Buscar

Trabalho em Grupo ED X A evolução da mulher no mercado de trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho em Grupo- TG
A evolução da mulher no mercado de trabalho
Pamella dos Santos Mendes
R.A.: 1500817- Turma: 2014
Polo: Nova Friburgo- RJ
Ano 2016
Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho. ROSSI, Lucas. Poucas e sem poder. Revista Exame, São Paulo, n 24, p. 132-134, dez 2014. “No começo de outubro, numa conferência nos Estados Unidos em que se discutia o espaço das mulheres em empresas de tecnologia, o indiano Satya Nadella, presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft, falou que as mulheres não deveriam pedir aumento salarial. ‘Trata-se de ter fé que o sistema lhes dará isso quando chegar a hora’, disse Nadella. Como esperado, a declaração gerou celeuma. O executivo até tentou atenuar. Naquela mesma tarde, enviou um e-mail a todos os funcionários da Microsoft pedindo desculpas por ter se expressado mal. Para limpar mesmo a barra, Nadella falou na reunião anual de acionistas, em novembro, que pretende aumentar a diversidade na empresa”. (sic)
A mulher no mercado e o preconceito.
Como já estudado nestas duas unidades a presença da mulher vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho e no mundo intelectual, com sua história marcada por lutas, determinação, lágrimas, alegrias, mortes, cuidado com a família e esperança. 
E tem sido demonstrado de como as mulheres são tão capacitadas quanto os homens para muitas funções, claro que cada gênero possuí suas características físicas e emocionais diferentes, mas elas com sua ampla visão, docilidade, inteligência vem tomando espaço de grandes empresas, fazendo a diferença com trabalho duro, não apenas na cia, mas dentro de suas casas também. 
Entretanto ainda existe o preconceito e as barreiras provindas da liderança de empresas, e muitas vezes até da própria mulher em aceitar cargos cheios de estereótipos de seu perfil profissional, como podemos ver nesta situação o senhor Satya Nadella de uma empresa renomada como a Microsoft, evidenciando esse preconceito da evolução da mulher no mundo do trabalho, como se não fosse merecido um aumento salarial, que para homens sempre padrão e normal, a mulher não trabalha menos e nem é inferior que o homem para tal comentário infeliz. 
Mas a sociedade tem mudado sua visão quanto a esta realidade, empresas que abrem portas para as mulheres, que trabalham com o bom senso, justiça e igualdade de gêneros, promovendo um ambiente confortável e seguro para ambos, são vistas com ótimos olhares, e concorridas para se fazer parte delas. Este é o futuro, homens e mulheres juntos trabalhando nas empresas, sem diferenciação, mas a união para ser feito um ótimo trabalho.
Quanto mais mulheres financeiramente independentes, mais os mercados voltados para elas crescerão e prosperarão, sendo benéfico até para a economia do país. E não serão obrigadas a muitas vezes se prender a um relacionamento para manter o sustento dos filhos.
A mulher é essencial na sociedade, na família e no mercado de trabalho.

Outros materiais