Buscar

Avaliando aprendizado Dir. Administrativo I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402479107)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adaptação OAB/Exame Unificado) - As agências reguladoras, na qualidade de autarquias:
		
	
	podem ter suas decisões alteradas ou revistas por autoridades da administração a que se subordinem.
	 
	estão sujeitas a tutela ou controle administrativo exercido pelo ministério a que se achem vinculadas, nos limites estabelecidos em lei.
	
	não dispõem de função normativa. Comentários: As agências reguladoras têm ampla função normativa (por exemplo, vide o art. 19, incisos IV, X, XII e XIV, da Lei 9.472/97):
	
	podem ser criadas por decreto. Comentários: As agencias reguladoras, por terem natureza jurídica de autarquia, devem sei criadas mediante lei específica (art. 37. XIX, da CF)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402368350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) Ocorre a chamada descentralização administrativa quando o Estado desempenha sua função indiretamente, por meio de outras entidades. A descentralização requer, assim, duas pessoas jurídicas distintas: o Estado, como titular da atividade, e a entidade que executara o serviço por ter recebido essa atribuição. A doutrina indica duas maneiras para que o Estado efetive a descentralização administrativa: outorga e delegação. Assinale a opção correta a respeito desse tema.
		
	
	Descentralização é o mesmo que desconcentração.
	
	Nos contratos de concessão de serviço público, verifica-se a descentralização por outorga.
	
	A descentralização é efetivada por meio de outorga quando o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral, unicamente a execução de um serviço para que o ente o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco.
	
	Quando o Estado cria uma autarquia e a ela transfere certa atividade administrativa ocorre a descentralização por delegação
	 
	A descentralização deve ser efetivada por outorga quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a execução de determinado serviço público.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402473632)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adaptação OAB/Exame Unificado) - As agências reguladoras, na qualidade de autarquias:
		
	
	podem ter suas decisões alteradas ou revistas por autoridades da administração a que se subordinem.
	 
	estão sujeitas a tutela ou controle administrativo exercido pelo ministério a que se achem vinculadas, nos limites estabelecidos em lei.
	
	podem ser criadas por decreto.
	
	não dispõem de função normativa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402368351)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e II;
	
	IV e V
	
	III e IV
	
	II e III;
	 
	I e V;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402368504)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) - Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	as entidades da Administração Indireta estão hierarquicamente subordinadas à Administração Direta;
	
	o órgão público pode ser definido como uma unidade, dotada de personalidade jurídica própria, que reúne competências exercidas por agentes públicos com a finalidade de expressar a vontade do Estado segundo as definições da ordem jurídica;
	 
	para que o ato de alguém seja imputado à Administração Pública é preciso, no mínimo, a aparência de que o agente está investido de poder jurídico.
	
	as entidades da Administração Indireta são dotadas de personalidade jurídica de direito privado;
		
	 1a Questão (Ref.: 201402478976)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinalar a alternativa correta.
		
	
	Uma vez preenchidos os requisitos juridicamente previstos para a sua prática, o ato administrativo é válido, independente de seu conteúdo moral.
	 
	O conteúdo do ato administrativo, também denominado objeto, é o que o alo dispõe, entendendo-se, portanto, como o resultado imediato produzido.
	
	Pela revogação, se suprime um ato administrativo legal, mas inconveniente ao interesse público, extinguindo-se ex tunc todos os seus efeitos.
	
	A competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação expressamente admitidos em regulamento específico.
	
	A convalidação é o suprimento da invalidade, com efeitos para o futuro, decorrente de alo da Administração Ou do particular atingido pelo alo viciado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402478980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da teoria geral do ato administrativo, assinale a opção correta.
		
	
	Ato administrativo discricionário é aquele em que a lei não deixou opções, estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administração deve agir de tal ou qual forma.
	
	O ato administrativo não está sujeito a controle jurisdicional.
	
	O decreto não pode ser considerado como ato administrativo, pois representa, em verdade, manifestação legislativa por parte do Poder Executivo.
	 
	Licença é o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercido de uma atividade.
	
	Todo ato praticado no exercido da função administrativa è ato administrativo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402478982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O chamado mérito administrativo consubstancia-se na valoração dos motivos e na escolha do objeto de determinado ato a ser praticado, feitas pela Administração, incumbida de sua prática, quando autorizada a decidir quanto:
		
	
	ao seu destinatário.
	 
	à conveniência e oportunidade.
	
	à qualidade do seu conteúdo.
	
	à quantidade do seu objeto.
	
	ao modo de sua realização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402478974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do ato administrativo, assinale a opção correta.
		
	
	O silêncio da administração é forma de manifestação da vontade, significando seu consentimento tácito.
	
	A demissão de um servidor público, por motivo diverso do que constou da fundamentação do ato administrativo, é legal.
	 
	O ato que exige a participação de mais de um órgão, cada um deles com manifestação de vontade autônoma, é um ato composto.
	
	Por considerar que o motivo indicado pelo administrador não corresponde à melhor escolha, o Poder Judiciário pode anular ato administrativo discricionário.
	
	O desvio de finalidade ofende ao princípio da impessoalidade administrativa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402478977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ato administrativo, para cuja prática a Administração desfruta de uma certa margem de liberdade, porque exige do administrador, por força da maneira como a lei regulou a matéria, que sofresse as circunstâncias concretas do caso, de tal modo a ser inevitável uma apreciação subjetiva sua, quanto à melhor maneira de proceder, para dar correto atendimento à finalidade legal, classifica-se como sendo
		
	
	complexo.
	
	vinculado.
	 
	discricionário.
	
	de gestão.
	
	de império.
		
	 1a Questão (Ref.: 201402474224)
	Pontos: 0,1  / 0,1Conforme disposto no Estatuto de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993), o contrato de prestação de serviços, celebrado com dispensa de licitação fundada em situação emergencial, observará os seguintes limites de vigência:
		
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, em, contudo, limite temporal máximo, desde que caracterizada a permanência da situação emergencial;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, por até 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos, prorrogável apenas uma vez, por igual período;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos;
	 
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, observada a vigência máxima do contrato de 180 (cento e oitenta) dias, improrrogável.
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 120 (cento e vinte) dias consecutivos, improrrogáveis;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402479032)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma hipótese expressa na Lei nº 8.666/93 de dispensa de licitação é:
		
	
	Alienação por investidura ao proprietário de imóvel lindeiro de área remanescente de obra pública, por valor não superior a R$ 150.000,00.
	
	Quando tiver havido licitação anterior para o mesmo objeto que tenha resultado deserta e desde que o valor do objeto não ultrapasse R$ 150.000,00.
	
	Aquisição de bens produzidos por empresa privada que tenha vencido a última licitação com o mesmo objeto.
	 
	Venda de um imóvel de uma autarquia estadual para uma autarquia federal. Comentários É permitida a venda de imóvel exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, de acordo com o Art. 17, Lei 8.666/93.
	
	A contratação de profissional de setor artístico, consagrado pela crítica especializada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402479045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao procedimento de licitação, é correto afirmar que:
		
	
	a tomada de preços é modalidade de licitação própria para contratos de grande valor e de difícil complexidade.
	
	a concorrência é modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados.
	
	o concurso é modalidade de licitação destinada à venda de bens imóveis da Administração Pública.
	
	o leilão é modalidade de licitação destinada à alienação de bens móveis inservíveis e para alienação de títulos de créditos.
	 
	o pregão é modalidade de licitação destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402474242)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É regra estranha ao tratamento legal da modalidade de licitação dita pregão, em termos de normas gerais, a que determina que
		
	
	examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da soa aceitabilidade.
	 
	no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas cora preços até 20% superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
	
	para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.
	
	encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.
	
	o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 5 dias úteis
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402474245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma hipótese expressa na Lei no 8.666/93 de dispensa de licitação é:
		
	
	Quando tiver havido licitação anterior para o mesmo objeto que tenha resultado deserta e desde que o valor do objeto não ultrapasse R$ 150.000,00.
	
	A contratação de profissional de setor artístico, consagrado pela crítica especializada.
	 
	Venda de um imóvel de uma autarquia estadual para uma autarquia federal.
	
	Aquisição de bens produzidos por empresa privada que tenha vencido a última licitação com o mesmo objeto.
	
	Alienação por investidura ao próprietário de imóvel lindeiro de área remanescente de obra pública, por valor não superior a R$ 150.000,00.
	 1a Questão (Ref.: 201402479064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévia indenização, denomina-se:
		
	
	expropriação;
	 
	encampação;
	
	rescisão.
	
	caducidade;
	
	reversão;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402478927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Depois de celebrar contrato administrativo de obra com a empresa Reformas Ltda., com vistas à reforma do prédio da Prefeitura, o Município de Pedrinhas impôs à contratada um acréscimo ao objeto do contrato. Sabendo-se que o Poder Público pode alterar unilateralmente cláusulas regulamentares de serviço, a alteração imposta:
		
	
	Poderia, no máximo, atingir a 100% do valor do contrato.
	
	Não teria limitação, desde que houvesse revisão de preço.
	
	Não poderia exigir acréscimo de obras, mas só de serviços.
	
	Teria que se limitar a 25% do valor inicial do contrato.
	 
	Poderia corresponder a 50% do valor ajustado no contrato.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402368553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador Especial do TCE/ES) - Ocorre encampação quando:
		
	 
	há a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização.
	
	a concessionária descumpre cláusulas contratuais ou disposições legais ou regulamentares concernentes à concessão.
	
	o serviço está sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critérios, indicadores e parâmetros definidores da qualidade desse serviço.
	
	há rescisão do contrato de concessão, por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim.
	
	a concessionária é condenada em sentença transitada em julgado por sonegação de tributos, inclusive contribuições sociais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402474444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Poder Público Estadual quer incentivar a recuperação e o restauro de igrejas que tenham reconhecido valor histórico. Há recursos orçamentários e financeiros para a realização da proposta, mas a execução e a gestão das obras nos diversos municípios envolvidos tornariam a tarefa inexequível. Por esta razão, o Poder Público deverá
		
	 
	celebrar convênios com os municípios onde estejam localizadas as igrejas relacionadas, de forma que disponibilize aos municípios o conhecimento técnico e os recursos necessários à realização das obras, cabendo a estes a contratação e execução dos serviços, prestando contas na forma descrita no documento.
	
	celebrar contrato com os municípios interessados, com dispensa de licitação, facultando-lhes a subcontratação de parte dos serviços até o limite legal.
	
	contratar, em conjunto com cada um dos municípios interessados, empresa pública especializada na realização dos serviços, deixando a fiscalização das atividades a cargo dos municípios.
	
	constituir fundação de direito público à qual competirá a gestão e a contratação,nos diversos municípios envolvidos, dos trabalhos de recuperação e restauração.
	
	constituir empresa pública com propósito específico de desenvolvimento das atividades, empresa esta que poderá ser contratada pelos municípios interessados na realização dos trabalhos de recuperação e restauro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402474428)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com Relação às Empresas Estatais, pacífico é o entendimento:
		
	
	as operações de crédito externo realizadas pelas empresas estatais têm seus limites e condições fixados pelo Congresso Nacional.
	 
	as empresas públicas exploradoras de atividade econômica podem ter seus bens penhorados, mas não podem falir;
	 
	tratando-se de pessoas jurídicas criadas por lei, é desnecessário o registro dos atos constitutivos para a regular existência das empresas estatais;
	
	empresas e sociedades de economia mista devem ter a forma obrigatória de sociedade anônima;
	
	a criação de subsidiárias de empresas estatais depende de autorização do Chefe do Poder Executivo;

Continue navegando