Buscar

AV - Analise Organizacional - 2017

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0964_AV_201607044307 » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 05/06/2017 11:32:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201607289453)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre os tipos de estrutura matricial estão a matriz funcional, a matriz por projeto e a matriz balanceada. Diferencie os tipos de estrutura com base em suas características.
		
	
Resposta: Matriz Funcional - Caracteriza-se pela especialização dos colaboradores. Matriz por Projeto - Caracteriza-se pelo divisão e diferenciação. Matriz Balanciada - É a soma: matriz funcinal com matriz de projeto.
	
Gabarito:
A matriz funcional o nível hierárquico do gerente de projetos é inferior ao do gerente funcional. Ele está subordinado a um dos gerentes funcionais. Este tipo de matriz é muito usado em organizações com poucos projetos interdisciplinares e com baixo grau de prioridade. Além disso, é mais apropriado quando os recursos são limitados.
A matriz por projetos gerentes têm nível hierárquico superior aos gerentes funcionais. Geralmente, é utilizada quando os projetos interdisciplinares têm prioridade para o sucesso da organização. Nestas situações, muitas vezes os especialistas são transferidos fisicamente para o local próprio do projeto que se caracteriza por elevada dimensão de recursos e prazos relativamente longos.
A matriz balanceada Os gerentes de projeto e gerentes funcionais têm o mesmo nível hierárquico e graus de autoridade semelhantes, embora em áreas diferentes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607647744)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede (network), é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organograma circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Descreva duas vantagens da estrutura em rede.
		
	
Resposta: Flexbilidade; Abrange varios seguimentos;
	
Gabarito: Podem ser consideradas as seguintes vantagens da estrutura em rede: - Permite a virtualização do negócio: Empresas que não necessitam de tempo e espaço para funcionar. - Permite a proliferação de unidades de negócios: Permite a integração de um infinidade de diferentes unidades de negócio. - Baixíssimo custo operacional: Custos baixos de integração e operação, pois focaliza exclusivamente o trabalho a ser feito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607848358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as vantagens da estrutura informal estão: I-Proporciona maior rapidez no processo II-Reduz a carga de comunicação dos chefes III-Possibilidade de atritos entre pessoas
		
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607731885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dos requisitos que devem ser atendidos pelo desenho organizacional, aquele que se refere à divisão do trabalho e diferenciação é:
		
	
	O conjunto de mecanismos de operação;
	
	O conjunto de mecanismos de decisão;
	
	A estrutura informal.
	 
	A estrutura básica;
	
	O conjunto de mecanismos de coordenação;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607731909)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista que a departamentalização é um agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir os objetivos organizacionais, a melhor forma de departamentalização quando há necessidade de especialização dos colaboradores é a:
		
	
	Por clientes;
	
	Por Serviços.
	 
	Funcional;
	
	Geográfica;
	
	Por produtos;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607076201)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff. Identifique a alternativa que corresponde às características da organização linear:
		
	
	linhas formais de comunicação, descentralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	linhas diretas de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e ênfase na especialização
	
	linhas diretas de comunicação, descentralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
	 
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
	
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607664863)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as opções abaixo são consideradas desvantagens da departamentalização por produtos/serviços, exceto:
		
	
	Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos ou serviços se tornem muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
	
	Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.
	 
	As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e às necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando, assim, oportunidades de promoções dentro da organização.
	
	Pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa.
	
	Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos ou serviços.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607667523)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A departamentalização por processo é utilizada nas empresas industriais aos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A vantagem deste tipo de departamentalização é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do(a):
		
	
	hierarquia funcional.
	
	hierarquia linear.
	
	nível estratégico e gerencial.
	
	cadeia de comando.
	 
	equipamento ou da tecnologia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607647963)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Governança Corporativa sugere à sociedade empresarial uma gestão baseada em conceitos éticos de transparência, igualdade, respeitos aos sócios e colaboradores em todos os níveis da estrutura societária. A governança corporativa tornou-se um tema dominante nos negócios devido a safra de escândalos corporativos em meados de 2002.
                                                           PORQUE
Uma boa governança corporativa é importante para os investidores profissionais, pois as grandes instituições atribuem à governança corporativa o mesmo peso que aos indicadores financeiros.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607726348)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das contribuições da estrutura organizacional para a empresa é a otimização das comunicações internas e externas. Assim, ao analisar a organização de uma empresa devemos observar, além de outros componentes, seu sistema de comunicação, o qual deve seguir a seguinte orientação:
		
	
	A qualidade das comunicações não depende do entendimento do papel de cada colaborador, nem da atuação de cada um em busca de resultados.
	
	As metas e planos não devem ser divulgados aos colaboradores, uma vez que são sigilosos e de interesse da alta administração.
	
	A comunicação estabelece as bases para formar um sistema isolado.
	 
	A qualidade dascomunicações depende, dentre outros aspectos, do entendimento do papel e da atuação de cada colaborador e do nível de relacionamento e de confiança entre todos.
	
	A comunicação só pode funcionar de cima para baixo e nunca ao contrário, pois o nível operacional não estabelece as estratégias corporativas.

Continue navegando