Buscar

AV2 Gestão de Projetos Tecnológicos

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0212_AV2_201301853641 » GESTÃO DE PROJETOS TECNOLÓGICOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	GIOVANNI MASSIMO MARIA ROSSI
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 31/05/2017 21:28:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201302507804)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você está pensando em abrir uma empresa: uma delas a comercialização de produto(s). Por outro lado, alguns amigos seus, o convidaram a "montar" uma consultoria para realizar projetos de engenharia, pois afinal, você já está terminando seus estudos, porém surgiu uma dúvida que você ira explicar, como é e organização por projetos e qual a importância do gerente de projetos:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O gerente de projetos tem autoridade local sobre o projeto e membros da equipe; Os recursos da organização são destinados ao projeto e ao esforço do projeto ; Os integrantes da equipe trabalham no mesmo espaço físico; A lealdade é cultivada em torno do gerente de projetos, não mais em volta do gerente funcional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302560768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não é de hoje que uma empresa pública, tem um timing diferente em relação às empresas privadas e do mercado. O que vemos na prática são processos de aquisição praticamente e totalmente amarrados e restritos pela lei das licitações e suas congêneres. Em uma abordagem de gerenciamento de riscos, isso torna o projeto no setor público um plano usualmente mais arriscado que um projeto privado, por diversos motivos, dos quais você precisa citar duas, conforme o conteúdo estudado.
		
	
Resposta: no setor publico, por ser um ambiente funcional, acaba sendo menos eficiente nas tomadas de decisões. Cada funcionário obedece diretamente a um gerente, ficando o gerente de projetos com quase nenhuma autoridade/comando nas ações. as politicas publicas nem sempre beneficiam tais atividades, e também não tem o mesmo compromisso com divulgação, mídia, etc...
	
Gabarito: Respostas possíveis As aquisições e as contratações; Descontinuidades: mudanças ocasionadas pelos mandatos ou sucessões políticas que não dão continuidade a projetos anteriores, ou ainda "rasgam" ou emendam o termo de abertura e a declaração de escopo, por exemplo, com o projeto já em andamento; Ambiente de negócios:
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302653002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gerenciamento de projetos pode se dividir em três elementos. Quais são eles?
		
	
	Processos, Pessoas e Finanças
	
	Sistemas, Pessoas e Ferramentas de Apoio
	 
	Processos, Pessoas e Ferramentas de Apoio
	
	Processos, Sistemas e Ferramentas de Apoio
	
	Processos, Pessoas e Sistemas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302508373)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você está analisando alguns impactos ambientais que um projeto de implantação de uma indústria química trará para uma pequena cidade do interior do estado, além, evidentemente a geração de empregos e arrecadação de impostos. Porém, devido aos custos, um sistema de filtragem de resíduos líquidos, será implantado apenas no segundo semestre do início de atividades da mesma, ocasionando um provável desequilíbrio e poluição do rio que corta a cidade. Analise quem são os stakeholders indiretos. I. Diretores e patrocinadores do projeto que habitam fora da cidade. II. Pessoas que habitam na cidade e trabalham ou não na empresa. III. Habitantes das cidades próximas da cidade onde será instalada a indústria IV. Políticos e empresários concorrentes, habitantes na cidade. Assinale as assertivas verdadeiras.
		
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302183394)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Empresa Stor Age, está negociando com um fornecedor local a análise em conjunto de um projeto de engenharia de software para a distribuição em apps de redes sociais. Porém eles estão encontrando dificuldades pois a EAP/WBS não contempla a declaração correta de que parte do projeto?
		
	 
	Escopo
	
	Qualidade
	
	Riscos
	
	Tempo
	
	Aquisições
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302065533)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em cada fase do projeto estaremos evocando os processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Em Gestão de Projetos, qual processo não faz parte do grupo de execução?
		
	
	Distribuir informações
	 
	Identificar as partes interessadas
	
	Gerenciar partes interessadas
	
	Realizar aquisições
	
	Gerenciar os aspectos comportamentais
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302065538)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se já sabemos que teremos que conviver com mudanças, o melhor é planejar logo como controlá-las. No PMBoK temos um processo para isto. Qual é o processo que revisa todas as requisições de mudanças e gerencia mudanças?
		
	
	Monitorar e controlar o trabalho
	 
	Realizar o Controle integrado de mudanças
	
	Controlar o escopo
	
	Verificar o escopo
	
	Finalizar o trabalho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302065571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual seria uma razão importante para a criação do relatório de conclusão do projeto? Das alternativas abaixo, qual responde corretamente a pergunta?
		
	
	Somente após este relatório podemos obter a aprovação do cliente
	 
	Para servir como referência em projetos futuros
	
	Para determinar os objetivos do projeto
	
	Para desmobilizar as equipes envolvidas
	
	Para informar a equipe do projeto que o projeto terminou
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302065583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A nossa sociedade historicamente vem vivendo diversos problemas e, na busca da melhoria da realidade social indesejada que temos, atualmente as organizações públicas com suas demandas políticas e sociais buscam oferecer respostas por meio de programas ou projetos elaborados com a finalidade de transformar e melhorar estas realidades. Das alternativas abaixo qual é aquela que está em conformidade com o texto apresentado?
		
	 
	As contratações por organizações especializadas podem ocorrer principalmente pela falta de cultura no setor público em elaboração de projetos e pela complexidade dos conhecimentos exigidos para atuar na área de projetos.
	
	Os órgãos públicos, tanto federais quanto estaduais ou municipais nunca contratam organizações especializadas privadas para elaborar seus projetos.
	
	As ações no setor privado são direcionadas de acordo com o que é determinado ou permitido por lei.
	
	As ações no setor público são direcionadas de acordo com o que não é proibido por lei.
	
	É importante entender que a mesma metodologia utilizada para elaborar projetos no setor privado nunca poderá ser utilizada para elaborá-los no setor público.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302065592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A literatura recomenda que você pense além do seu dia-a-dia, considere o futuro, coisas que você quer festejar, realizar ou coisas sonhadas e que precisam ser planejadas. Das alternativas abaixo, assinale aquela errada em relação a conformidade com o texto?
		
	
	Tome as rédeas do seu destino.
	 
	Os últimos 40 anos de vida acontecerão sempre sem preocupação com o trabalho.
	
	Seja empreendedor.
	
	Procure a arte da autogestão.
	
	Busque o equilíbrio vital, que compreende atividades diversas.

Continue navegando