Buscar

Construindo Conhecimento

Prévia do material em texto

Durante todo o período colonial, os portugueses e colonos nascidos na América utilizaram os índios não só como mão de obra barata (ou então escrava), mas também fizeram uso de seus saberes. São exemplo desses saberes:
		
	
	
	
	 
	A capivara;
	
	
	O uso da pólvora;
	
	
	O canibalismo;
	
	
	A capoeira;
	
	 
	A coivara.
	
	
	
		2.
		Na ata de criação do SPI consta o nome do órgão como Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais. O objetivo era, portanto, aproveitar a mão de obra indígena na agricultura e adaptar os nativos ao convívio em sociedade. Para isso foram criadas escolas e oficinas de trabalho - e também se construíram casas. As aldeias foram fragmentadas, separando famílias e misturando etnias. Assinale a reposta que MELHOR DEFINE o resultado dessa iniciativa.
		
	
	
	
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração fomentou a disseminação da cultura indígena.
	
	
	O SPI promoveu o extermínio da população nativa, ameaçando fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a aculturação indígena.
	
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para o desenvolvimento econômico nos estados onde ficavam essas áreas.
	
	
	
		3.
		O SPI foi um dos primeiros órgãos criados para administrar a questão indígena no Brasil. Seu modelo, depois debatido e reformulado quando foi substituído pela FUNAI, previa:
		
	
	
	
	
	A busca pelo direito de voto dos indígenas
	
	
	A defesa do direito de autodeterminação dos povos indígenas.
	
	 
	O não reconhecimento das tribos indígenas, a fim de assimila-los.
	
	 
	A integração do indígena a sociedade brasileira
	
	
	O isolamento dos indígenas
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Assinale a alternativa que aponta as razões para e extinção do SPI.
		
	
	
	
	 
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	
	Recursos ilimitados, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas;
	
	 
	Recursos ilimitados, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas.
	
	
	Poucos recursos, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de genocídio;
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
	 
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	
	
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	
	
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	
	 
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	
	
	
		6.
		Em relação às terras tradicionalmente ocupadas pelos índios podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Na legislação brasileira terra indígena é "a terra tradicionalmente ocupada pelos índios, por eles habitada em caráter permanente, utilizada para as suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar e para à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições."
	
	
	As terras indígenas poderão, após deliberação do Congresso Nacional, ser desocupadas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
	
	
	As terras indígenas terão prioridade na autorização ou concessão para pesquisa e lavra dos recursos e jazidas de minerais garimpáveis, nas áreas onde estejam atuando, as cooperativas de atividade garimpeira.
	
	
	As terras indígenas são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis, ressalvadas as hipóteses previstas em lei complementar.
	
	
	As terras indígenas poderão, com autorização do Congresso Nacional e ouvidas as comunidades afetadas, ter seus recursos hídricos aproveitados, excluídos os potenciais energéticos, ficando-lhes contudo assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O movimento negro tem atuado de forma decisiva no debate das questões raciais brasileiras. Ainda que pesquisas acadêmicas já apontassem para a existência de preconceito racial na sociedade, coube ao movimento negro:
		
	
	
	
	
	Estimular as pesquisas acadêmicas sobre o assunto, restringindo a questão racial ao debate nesta esfera.
	
	 
	Defender o princípio da democracia racial, exposto por Gilberto Freyre.
	
	
	Rejeitar as politicas afirmativas, o que tem levado a extinção das politicas de cotas.
	
	 
	O papel de ampliar esta discussão, trazendo estas questões para a esfera publica que se traduziriam na pressão pelas leis contra as praticas racistas.
	
	
	Propor a ampliação das cotas, não somente raciais, mas também por gênero.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O Movimento negro unificado se posicionou contra as teorias de branqueamento, social e culturalmente, defendendo:
		
	
	
	
	
	A criação de instituições voltadas, exclusivamente, para a educação de afrodescendentes.
	
	
	A assimilação dos negros na sociedade, com a adoção de valores europeus estabelecidos como a religião católica.
	
	 
	O direito de voto dos negros
	
	 
	A Valorização das tradições de origem africana
	
	
	A adoção do cristianismo como valor nacional

Continue navegando