Buscar

estudo dirigido - renal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os rins possuem como principal função a filtração do sangue produzindo em torno de 1 litro de urina por dia. Para realizar essa função, cada rim possui 1 bilhão de néfrons. Que alterações mais importantes serão encontradas no rim de um indivíduo que tem agenesia, hipoplasia ou doou um dos rins? Explique.
A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica, a depender do tempo da lesão e do tipo celular envolvido. Explique o processo envolvido na insuficiência renal crônica, suas manifestações e provável prognóstico.
CASO CLÍNICO 1. Adolescente de 11 anos, sexo feminino, com edema generalizado há 2 dias, presença de oligúria, hipertensão arterial (160X110). Genitora relata que paciente teve amigdalite há 17 dias, sendo tratada apenas com nimesulida 100mg, 2/2h por 2 dias.Ao exame físico: apresentava edema periorbitário classificado em ++/++++, assim como edema generalizado +/++++, sem presença de congestão pulmonar. Negava queixas em outros aparelhos. Encontra-se BEG, LOTE, acianótica, anictérica, bem hidratada, fáceis atípicas. Aos exames laboratoriais: presença de uremia, hipercalemia, proteinúria < 3g/dia e hematúria com presença de cilindros hemáticos.
De acordo com as apresentações clínicas do paciente, histologicamente, quais estruturas renais estariam alteradas?
Em relação à histologia renal, como é formado o corpúsculo renal e qual sua função?
Em relação ao corpúsculo renal e suas estruturas, cite o que compõem os podócitos e a lamina basal e correlacione com suas funções.
CASO CLÍNICO 3. Paciente X, sexo masculino, 10 anos, estudante, natural e procedente de Salvador, chega a consulta ao nefrologista acompanhado da mãe. Mãe refere que a criança apresenta nestes últimos 15 dias aumento do volume urinário associada à sede excessiva. Refere que pela medida caseira a criança urinou mais de 8 litros em 1 dia, notou também que a criança acordou várias vezes à noite para urinar e consumiu mais de 6 litros de água no dia anterior. Associado a este quadro, a mãe refere uso crônico de carbonato de lítio para doença afetiva bipolar na criança. O paciente foi diagnosticado com Diabetes Insipidus Nefrogênico, uma doença rara caracterizada pela incapacidade do rim de concentrar a urina, a despeito de concentrações normais ou aumentadas do hormônio antidiurético arginina-vasopressina (AVP), devido a um problema originado nos próprios rins.
Qual a possível explicação para este aumento do volume urinário?
Cite o segmento renal que estará mais envolvido e explique o motivo histologicamente.
Qual tipo de néfron estará envolvido nesta condição patológica? Justifique.
Se fosse realizada uma cintilografia renal, qual contraste teria de ser utilizado? Justifique.

Outros materiais