Buscar

BDQ 64 QUESTÕES

Prévia do material em texto

1- Em que consiste a biorremediação? 
A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover -remediar- contaminações no ambiente. 
2- Segundo Byrnes (1994), na organização de um programa de amostragem para uma área específica devem ser definidos alguns critérios. Quais são? 
Objetivos da amostragem de solo, necessidade e utilização dos dados e programa de amostragem. 
3- Existe uma variedade muito grande de métodos geofísicos utilizados nos estudos ambientais, porém, quais são os principais e mais adequados métodos, que comumente são aplicados à investigação da contaminação do solo e da água subterrânea? 
Georradar, eletroressistivos, eletromagnéticos e magnetometria 
4- Como é efetuado ou no que consiste o ensaio de palheta ou Vane Test? 
O ensaio consiste em cravar a palheta (em formato de cruz) inserida até a posição desejada para a execução do teste. Visa eliminar qualquer atrito da haste da palheta de teste com o solo e elimina interferências nas medidas de resistência. 
5- Comente a importância da biorremediação para casos de contaminação por hidrocarbonetos:
A biodegradação do petróleo por microrganismos nativos representa um mecanismo onde os contaminantes são degradados. 
6- Conceitue área contaminada 
Local onde há presença de seres patogênicos ou concentração de substancias nocivas à saúde humana ou impacte o meio ambiente. 
7- O inclinômetro permite determinar quais fenômenos em sua sequência de leitura no tempo? 
Observar deslocamentos horizontais. As leituras feitas em sequencias temporais permitem avaliar a progressão de possíveis movimentos do talude, e até mesmo localizar a profundidade de eventual superfície de ruptura. 
8- Qual a vantagem do método de bombeamento e tratamento? 
A vantagem desse método é por ser muito eficiente para a remoção de grandes volumes de contaminantes. Pode interromper migração de plumas e criar cones de depressão para auxiliar remoção de fases livres leves não aquosas. 
9- Para a seleção de um método geofísico a ser empregado, o ideal é ter o conhecimento da geologia local, das características físico-químicas das aguas subterrâneas e do contaminante, do tipo de descarte efetuado e involucro utilizado e da proximidade de edificações e instalações. Dentre os aspectos mencionados, dois deles são preponderantes e decisivos na escolha do método geofísico a ser empregado. Quais são? 
O tipo de contaminação e o ambiente geológico onde está disposto o contaminante. 
10- O que correspondem os marcos superficiais de deslocamento maciços? 
Pontos de referência fixos para controle dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço.
 
11- A biorremediação compreende duas técnicas, são elas? 
Bioestimulção e bioaumentação 
12- Qual é uma das principais vantagens da aplicação de técnicas geofísicas em relação aos métodos tradicionais e sua relevância em relação à contaminação subterrânea? 
É a rapidez na avaliação de grandes áreas com custo relativamente menor. Além disso, os levantamentos geofísicos propiciam a execução de perfis contínuos, possibilitando a identificação com maior precisão das variações laterais decorrentes das mudanças litológicas ou originadas pela presença da contaminação subterrânea. 
13- A estimativa de custos para uma remediação será efetuada tomando se por base valores experimentais, medidas remediadoras comparáveis, pedidos de orçamentos sem compromisso e literatura técnica, após a avaliação técnica dos cenários de remediação. A estimativa de custos constitui a base do cálculo de custo/benefício. Para poder efetuar uma comparação, os custos devem ser divididos em alguns itens. Quais são? 
Serviços preliminares, atividades principais, serviços de acompanhamento da obra e processos e serviços futuros. As verbas para imprevistos devem ser contabilizadas separadamente e não incluídas entre as despesas adicionais além do mais, cada item deve ser acompanhado de um comentário sobre a destinação da verba de modo a permitir a compreensão de todos os serviços envolvidos. 
14- Sabe-se que os inclinômetros são instrumentos utilizados para medir ângulos de inclinação e elevação e existem vários tipos. Qual seria o mais simples conhecido? 
Um simples pêndulo. 
15- Para que serve um inclinômetro? 
É um instrumento que serve para medir deslocamentos horizontais dentro do terreno.
16- Em relação à geofísica aplicada à detecção da contaminação do solo e das aguas subterrâneas, o que são métodos geofísicos? 
São técnicas indiretas de investigação das estruturas de superfície através da aquisição e interpretação de dados por instrumentos e que são caracterizados como métodos não invasivos ou não destrutivos. 
17- Em que consiste o ensaio CPTU? 
Na cravação vertical a pressão de um cone no solo a uma velocidade constante de 2 cm/seg. 
18- Por que o Standard Penetration Test (SPT) é a mais popular, rotineira e econômica ferramenta de investigação praticamente em todo mundo? 
Simplicidade do equipamento, baixo custo e obtenção de um valor numérico de ensaio que pode ser relacionado através de propostas não sofisticadas, mas diretas, com regras empíricas de projeto. 
19- O monitoramento geotécnico é normalmente realizado por meio de vistorias sistêmicas e periódicas e com o uso de uma série de instrumentação constituída de no mínimo: 
Por marcos superficiais de deslocamentos verticais e horizontais, medidores de nível d’água e piezômetros. 
20- Comente duas vantagens da biorremediação. 
A biodegradação de substancias perigosas, baixo custo comparado a outras técnicas, atinge concentrações ambientalmente aceitáveis para o solo. 
21- O registro da concentração de vapores orgânicos no solo é dado em qual unidade? 
É dado em ppm. 
22- Para que serve a FITORREMEDIAÇÃO? 
Fitorremediação é o uso de plantas para remover, imobilizar ou tornar inofensivos ao ecossistema, contaminantes orgânicos e inorgânicos presentes no solo e na água. 
23- Como a investigação de campo pode auxiliar o engenheiro civil em um projeto? 
Na elaboração de estudos e levantamentos de informações a respeito do solo onde será implantado o empreendimento. 
24- As placas de recalque possuem a função e o monitoramento semelhantes aos marcos. Quando elas são instaladas em relação aos terrenos? 
Em conjunto com a subida do aterro. 
25- Existem alguns fatores determinantes na medida SPT e também existem diferentes técnicas de perfuração, equipamentos e procedimentos de ensaios em vários países provocados por fatores locais bem como o grau de desenvolvimento nestes países. Quais as principais diferenças que podem ser encontradas? 
Uma desvantagem é não possuir um procedimento predefinido internacionalmente. As principais diferenças estão no procedimento com a profundidade que a haste penetra para colher um a amostra de solo, mudando-se assim o número de golpe. 
26- O ensaio de palheta, ou VANE TEST, é tradicionalmente empregado na determinação de que tipo de resistência? 
Ao cisalhamento de argilas moles não saturadas, submetidas à carregamento drenado. 
27- O ensaio pressiométrico tipo MÉNARD permite avaliar através de correlações, os seguintes parâmetros: 
Módulo de elasticidade do solo (E). 
28- O ensaio STP – STANDARD PE NETRATION TEST – é uma das m ais populares e econômicas ferramentas para investigação em praticamente todo o mundo e permite algumas indicações. Quais delas? 
Uma indicação de solos granulares. 
29- As áreas contaminadas apresentam um quadro muito variável também no que se refere às concentrações e distribuição dos contaminantes na matriz do solo. Pode-se considerar a possibilidade de ocorrência de contaminantes nas seguintes fases: 
Dissolvida, quando o contaminante se encontra em meio aquoso. 
30- Oferecer subsidio para concepção e detalhamento de um projeto de remediação, que seja tecnicamente adequado,legalmente cabível, para cada situação de contaminante, visando prevenir danos presentes ou futuros ao meio ambiente, à saúde humana e segurança pública é a? 
Finalidade da investigação para a remediação. 
31- O plano de remediação a ser definido para uma área deve contemplar o que? 
Objetivo e escopo da remediação. 
32- A constatação, pelo órgão ambiental competente, de que uma determinada área contaminada representa um risco para saúde humana e segurança pública, a partir dos resultados de um estudo de investigação detalhada e avaliação de risco, constitui o ponto de partida para o que? 
Para a definição da concepção da remediação, com vista ao uso pretendido para área.
33- O posicionamento dos poços de extração depende do objetivo pretendido. Quando o objetivo é eliminar o máximo possível de contaminantes, os poços são geralmente locados em que posição?
	São locados imediatamente a jusante da fonte de contaminação ou no núcleo mais concentrado da pluma.
34- Se o objetivo for conter o avanço da frente da pluma, para evitar impactos a receptores sensíveis, nos casos em que a pluma esteja migrando para fora dos limites da área, ou esteja próxima ou já atingindo um receptor, onde os poços são locados?
	São locados nos limites da pluma de contaminação.
35- O método de bombeamento e tratamento de águas subterrâneas também é bastante empregado para o quê?
	Para a contenção hidráulica de plumas de contaminação.
36- O objetivo da amostragem do solo é assegurar a obtenção de informações confiáveis a respeito da existência, concentração e distribuição na área investigada de determinadas substâncias, de acordo com o objetivo da fase de investigação para a qual foi desenvolvida. Dessa forma, os seguintes fatores devem ser considerados na elaboração de um plano de amostragem do solo. Quais são?
Distribuição dos pontos de amostragem; Número de pontos de amostragem; Profundidade de amostragem; Quantidade de amostra necessária – tamanho da amostra; Amostras simples e compostas; Protocolo de amostragem e preparação de amostras de solo; Técnicas de amostragem.
37- Quais são os instrumentos mais simples e conhecidos na área da geotecnia para o monitoramento do lençol d’água?
	Piezômetro e Medidor de nível d’água 
38- Um cenário de remediação descreve uma hipótese de execução de medidas remediadoras para uma área contaminada ou subdivisões da mesma, considerando técnicas e processos de remediação ou a sua combinação, incluindo todos os serviços de preparação, acompanhamento e pós-tratamento. Deverão ser considerados ainda, de acordo com o estado da técnica, todos os meios contaminados, o uso anterior e o uso futuro da área, bem como todas as condicionantes específicas da localização. Cada cenário de remediação tem que satisfazer as regras e disposições legais, bem como as ordens e orientações fixadas pelos órgãos ambientais e demais autoridades públicas para o caso específico. Os cenários de remediação terão que preencher alguns requisitos. Quais são os mesmos?
	Assegurar a consecução dos objetivos preliminares; Ser tecnicamente exequíveis nas condições específicas do local; Ser passível de consenso entre todas as partes envolvidas; Aportar todas as informações sobre o local, o processo de remediação e o ambiente circundante que sejam necessárias e suficientes para a avaliação técnica do cenário mais apto.
39- A caracterização da hidrogeologia regional e local além de possibilitar a delimitação das unidades aquíferas presentes, que mais deve determinar e quais os levantamentos cadastrais deve fazer?
	Determinação da superfície potenciométrica e do regime de fluxo das águas subterrâneas, bem como o levantamento cadastral de fontes, surgências e captações existentes no entorno de interesse.
40- Os resultados da avaliação de risco e das investigações básicas e complementares do local a ser estudado possibilitarão ao responsável dividir a área contaminada em áreas especificas, a serem tratadas com técnicas e processos diferentes. A justificativa quanto à divisão da área deverá basear-se nas condições locais e/ou em recomendações de ordem operacional, como por exemplo:
	Objetivos/valores de remediação diferentes para partes da área usadas para fins diferentes; Natureza dos meios contaminados; Fatores levantados no inventário de poluentes, como, por exemplo, natureza do poluente, concentração, composição, distribuição, localização da fonte contaminadora; Fatores dependentes do solo, por exemplo, tipo e estrutura do solo, natureza dos preenchimentos e fundações, etc., e; Diversidade das características das fundações, subsolos, caixas d’água, etc.
41- O que são as tecnologias emergentes ou inovadoras e qual o princípio empregado nessa técnica?
	São tecnologias em desenvolvimento, como opções alternativas de tratamento de locais contaminados àquelas tradicionalmente empregadas. O principio empregado no desenvolvimento dessas técnicas é o de diminuir a periculosidade ou nível de toxicidade dos contaminantes presentes numa determinada área, por meio da degradação biológica ou da modificação química, utilizando-se reações que neutralizem ou decomponham esses compostos; ou ainda, por meio da retirada de determinadas frações dessa contaminação, tais como fases gasosas ou outras. Dentre os objetivos destas alternativas, além da redução ou eliminação da periculosidade, inclui-se a redução de custos, porém, nem sempre seguido da redução de tempo.
42- A remoção e redisposição de solos é uma das práticas mais tradicionais e consagradas conhecidas dentre aquelas empregadas na remediação de locais contaminados mas, apesar de possibilitar a eliminação dos principais focos de contaminação na zona insaturada, esta prática deve ser realizada com cautela. Explique por que.
	Pois pode propiciar a intensificação de algumas vias de exposição ao risco (como a inalação de vapores e materiais particulados contaminados) e a transferência de passivo de um compartimento ambiental a outro (durante a escavação, o armazenamento, o transporte e a redisposição dos solos contaminados).
43- Além das técnicas de remoção e redisposição de solos, têm sido aprimoradas outras técnicas que foram testadas e avaliadas em relação a sua eficiência ou eficácia e custo. Quais são elas?
	A contenção, biorremediação, dessorção térmica, oxidação química, extração de vapores, bombeamento e tratamento de águas subterrâneas.
44- Para caracterização da distribuição de contaminantes localizados nas águas subterrâneas, é necessário fazer a implantação de uma série de poços ou rede de monitoramento. Os poços devem ser localizados de maneira estratégica, com base em qual caracterização e implantados de acordo com o que, de forma a possibilitar o delineamento total da pluma de contaminação das águas subterrâneas?
	Com base na caracterização hidrogeológica da área e implantados de acordo com as normas técnicas.
45- O que representa a constatação, pelo órgão ambiental competente, de que uma determinada área está contaminada?
	Representa um risco para a saúde humana e segurança pública, a partir dos resultados de um estudo de investigação detalhada e avaliação de risco, constitui o ponto de partida para a definição da concepção da remediação, com vistas ao uso pretendido para a área.
46- A finalidade da investigação para remediação é, por conseguinte, oferecer subsídios para a concepção e detalhamento de um projeto de remediação, que seja tecnicamente adequado, legalmente cabível e economicamente viável, para cada situação de contaminação, visando prevenir que tipo de danos? 
	Danos presentes ou futuros ao meio ambiente, à saúde humana e segurança pública.
47- Algumas informações, associadas à caracterização hidrogeológica, possibilitarão uma previsão inicial da pluma de contaminação de solos e águas subterrâneas, como subsídio a uma caracterização hidrogeoquímica mais detalhada. Em relação aos poluentes presentes, quais são essas informações?
	Sua origem, tipos, propriedades físicas, químicas e biológicas (pesomolecular, toxicidade, solubilidade em água, pressão de vapor, etc.) e processos de transporte e imobilização ambiental (degradabilidade, persistência, bioacumulação, mobilidade).
48- Durante os últimos anos, misturas complexas de contaminantes têm sido acumuladas no ambiente, como os metais e compostos químicos sintéticos e derivados de petróleo. As técnicas convencionais utilizadas como a escavação dos solos que estão contaminados, onde depois se faz tratamento ou disposição em aterros, tem sido utilizadas para a remediação dos locais que estão contaminados porém, apresentam alguns problemas. Quais são?
	Elevados custos, bem como possibilitarem impactos adicionais ao ambiente.
49- Para uma investigação de campo, a caracterização da geologia regional e local é importante possibilitar a descrição geológica da área de interesse, contemplando quais aspectos?
	Geomorfológicos, litológicos, estratigráficos, pedológicos, estruturais e geotécnicos.
50- Quanto à classificação das técnicas de remediação, defina "Tratamento in situ, on situ e off situ".
	In site (sem remoção do material); On site (remoção e tratamento no local) e Off site (tratamento fora do local).
51- Cite duas desvantagens da biorremediação.
	Sem resultado imediato e possibilidade de colmatação do meio poroso devido ao crescimento de biomassa.
52- Os serviços principais compreendem todos os custos de construção e de processo para as correspondentes ações de descontaminação e/ou de contenção/isolamento. Os custos referentes aos serviços de acompanhamento da obra e de processos compreendem, por exemplo, a proteção do trabalho e contra emissões, terraplenagem, vedações, demolição, escoamento de água, reaproveitamento e disposição de resíduos, análises e medições. Comente sobre os custos futuros.
	Os custos futuros incluem as despesas com pós-tratamento e operações de longo prazo (funcionamento contínuo de máquinas e equipamentos), conservação (manutenção e renovação parcial de construções, equipamentos, dispositivos de medição e controle), controles de funcionamento, monitoramento das vias de exposição e vigilância por períodos de tempo razoáveis.
54- Cite ao menos três problemas que podem ocorrer na amostragem, causando contaminação cruzada.
	
55- Cite ao menos três técnicas de remediação dentre as mais comuns.
	Técnicas de remoção e redisposição de solos, contenção, biorremediação, desorção térmica, oxidação química, extração de vapores, bombeamento e tratamento de águas subterrâneas.
56- Sempre que não há diretivas especificas para um caso, a comparação entre diferentes alternativas de remediação tende a se restringir, na pratica, uma mera discussão sobre o que?
	As vantagens e desvantagens técnicas de cada, associada a um confronto de custos.
57- Em uma sondagem SPT, os equipamentos que o compõem são formados basicamente por algumas partes distintas. Marque a mais correta:
	Amortrador, Haste, de 3,23kg por metro linear, Martelo com massa de 65kg, torre ou tripé de sondagem, cabeça de bater, e conjunto de perfuração.
58- Através dos ensaios de palhetas, ou VANE TEST, podem-se obter os seguintes resultados:
	Sensibilidade da estrutura de argila.
59- O que são marcos superficiais e onde podem ser encontrados?
	São para monitoramento do deslocamento do solo. São de aço e são fixados nas estruturas das construções.
60- Comente duas vantagens da biorremediação:
	Baixo custo, tratamento de resíduos considerados de difícil degradação.
61- Pode-se afirmar com relação às resoluções CONAMA e valores da CETESB para contaminação (Verdadeiro ou Falso) que: 
 
V - Determinam limites de concentração e valores de referência, ou seja, apontam para limites a partir dos quais há risco à saúde humana e ao meio-ambiente em geral. 
V- É recomendáveis estudos que determinem padrões de qualidade específicos para cada região, refletindo variedades de solo, relevo, geologia, etc. 
F- Os limites de concentração são valores absolutos e universais, sem variação ou modificação interativa em distintos solos, climas, relevos e outras realidades ambientais locais. 
V- As resoluções de classificação de corpos de água e de padrões de qualidade para solos e águas do CONAMA se baseiam nos valores orientadores para solos e águas da CETESB.
62- Os principais métodos químicos e geoquímicos utilizados para caracterização de áreas de contaminação são (Verdadeiro ou Falso): 
 
F- Espectrometria de fluorescência
V- Cromatografia gasosa e de espectrometria de massa
V- Imunoassay 
F- Sistema de sensores sísmicos
63- Com relação ao estudo de contaminantes, pode-se afirmar (Verdadeiro ou Falso) que: 
 
V- Dióxido de carbono ou calor, em concentrações maiores que as naturais, ou seja, induzidas, podem ser consideradas poluentes. 
V- Poluentes são substâncias presentes em concentrações mais altas que as naturais. 
V- Contaminantes são substâncias estranhas ao ambiente. 
F- Contaminantes são prejudiciais ao meio-ambiente, poluentes não são.
64- No que se refere a técnicas de investigação de campo de áreas degradadas, é corretor afirmar (Verdadeiro ou Falso) que: 
 
F- Os métodos geofísicos são valiosas ferramentas de investigação do tipo invasivo. 
F- A coleta de solos com pá, trado, e amostradores tubulares, é exemplo de técnica não invasiva própria para análises posteriores em laboratório. 
V- A etapa de "screening" corresponde a levantamentos expeditos (rastreamento, reconhecimento, varredura), importantes para confirmar ou descartar suspeitas de contaminação.
V- Determinar qualitativa e quantitativamente os contaminantes, bem como extensão, é essencial para a modelagem conceitual do cenário de contaminação. 
 Para a definição d a concepção da remediação, com vista ao uso pretendido para área.

Continue navegando