Buscar

prova de av2 de tópicos especiais em gastronomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 745483)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	1-Os Moles são preparações importantes na gastronomia Mexicana. Explique o que são e como são preparados. Cite 2exemplos. 
		
	
Resposta: 
	
Fundamentação do Professor: Os moles são molhos feitos com um grande variedade de ingredientes. Normalmente, esses ingredientes são tostados, um a um e depois batidos no liquidificador. O resultado é um líquido, que é diluído com caldo de galinha ou carne, e é levado a uma panela onde é cozido por um longo tempo. Exemplo: Mole Poblano, Mole amarillo, Mole negro, Mole rojo
	
Gabarito: Os moles são molhos feitos com um grande variedade de ingredientes. Normalmente, esses ingredientes são tostados, um a um e depois batidos no liquidificador. O resultado é um líquido, que é diluído com caldo de galinha ou carne, e é levado a uma panela onde é cozido por um longo tempo. Exemplo: Mole Poblano, Mole amarillo, Mole negro, Mole rojo 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 740835)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	A formação da gastronomia espanhola sofreu a influência de vários povos ao longo dos séculos. Quais povos marcaram efetivamente esta gastronomia e mencione respectivamente suas contribuições? 
		
	
Resposta: A gastronomia espanhola, sofreu com ainversao dos felicios (modo de preparo de ingredientes e ingestão de alguns - como o pescado, além da inversão da agronomia extensa e complexa) logo após sofreu mais uma inversão com a chegada dos romanos assim a sua alimentação estava sendo introduzida pão, azeite e vinho. E devido ao colonição das americas, os espanhóis tivera contato com o tomate, cacau, milho e a batata.
	
Fundamentação do Professor: Os romanos contribuíram com o pão, o azeite e o vinho. Os árabes introduziram: o arroz, cana-de-açucar, berinjela, citricos, açafrão, canela e o alho.
	
Gabarito: Os romanos contribuíram com o pão, o azeite e o vinho. Os árabes introduziram: o arroz, cana-de-açucar, berinjela, citricos, açafrão, canela e o alho.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 88635)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No ano de 1519 os espanhóis desembarcaram na Costa do Golfo, próximo a Vera Cruz. O comandante dessa expedição e grande colonizador das terras mexicanas era:
		
	
	Quetzalcóatl 
	
	Tlatelolco 
	
	Hernán Cortés
	
	Montezuma
	
	Cristóvão Colombo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 89213)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	
Observe a figura acima.
Os elementos presentes no altar são parte de que celebração típica mexicana?
		
	
	Dia de los muertos
	
	Dia da Independência
	
	Dia do descobrimento
	
	Cinco de maio
	
	Dia das bruxas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 89286)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	
A foto acima mostra a preparação de um prato típico peruano. Que prato é esse?
Marque a alternativa correta:
 
		
	
	Tiradito
	
	Ají de gallina 
	
	Rocoto relleño
	
	Lomo saltado
	
	Pachamanca
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 619393)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a opção correspondente ao preenchimento correto das lacunas abaixo. O TARTUFO BIANCO DE ALBA (trufa branca de Alba) são________________________ que são caçados por _________________, acompanhados por ________________, nos bosques a noite. É utilizado na gastronomia em preparações ______________, e _____________. 
		
	
	Tubérculo, tartufaios, cães, simples, cozido 
	
	Cogumelo, caçadores, cadelas, simples e cozido 
	
	Tuberculo, tartufaios, cadelas adestradas, neutros, em conserva 
	
	Cogumelo, caçadores, cadelas, elaboradas e cozido
	
	Cogumelo subterrâneo, tartufaios, cadelas adestradas, neutras, cru
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 745528)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque a opção que corresponde a assertiva verdadeira . 
		
	
	Os peixes, o milho, os feijões e o arroz são a base da cozinha da Liguria
	
	O Panetone e a Colomba Pascal fazem parte dos doces tradicionais da Região do Veneto. 
	
	É forte presença de peixes e frutos do mar na culinária do Piemonte.
	
	A cozinha da Região da Lombardia é eminentemente Mediterrânea.
	
	As trufas brancas devem ser guardadas sujas, embrulhadas em papel toalha, pois assim evita-se uma grande perda de água que pode chegar a 2% ao dia.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 568699)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Brodetto nasceu como um prato de pobres, oriundo dos pescadores que usavam os peixes do mar Adriático, que não estavam dentro dos padrões para a venda, por apresentarem má qualidade ou o tamanho dos peixes não estarem de acordo. Sabemos que 2 regiões disputam a paternidade desta receita, e que em uma delas o brodetto vem acompanhado pelo frango. Escolha a opção na qual as duas regiões estão contempladas: 
		
	
	EMILIA ROMAGNA e MARCHE
	
	MARCHE e LAZIO
	
	EMILIA ROMAGNA e UMBRIA
	
	SICILIA e MARCHE
	
	LAZIO e UMBRIA
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 953204)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No início do primeiro milênio anterior à era cristã, a península Ibérica era habitada por povos muito diferentes dos que, posteriormente, foram designados pelos visitantes gregos com o nome genérico de ibéricos. Entre os séculos X e VI a.C., ocorreram, na parte ocidental, grandes invasões de povos celtas, que se estenderam para o Norte e o Noroeste da península. Mais evoluídos culturalmente, os povos que habitavam as margens do Mediterrâneo já estavam agrupados em cidades, praticavam uma agricultura complexa, exploravam jazidas minerais e mantinham um ativo comércio com civilizações do Oriente Médio. Na Península Ibérica ainda existem vestígios de colônias de um povo que introduziu na região o alfabeto, a moeda e o cultivo da oliveira. Qual foi esse povo? 
		
	
	Maias
	
	Sarracenos
	
	Fenícios
	
	Astecas
	
	Egípcios
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 745534)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A paella Valenciana, típica do leste espanhol, é considerada o prato mais típico da Espanha, é feita numa frigideira rasa e grande, no forno de lenha. O arroz é temperado com açafrão e cozido com ingredientes fartos nesta região. Assinale a opção correta. 
		
	
	Frutos do mar e cordeiro 
	
	Cordeiro, peixe, porco, linguiça 
	
	Frutos do mar e miúdos de porco 
	
	Frutas, tomate, pimentão, feijão seco e fresco 
	
	Frutos do mar, mexilhões, frango, coelho, porco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais