Buscar

Slump Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Slump-Test 
NBR NM 67 - 1998 – Concreto
Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone
	O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: 
o fresco e o endurecido. 
	O realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta.
 	Este método prescreve o procedimento pelo qual se determina a consistência de concretos pelo abatimento do tronco de cone. O método é aplicável à determinação em
laboratório ou em canteiro de obra; a concretos que apresentam abatimento igual ou superior a 10 mm, como resultado do presente método de ensaio, e a concretos cujo
diâmetro máximo do agregado seja igual ou inferior a 38 mm.
	Caso o concreto tenha agregados com diâmetro máximo superior a 38mm, este deve ser previamente passado em peneira 38mm. A indicação deste procedimento deve constar
dos resultados obtidos.
APARELHAGEM 
	O molde deve ser confeccionado em chapa metálica de, pelo menos, 1,6mm de espessura, em forma de tronco de cone reto, com 300mm de altura e ambas as bases abertas, a inferior com 200mm e a superior com 100mm de diâmetro interno, e provido de aletas e alças, conforme Figura. 
	
MOLDE
	Para apoio do molde, deve ser utilizada uma placa plana metálica, de 500 mm de lado e com espessura de, pelo menos, 3 mm. 
PLACA METÁLICA DE BASE 
	A haste de socamento deve ser uma barra de aço reta de seção circular, com superfície lisa, de 16 mm de diâmetro e 600 mm de comprimento, com extremidades semi-esféricas. 
Haste de socamento 
	Não se admite o emprego de materiais absorventes e quimicamente reagentes com os componentes constituintes do concreto. 
	A superfície interna do molde deve ser lisa, sem as protuberâncias criadas por parafusos, rebites, dobramentos de chapas, soldas, etc. 
	Podem ser utilizadas chapas de aço galvanizado. 
	
	• régua metálica de 300mm + 2 e espessura 3mm + 1mm, graduada em milímetros; e uma escova para limpeza.
	• concha metálica para enchimento do molde, conforme Figura 2; 
	
	
ACESSÓRIOS DIVERSOS 
Abatimento para obtenção de concreto auto-adensável
	A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. 
	A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto.
	As amostras de concreto fresco destinadas ao ensaio devem ser coletadas de acordo com as recomendações da NBR-5750 da ABNT para o procedimento de amostragem correspondente ao processo de produção de concreto utilizado; 
EXECUÇÃO DO
 ENSAIO 
	Após adequada limpeza e umedecimento interno do molde, este deve ser colocado sobre a placa metálica de base, igualmente limpa e umedecida, que, por sua vez, deve apoiar-se em superfície rígida, plana e horizontal; 
	num tempo não superior a 5 minutos após a sua coleta, o molde fixado através de suas aletas pelos pés do operador deve ser preenchido em três camadas de volumes aproximadamente iguais, com auxílio do complemento tronco cônico já referido, sendo que, na última camada, o concreto deve preenchê-lo totalmente. 
Preenchimento cone slump test
	Se durante o adensamento da última camada for constatada falta de material para o enchimento, esta camada deve ir sendo completada de modo que o concreto exceda sempre a borda do molde; 
	Cada camada deve ser adensada com 25 golpes da haste de socamento uniformemente distribuídos. 
	Na camada inferior, é necessário inclinar levemente a haste de socamento e efetuar cerca da metade dos golpes próximos à parede interna do molde. 
Retirado do cone slump test
Medição do abatimento
	O abatimento obtido deve ser registrado em milímetros, com aproximação de 5 mm, no certificado de ensaio. 
RESULTADO 
Abatimento obtido

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais