Buscar

ESTUDO DE CASO Controle de Qualidade e Toxologia de Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Edificação e Instalação 
Estão inadequados pois devem conter um fluxograma de processos para evitar contaminação cruzada, renovar pisos devido a penetração permanente de insetos e outros animais por ser muito antigo.
Higienização das Instalações
Está inadequado pois as instalações devem estar em quadros tipo embutidos para facilitar a higienização do ambiente. 
Controle Integrado de Pragas e Vetores Urbanos 
Está inadequado pois deve se previnir também as rachaduras em paredes, instalação de telas, armadilhas de água na rede esgoto, construção e manutenção de áreas de manipulação de alimentos, abas ou colares por onde entram a eletricidade e encanamentos e manutenção adequada em todas as instalações.
Abastecimento de Água
Está inadequado pois deve sempre se fazer limpeza na caixa d’água e ser construída de forma a previnir a contaminação.
Manejo de Resíduos
Está inadequado o funcionário que exerce serviço na produção jamais deve atuar no manejo de resíduos, sendo que esses devem ser feitos por outras pessoas para evitar contaminação cruzada. 
Equipamentos, Moveis e Utensílios
Está inadequado pois deve estar em bom estado de conservação e de funcionamento, não devendo possuir parafusos, porcas, rebites, ou partes moveis que possam cair acidentalmente no produto. 
Higienização dos Equipamentos e maquinas, e dos moveis e utensílios 
Está inadequado pois devem ser feitos a higienização e desinfecção e não somente a limpeza para um controle maior na eliminação de pragas. 
Manipuladores 
Está inadequado pois os manipuladores devem passar por treinamento anets de serem contratados, possuir uniformes adequados de manuseio e não permanecer com adornos durante os procedimentos. 
Matéria-prima, Ingredientes e Embalagens 
Está inadequado pois devem ser elaborados planos de controle na recepção como inspeção dos alimentos NBA hora de chegada, temperatura de transporte no caso de produtos que necessitam de frio características organolépticas e rastreabilidade (origem, local de abate, procedência das carnes, etc..)
Rotulagem e Armazenamento 
Está Inadequado o armazenamento de produto deve ser sempre feito em áreas especificas e adequadas para as matérias primas, separadas daquelas reservadas aos produtos químicos, material de embalagem e produtos acabados, deve haver especificação nas rotulagens, bem como data de fabricação e validade. 
Controle de Qualidade do Produto Final 
Está inadequado pois para se ter um resultado com eficácia o produto deve ser inspecionado durante seu processo, controlando peso, medidores de tempo, temperaturas, pressão e detectores de metais devem estar em boas condições, aferidos periodicamente para evitar desvios de padrões. o responsável técnico deve usar metodologia apropriada de avaliação dos físicos de contaminação dos alimentos nas diversas etapas de produção e intervir sempre que necessário para assegurar a produção de alimentos seguros e com resultados esperados.
Transporte do Produto Final 
Ausência de detalhes 
Documentação 
Ausência de detalhes

Outros materiais