Buscar

Av1 e Av2 Tópicos em Libras 2017.01

Prévia do material em texto

Disciplina:  TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO		AV1 - 2017.01
	 1a Questão (Ref.: 610210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra apresentada em datilologia, abaixo, corresponde ao nome de:
	
	
	Uma marca de carro
	
	Um animal
	
	Um lugar
	 
	Uma cor
	
	Uma comida
	 2a Questão (Ref.: 239591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
		
	
	um país de Ásia.
	
	uma civilização perdida.
	
	uma ilha do Pacífico.
	
	um país de América do Norte
	 
	um país da América Latina
	 3a Questão (Ref.: 638191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a ÚNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais:
		
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Fragmentação, Movimento, Orientação, Expressões Manuais e Corporais.
	 
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais.
	
	Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões gestuais e mímicas.
	
	Configuração de gestos, Ponto de Articulação, Topicalização, Expressões Faciais e Corporais.
	
	Datilologia, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais.
		
	 4a Questão (Ref.: 132343)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
	
	
	Sinal soletrado e composto.
	 
	Ponto de articulação e orientação.
	
	Múltiplas combinações.
	
	Primeiras combinações.
	
	Datilologia e sinal único.
	 5a Questão (Ref.: 657226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, considera-se a pessoa surda:
		
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando seu idioma oral principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura auditiva principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ser surdo e mudo, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura ouvintista principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	 
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências orais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	 6a Questão (Ref.: 633589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na história da educação de surdos podem ser observadas posturas que vão desde o oralismo até o bilinguismo. Dos princípios inerentes a essa última, pode-se concluir que:
		
	 
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a terceira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira dos cegos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a segunda língua dos surdos não significa que sejam capazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos ouvintes não significa que sejam incapazes de aprender LIBRAS.
	 7a Questão (Ref.: 238102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	 8a Questão (Ref.: 620325)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
		
	
	Os professores e alunos ouvintes não poderão usufruir dos serviços e competências interpretativas do intérprete de LIBRAS, já que nunca tiveram interesse pela LIBRAS.
	
	Os surdos oralizados, também compreendidos como deficientes auditivos, seguem um modelo ouvintista sobre a surdez, mas podem aprender a LIBRAS na fase adulta, no entanto não tem direito a usufruir da presença do intérprete de LIBRAS.
	
	O surdo pode ter domínio básico da LIBRAS, desde que tenha precocemente acesso à língua portuguesa para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	 
	É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	Os deficientes auditivos podem usufruir da presença do intérprete de LIBRAS, mesmo sendo surdos oralizados, não usuários da LIBRAS.
	 9a Questão (Ref.: 610306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
		
	
	Uma minoria gestual.
	 
	Um minoria linguística.
	
	Uma minoria universal.
	
	Uma minoria visual.
	
	Uma minoria irreal.
	 10a Questão (Ref.: 238129)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagemna idade escolar.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
Disciplina:  TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO		av2 - 2017.01
	 1a Questão (Ref.: 239104)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), em português é definida como: 
	
	
	Lugar onde se guardam louças.
	
	Lugar onde se guardam roupas.
	
	Lugar onde se guardam facas.
	 
	Lugar onde se guardam veículos
	
	Lugar onde se guardam materiais de limpeza.
	 2a Questão (Ref.: 238061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e:
		
	 
	Orientação
	
	Largura
	
	Dinamização
	
	Volume
	
	Tamanho
	 3a Questão (Ref.: 610243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Assinale a ÚNICA opção correta:
	
	
	Linguagem Gestual Brasileira
	
	Língua de Sinais Kaapor
	
	Linguagem Brasileira de Sinais
	
	Língua Gestual Brasileira
	 
	Língua Brasileira de Sinais
		
	 4a Questão (Ref.: 234529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
	 5a Questão (Ref.: 610306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
		
	 
	Um minoria linguística.
	
	Uma minoria gestual.
	
	Uma minoria universal.
	
	Uma minoria irreal.
	
	Uma minoria visual.
	 6a Questão (Ref.: 132836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em comparando à língua portuguesa, temos no sistema pronominal da LIBRAS a seguinte assertiva:
		
	
	Formado por cinco pessoas do discurso
	
	Formado por duas pessoas do discurso.
	
	Formado por seis pessoas do discurso.
	 
	Formado por três pessoas do discurso.
	
	Formado por quatro pessoas do discurso.
	 7a Questão (Ref.: 132845)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a ordem frasal na LIBRAS, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	A LIBRAS possua uma ordem flexível.
	 
	A LIBRAS possua uma única ordem fixa.
	
	A LIBRAS admita a ordem SVO.
	
	A LIBRAS admita a ordem SOV.
	
	A LIBRAS admita a ordem OSV.
	 8a Questão (Ref.: 610276)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
		
	 
	Verbos não-direcionais.
	
	Verbos direcionais.
	
	Verbos manuais.
	
	Verbos espaciais.
	
	Verbos visuais.
	 9a Questão (Ref.: 610261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:
		
	
	Não tem relação com a produção de sinais.
	 
	Compõe a produção de sinais.
	
	Serve somente para enfatizar.
	
	Não faz parte da produção dos sinais.
	
	Não tem importância.
	 10a Questão (Ref.: 134270)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:
		
	
	O poeta exagera na importância da LIBRAS na vida dele. Porque a LIBRAS é uma linguagem , logo ele pode buscar outros meios de comunicação.
	 
	O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
	
	O poeta é indignado por ser surdo.Na verdade ele queria ouvir, ao invés de nos perguntar se podemos escutar o que ele diz.
	
	O poeta expressa o desejo de ser oralizado.Isso está claro quando uso o termo "escute" que é parte perceptível das línguas de modalidade oral auditiva.
	
	Para o poeta a LIBRAS deveria ser abandonada para que ele oralizasse. Seu desejo de ouvir é tão grande que faz utopia entre ouvir e sinalizar.

Continue navegando