Buscar

Avaliação av2 Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0066_AV2_201509825622 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	FERNANDO REGIS DI MAIO
	Turma: 9018/AR
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  
	
	 1a Questão (Ref.: 201510147614)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Porque podemos dizer que o Meio Ambiente é um sistema complexo, e o homem, parte dele?
		
	
Resposta: O meio ambiente e um sistema complexo, pois em meio a tantos problemas causados por o homem, e parte dele por o motivo de ser participante do que acontece nas suas alterações. o meio em que se tem como a educação do ser para o seu cuidado e o ambiente em que se vive e se preserva.
	
Gabarito: Nos estudos ambientais, o meio ambiente é tratado como um sistema, isto é, o conjunto das partes que se integram, direta ou indiretamente, de modo que de cada uma delas dependa o comportamento das demais. O homem é parte integrante e suas ações impactam direta ou indiretamente o meio ambiente.
	
	 2a Questão (Ref.: 201510173462)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os indicadores ambientais são informações processadas, que podem ser usadas para se avaliar o desempenho ambiental de uma organização, conferindo transparência aos seus negócios. Cite dois exemplos de indicadores ambientais que podem ser produzidos por uma empresa.
		
	
Resposta: * Emissão de gases * Sustentabilidade. Entre estes indicadores mencionados e outro, e importante ressaltar a sua importancia, pois assim podemos tomar medidas de se fazer algo a melhorias do meio ambiente e não o inverso.
	
Gabarito: Poderão ser citados exemplos, tais como: emissões de poluentes, para o solo, ar e água; níveis de ruídos produzidos pela empresa; porcentagem de fornecedores avaliados ambientalmente; custo de energia ou consumo de combustível; custos com resíduos e disposição do lixo; investimentos ambientais; gastos com multas; e outros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510174020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
	
	 
4a Questão (Ref.: 201510478775)
	
	 Pontos 0,0 / 1,0
	
	Dez anos depois da Conferência de Tbilisi, trezentos especialistas de cem países e observadores da IUCN, reuniram-se (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como:
		
	
	Congresso da Biosfera
	 
	Conferencia de Estocolmo
	 
	Congresso de Moscou
	
	Conferencia da Terra
	
	Clube de Roma
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510606495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os países desenvolvidos encontram-se hoje numa terceira etapa da política ambiental. Este processo visa solucionar os problemas, de certo modo acumulados e agravados ao longo do tempo. Para que este objetivo seja alcançado se torna necessário a adoção de algumas medidas. Qual das opções abaixo representa uma medida que deve ser adotada?
		
	
	Proibir a prática de logística reversa e reutilização de materiais nas empresas.
	
	Induzir ao uso dos recursos naturais independente de serem renováveis ou não.
	
	Aumentar a emissão de gás carbono.
	 
	Induzir os agentes a combaterem a poluição e a moderarem a utilização dos recursos naturais.
	
	Reduzir o apoio a reciclagem e a coleta seletiva.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510144531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
		
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	 
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510547890)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	 
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510527377)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Educação Ambiental não pode ser confundida com as ciências que lhe dão fundamento, como a Ecologia, as Ciências Sociais ou as Ciências da Saúde, mas deve empregar os recursos pedagógicos para a sensibilização das pessoas em torno de causas fundamentadas em questões ambientais. Nesse sentido, assinale a opção que NÃO se relaciona com esta concepção de Educação Ambiental.
		
	 
	O lixo que se joga na rua pode ser explorado como um tema provocador sobre a sociedade que queremos construir.
	
	Ela deve se dar dentro de um processo de compreensão das carências ambientais da comunidade em que se inserem os alunos.
	
	Em uma comunidade em que tradicionalmente se pratica a caça de animais silvestres, deve-se demonstrar como esta prática é insustentável.
	 
	Ela deve focar o ensino dos elementos fundamentais da Ecologia, como ecossistemas e cadeias alimentares.
	
	Devemos demonstrar que os custos que estão por traz de uma conta de luz ou água não são apenas custos financeiros, mas ambientais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510172830)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Corvalán e Kjellström (1996) "a exposição humana a poluentes no ar,água, solo e alimentos - seja em episódios de alto nível, a curto prazo, ou exposições de baixo nível, a longo prazo - é um grande contribuinte para a mortalidade e a morbidade crescentes". Com relação a este tema, é INCORRETO dizer que:
		
	
	Não se têm desenvolvido, de modo adequado, políticas públicas de caráter preventivo, tais como controles efetivos de contaminação do ar, da água e do uso do solo.
	
	A capacidade de estabelecer ligações entre dados de saúde e meio ambiente, e, portanto, entender a relação entre níveis de exposição e efeitos na saúde, é claramente vital, na tentativa de controlar exposições e proteger a saúde.
	
	A promoção da saúde está presente em praticamente todos os capítulos da Agenda 21 Global, principal documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD).
	
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros urbanos.
	 
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros rurais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510142602)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	A pobreza tem vários efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e tem sido identificada como uma das cinco maiores causas dos problemas ambientais que enfrentamos.
	
	Entre os exemplos de fontes não pontuias estão os pesticidas pulverizados no ar ou levados pelo vento até a atmosfera e o derramamento em córregos e lagos de fertilizantes e pesticidas utilizados em fazendas, gramados e jardins.
	 
	A maior parte da poluição proveniente das atividades humanas ocorre em áreas rurais, onde as fontes de poluição como carros e fábricas se concentram.
	
	Fontes pontuais de poluentes são fontes únicas e identificáveis.
	
	Os poluentes podem entrar no meio ambiente de forma natural (erupções vulcânicas) ou por meio de atividades humanas (queima de carvão).

Continue navegando