a seguir aborda o assunto de uma forma sucinta, de maneira a explicar sobre as medidas de segurança.
Das medidas de segurança
-Medida de segurança é uma espécie de sanção penal que, tem como finalidade prevenir que o agente que praticou o fato típico e ilícito volte a praticá-lo. Logo a medida de segurança tem finalidade preventiva e não punitiva.
É aplicada somente ao inimputável e ao semi-imputável, que pela sua ação ilícita mostra periculosidade.
O Brasil atualmente adota o sistema vicariante, onde o juiz pode aplicar a pena ou medida de segurança, mas nunca as duas poderão ser aplicadas ao mesmo tempo ao mesmo agente.
Segundo Capez os pressupostos para esta sanção penal são:
Prática do crime
Potencialidade para novas ações danosas
Espécies:
Art. 96 CP- As medidas de segurança são:
Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, á falta, em outro estabelecimento adequado;
Sujeição a tratamento ambulatorial;
O cumprimento da medida de segurança se dará depois de transitado, julgado a sentença, expedida a guia para a execução e o Ministério Público ser certificado.
Segundo o artigo 797 CP o prazo mínimo para aplicação desta é de um a três anos, entre as primeiras avaliações médicas e o laudo final, que será usado para aplicação da sanção cabível.
O absolutamente incapaz e sentenciado, deverá ser internado até não oferecer risco á sociedade, sendo avaliado por profissionais qualificados e que foram nomeados pelo juiz de execução responsável pelo caso, o laudo sempre deve ser fundamentado.
Já no caso do semi-imputável fica a critério do juiz se ele vai ter tratamento ambulatorial e poderá ter sua pena reduzida de um a dois terços.
A desinternação sempre será condicional, sendo que dentro de um ano se o agente praticar ato que indique periculosidade ele volta à internação para tratamento psiquiátrico.
Pois bem, sendo um Estado Constitucional Democrático de Direito as medidas de segurança devem seguir e respeitar os princípios e garantias fundamentais para que o agente tenha seus direitos respeitados.
Bibliografia
Curso de Direito Penal - Parte Geral - Vol. 1-Fernando Capez;
pedroaraujoprog.jusbrasil.com.br
http://www.direitonet.com.br
http://www.planalto.gov.br
Presidente Prudente- 2017

Continue navegando