6.Resumo Apols   Qualidade de Vida no Trabalho
3 pág.

6.Resumo Apols Qualidade de Vida no Trabalho

Disciplina:Qualidade de Vida no Trabalho86 materiais2.359 seguidores
Pré-visualização2 páginas
APOL 1 – A I Disciplina (s): Cultura e Clima Organizacional
Questão 3/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Como vimos no conteúdo de estresse e qualidade de vida, entendemos que o estresse significa tensão, insistência e pressão. Conforme os autores Limongi-França; Rodrigues, 2002) o estresse conforme o seu significado relacionado com a física como "o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço". Pode ser também considerado como Processo – tensão diante de uma situação de desafio por ameaça ou conquista e Estado – resultado positivo ou negativo da tensão. (pág.60-61) Refletimos a partir disso então e questionamos se o estresse somente traz resultados negativos?  Existem tipos de stress, o distress e o eutress.
Após a leitura da questão considere as sentenças abaixo e relacione com as características do EUSTRES e do DISTRESS. Assinale a única alternativa correta.
I Estresse positivo, esforço sadio de adaptação que assegura a sobrevivência e promove sensação de realização pessoal e bem-estar físico e emocional. (EUSTRES)
II Estresse negativo, que gera desequilíbrio e promove danos físicos, emocionais e sociais. (DISTRESS)
III É a tensão com o rompimento do equilíbrio biopsicossocial por excesso ou ausência de esforço, que ocorre quando as situações fogem ao controle e produzem frustrações ou quando a demanda é muito grande, com descarga de poderosos hormônios que afetam o bem-estar e reduzem a vitalidade. (DISTRESS)
IV É aquele que estimula a mobiliza a ação para a conquista ou a realização de algo. (EUSTRES)
V No ambiente de trabalho, promove uma tensão sadia que mobiliza energia rumo à obtenção de um resultado, leva ao revigoramento, ao engajamento social e a ações empreendedoras. (EUSTRES)
B - Apenas as alternativas I, IV e V se referem as características do EUSTRESS.

Questão 4/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
A Organização Mundial da Saúde – OMS, define qualidade de vida como a "percepção do individuo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações"(WHOQOL Group, 2012, p.2). (Apol 2, pág. 2/ pág.52)
A qualidade de vida pressupõe o bem-estar físico, funcional, emocional e mental do individuo, assim como em relação a elementos relevantes da vida das pessoas, como trabalho, família, amigos, entre outros.  
Considerando esse contexto as dimensões que compões a Visão Biopsicossocial são:
I - A dimensão da segurança e a saúde no ambiente físico de trabalho
II – A dimensão psicológica e a social.
III – A dimensão biológica.
É correto o que se afirma em:
E - II e III, apenas

Questão 5/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Quando falamos de síndromes relacionados ao estresse no trabalho identificamos as somatizações, a fadiga, a depressão, a síndrome do pânico, a síndrome de burnout e a síndrome do desamparo. (pág. 84 - 86) Referente a Síndrome de Burnout sabemos que é um fenômeno psicológico crônico que as pessoas mais suscetíveis a essa síndrome são os que se dedicam de forma excessiva as atividades profissionais, como também os que demonstram fortemente uma vontade apresentar alto desempenho no que realiza. A síndrome é caracterizada por 3 dimensões.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas que tratam dessas 3 dimensões:
I – Exaustão emocional, depressão e desamparo.
II – Despersonalização, depressão e fadiga.
III – Exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal e profissional.
IV – Despersonalização, pânico e desamparo.
É correto o que se afirma em:
C - III, apenas
Questão 1/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Qualidade de vida no trabalho é um termo que tem sido utilizado para expressar a ampla experiência que a pessoa vivencia em relação ao trabalho. No entanto, sabemos que muitos conceitos não trazem o real e subjetivo significado de QVT. A autora Limongi-França (1996) citada no livro menciona que o conceito de QVT passou na atualidade a emergência de habilidades, atitudes e conhecimentos relacionados a outros fatores, abrangendo associações com produtividade e demais fatores.
Os demais fatores além da produtividade são: (pág. 28)
D - Legitimidade, experiências, competências gerenciais e integração social.

Questão 3/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
"Para que a  QVT seja, dentro das organizações, permanente e incessante, é preciso que ele faça parte de todas as bases da organização  - em sua estratégia e em sua arquitetura - , ou seja, precisa se parte da cultura da empresa, de sua essência."
Entendemos que existem alguns elementos que determinam vinculo entre o trabalhador e a organização que necessitam integrar com a missão da empresa.
Quando falamos do que significa fazer gestão de QVT entendemos que é fundamental compreender que são necessários determinados processos.
Assinale a alternativa que consta todos as ações dos processos para a gestão da QVT. (pág. 40)
C - Planejar, organizar, dirigir e controlar.

Questão 1/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Entendemos quando falamos de estresse que as consequências atingem os indivíduos como também gera danos aos grupos de trabalho e as organizações. Algumas consequências do estresse no trabalho para o indivíduo, grupos de trabalho e organização são: (pág. 86 – 88)
Assinale a alternativa que apresenta as consequências na sequência:  para o indivíduo, para o grupo e para a organização.
	B
	Procrastinação; politicagem; turnover 

Questão 5/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Quando falamos de estresse, segundo o significado dessa palavra "tensão, insistência, pressão" entendemos que esse termo também foi cedido pela física para caracterizar "o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço" de acordo com Limongi-França; Rodrigues, 2002, p.28). O estresse, conforme essas referencias, consiste em dois significados. (pág. 52)
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre os dois significados com a sua devida característica.
I. Processo: tensão diante de uma situação de desafio por ameaça ou conquista.
II. Processo: resultado positivo da tensão.
III. Estado: tensão diante de uma situação de desafio por ameaça ou conquista.
IV. Estado: resultado positivo ou negativo da tensão.
V. Processo: as pressões às quais o organismo é submetido
	D
	I e IV, apenas.

Questão 1/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Como já entendemos o que significa assédio, desenvolvemos mais esse conceito relacionando também o assédio a condição moral. Moral está ligada ao conjunto de regras e princípios obtidos que conduzem determinado grupo. Resumimos como ser um tratado sobre o bem e o mal que estabelece o que deve ser feito ou não. Sabemos que no ambiente de trabalho várias situações podem provocar constrangimentos entre outros problemas. Porém para serem consideradas assédio é necessário que alguns elementos caracterizadores exista. (pág. 98)
Assinale a alternativa que apresenta todos os caracterizadores de assédio moral que foi estudado:
B - Repetição sistemática, intencionalidade, direcionalidade, degradação liberada das condições de trabalho

Questão 5/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Entende-se que assédio moral tem o propósito de abalar a moral, a autoestima e a autoimagem do assediado. Devido à potência dos danos causados pelo assédio é importante entender a definição de autoestima e autoimagem. (pág. 96)
Avalie as afirmativas que versam a respeito do significado de autoestima e autoimagem:
I. Autoestima é "o valor que a pessoa confere a si mesma. Inconsciente, manifesta-se nas atitudes e comportamentos e se desenvolve a partir das experiências básicas que a pessoa vivencia desde o início da vida".
II. Autoimagem é a imagem