Buscar

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO EM CRECHES E ED INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0350_AV_201602435669 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602435669 - MAISA COSTA NOGUEIRA
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2017 10:06:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201602533094)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cite 3 razões e justifique porque é importante valorizar o papel do professor como um mediador brincante?
		
	
Resposta: 1- Facilidade de interação com as crianças. 2- Melhor uso das ferramentas necessárias à Educação Infantil. 3- Melhor compreenção da linguagem e comportamento infantil. O professor deve ser disposto e bem humorado para acompanhar o ritmos das crianças na faixa etária da educação infantil, pois crianças nesta idade não ficam muito tempo paradas em uma só atividade, mas estão a todo tempo buscando novas atividades para expressar suas emoções. Tendo um professor brincante as crianças se sentem muito mais a vontade para se expressar e se desenvolver.
	
Gabarito: 1) Pelo fato da importância que tem a brincadeira no período da vida em que se encontram as crianças. 2) O educador brincante consegue se aproximar e construir um vínculo seguro, permitindo com que as crianças sintam-se a vontade para expressar e colocar suas hipóteses. 3) Esse adulto que trabalha por meio de atividades lúdicas conseguirá maior respeito e suas atividades terão mais sentido para o grupo infantil.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602567191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Emília é educada numa creche pública que diz apresentar uma proposta de formação integral, incluindo no seu cotidiano atividades de recreação, momentos para brincadeira livre, passeios ecológicos e pelas redondezas do bairro, idas às bibliotecas, plantio na horta, entre outros. Nesta creche as crianças brincam muito e aprendem a escrever a partir da necessidade da comunicação, ou seja, quando precisam escrever um bilhete, uma listagem de compras, um recado para um amigo. A escrita não é imposta e nem é cobrada a correção da língua, pois eles estão em processo de construção da escrita aos 4 anos de idade. Escrevem da forma como sabem e ficam bastante atentos às características de cada portador textual: carta, bilhete, listas, receitas entre outros. Você avalia que esta creche tem uma proposta pedagógica voltada para a escrita como práticas de letramento? Justifique.
		
	
Resposta: Sim. Pois não exige ou força as crianças a adquirir o código da linguagem escrita, mas as deixam à vontade para que conheçam a escrita quando e se precisarem, mostrando que estão em contato com diversas formas de comunicação escrita e quando precisam usar cada uma delas. Tendo um comportamento dialógico com os diversos tipos de textos.
	
Gabarito:
Sim, essa escola trabalha com a escrita com a função social que ela  apresenta na sociedade e nos contextos discursivos em que poderia ser utilizada. Não há treinamentos nem visão mecanicista do processo, ao contrário, há uma produção cognitiva e reflexiva por parte das crianças.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602568806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A infância é hoje, reconhecidamente, uma condição e direito das crianças. É possível afirmar que:
		
	
	A infância constitui uma fase do desenvolvimento humano e, como tal, deve ser pensada sobre a ótica dos adultos.
	
	A criança não é considerada como um sujeito de direito; porém precisa de uma educação de qualidade.
	 
	A criança é portadora de direitos e, nesse sentido precisa de proteção, de cuidado e de educação.
	
	A infância é marcada pela homogeneidade e fragilidade; portanto, não se trata de um direito e, sim, de um dever dos adultos de proteger as crianças.
	
	A criança precisa se reafirmar cidadã na sociedade perante as vivências estabelecidas na infância.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602568826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Kuhlmann (2005), as primeiras instituições de Educação Infantil implantadas no Brasil , no século XX, estavam associadas:
		
	
	As propostas pedagógicas voltadas para o cuidado e educação da criança pequena.
	
	Ao direito das crianças a educação básica.
	 
	Ao caráter de uma educação assistencialista de atendimento a pobreza, pautada em preconceitos e, dessa forma, descompromissada em assegurar os direitos da criança.
	
	Ao atendimento das crianças em jardins de infância, local onde se desenvolviam praticas de respeito as individualidades, culturas da criança.
	
	Ao compromisso com o lúdico na escolarização, em detrimento do desenvolvimento intelectual, além da organização de um ambiente prazeroso para a criança.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602653015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
		
	
	o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
	
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.
	 
	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanos que vão interferir no desenvolvimento das crianças.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602529070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem alguns itens indicados como necessários para o reconhecimento de um professor de qualidade na educação infantil, são eles:
1) Conhecer as diferentes concepções relativas à educação infantil.
2) Acima de tudo procurar deixar as crianças sempre limpas e alimentadas.
3) Reconhecer as funções do "cuidar" e do "brincar" para o desenvolvimento das crianças e da educação infantil.
4) Construir limites rígidos, pois a autoridade e o respeito devem ser compreendidos desde cedo.
5) Reconhecer o papel do lúdico no desenvolvimento infantil, apenas como importante para o desenvolvimento cognitivo.
COM RELAÇÃO A ESTE ASPECTO ESTÃO CORRETAS APENAS:
		
	
	3 e 5
	
	2 e 4
	 
	1 e 3
	
	4 e 5
	
	2 e 3
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602533170)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O educador deve planejar atividades variadas que favoreçam o lúdico levando em consideração os seguintes aspectos. COM EXCEÇÃO de:
		
	
	atividades corporais
	
	diferentes faixas-etária
	
	atividades livres e dirigidas
	 
	se a criança cumpriu bem as suas tarefas
	
	oferecer brinquedos variados
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602568478)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Falar, conversar e escutar histórias, gesticular, desenhar, rabiscar e pintar, brincar, construir, escrever e ler, atribuir sentidos, são sistemas simbólicos instituídos pela sociedade para a comunicação e expressão, aprendidos pelas crianças nas suas interações sociais. A professora, ao incentivar essas práticas, estará proporcionando às crianças um rico ambiente cultural. A prática pedagógica evidenciada nestas situações é a:
		
	
	Comportamental
	
	Tradicional
	
	Libertária
	
	Tecnicista
	 
	Construtivista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602567677)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relaçãoàs estratégias de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que:
		
	
	Devem se pautar na meritocracia,pois desde bem pequenas, as crianças podem conhecer o que é a lógica competitiva e meritocrática.
	
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, com objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	
	Devem se pautar em raros registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	 
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns, etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos exclusivamente por adultos (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, mas com objetivo de promoção ou classificação das crianças.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602567206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que a inserção à creche é um processo singular, pois depende dos protagonistas envolvidos, mas as pesquisas realizadas por Rossetti-Ferreira (1998), já sinalizaram algumas medidas que facilitam a inserção à creche e garantem um ano de mais saúde física e mental para todas as pessoas envolvidas. Das alternativas abaixo, marque aquela que representa uma medida saudável para ser tomada na semana de inserção. Referência: Rossetti-Ferreira, M. C., Mello, A. M., Vitoria, T., Gosuen, A. Chaguri, A. C. (1998). Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez.
		
	
	Convite para que uma figura de apego participe de todo o processo de inserção e que cuide do seu filho durante o momento em que estiver na creche, dispensando os cuidados básicos de alimentação, higiene e proteção.
	 
	Organização do espaço físico a fim de se tornar mais afetivo e acolhedor, favorecendo ações e interações adultos-crianças e criança-criança tornando a decisão tomada pela família de colocar o filho na creche uma ação de confiança e tranqüilidade.
	
	Devolver para as suas famílias todas as crianças que não se adaptarem na primeira semana, pois não poderão ficar na creche se continuarem a chorar e ficar sem se alimentar, pois isso é muito desgastante para a equipe de profissionais.
	
	Planejar uma rotina com muitas atividades dinâmicas e movimentadas diariamente para que as crianças não percebam que estão em ambiente diferente de suas casas e com a ausência de seus familiares.
	
	Mudança da dieta das crianças para alimentos mais pastosos, saborosos e calóricos, com o objetivo de aumentar as fontes de energia num momento em que muitos podem recusar a alimentação.

Continue navegando