Buscar

Av história índios 2017

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0495_AV_201001508874 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001508874 - PRISCILA LIMA DA COSTA
	Professor:
	DEBORA RODRIGUES BARBOSA
	Turma: 9011/AB
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 10/06/2017 10:36:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201001595751)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	"Não existe história indígena, no máximo antropologia." Esta construção é famosa e recorrente durante séculos, e ainda hoje presente no imaginário do senso comum.  Nossa visão é de um mundo desenvolvido encontrando uma sociedade atrasada e ignorante. 
Estudos como o de Manuela Carneiro da Cunha devolvem as populações que comumente tratamos como indígenas a sua condição de sociedade.  Apesar de buscar traços de sua tradição, instrumento complexo, tem-se fortalecido o rediscutir a visão do outro, a partir de relatos estrangeiros reconhecer características da sociedade da América brasileira.
Compare a organização ameríndia com a sociedade portuguesa do século XVI.
		
	
Resposta: Para uma comparação os índios tiveram sua cultura e línguagem forma de vida modificadas pelo tempo , pela entrada dos Portugueses tentaram socializar a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de uma sociedade portugesa.Tentarám adaptar os índios a sua forma de vida ,para tentar utiliza-los para trabalhos de beneficiariam a corte.Os portugueses tinham uma certa recusa da forma de vida desse povo índigina ,suas nudes, formas de alimentarem ,como caçavam sua cultura religiosa com místissismo e cultos ao um Deus de almas e natureza. Antes falavam de um povo sem cultura,tinha um sincretismo de introduzir suas culturas extrangeiras para esse povo índigina , hoje pleno sec XXI muitos americanos dizem que na Amazonia o povo é sem cultura ainda vivem índios que teveriam ser socializados ,uma falta de conhecimento e de respeito por uma história que veio trazer varias formas línguisticas e cultural para todo o povo .As mudanças ocorrem para um reconhecimento maior de cultura e estár abertos a Historia .
	
Gabarito: O objetivo da questão é o aluno se contrapor a estigmas sociais, a noção de civilidade x primitivo.  Por isso deve destacar: economia, política e sociedade em ambos os lados.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O objetivo da questão é o aluno se contrapor a estigmas sociais, a noção de civilidade x primitivo. Por isso deve destacar: economia, política e sociedade em ambos os lados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001806234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: Revolta da Chibata foi um acontecimento de marujos da marinha sendo negros e mulatos ,tiveram castigos físicos, que levou uma herança escravidão .
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001605105)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a função da catequese jesuítica no Brasil?
		
	
	Adaptar os indígenas à escravidão.
	
	Deseatabilizar a cultura indígena pois dessa forma terminariam as guerras entre as tribos elevando a quantidade de convertidos à religião católica.
	
	Preservar a cultura indígena pois sua manutenção era essencial para o projeto de dominação da Metrópole.
	 
	Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa.
	 
	Convertê-los ao catolicismo para obrigar os colonos a trocar a mão de obra escrava indígena pela africana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002201157)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:
		
	
	ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
	 
	aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.
	
	ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.
	
	à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
	 
	à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001789020)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os indígenas foram usados como mão de obra, sobretudo, nas pequenas e médias propriedades que tinham como objetivo produzir para:
		
	 
	A exportação e larga escala
	
	O Mercado Europeu
	 
	A subsistência da Colônia.
	
	O mercado americano
	
	O Tráfico Atlântico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001605550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De que forma o sincretismo religioso pode ser entendido como forma de resistência?
		
	
	O sincretismo religioso era a forma pela qual os colonizadores obrigavam indígenas e negros a se converterem ao catolicismo.
	 
	O sincretismo religioso consiste na introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica, uma vez que eram proibidos de praticar sua própria religião abertamente, mesclavam-na com o catolicismo.
	
	O sincretismo religioso é o processo em que há o total abandono das práticas religiosas e culturais natais pelas populações escravas, que assumem por completo a religião e a cultura do colonizador.
	
	O sincretismo religioso era a forma pela qual os escravos se recusavam a passar pela catequese.
	
	O sincretismo religioso foi a maneira que índios e africanos encontraram para manter plenamente puras suas religiões.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002413754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
		
	 
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.
	
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002181345)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de um artista que no século XIX abordou nas suas obras a identidade nacional brasileira.
		
	
	Rodolfo Bernadelli.
	 
	Vitor Meirelles.
	
	Carlos Dias.
	
	Nina Rodrigues.
	
	Ferreira Goulart.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001605838)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. A respeito desses teorias podemos afirmar que:
		
	
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias, no Brasil, vigoraram apenas entre o grupo citado pois não foi possível disseminá-la em amplos setores da sociedade.
	
	Herdeiras do evolucoinismo, essas teorias serviram como base para explicar a colonização brasileira.Herdeiras do evolucionismo, essas teorias foram logo descartadas pela dificuldade em comprová-las.
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias raciais definiram, no Brasil, uma identidade nacional pautada na superioridade branca, legitimaram o passado escravista recente, e explicaram a não inserção política e social de determinados grupos, mesmo após a proclamação da República.
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias explicaram a diversidade étnica e cultural do Brasil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001829712)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma importante ação dos movimentos e organizações negras foi recuperar importantes figuras negras da história do Brasil. Hoje, a figura que melhor representa a luta dos afrodescendentes é:
		
	
	José do Patrocínio.
	
	Abdias do Nascimento.
	
	Princesa Isabel.
	
	João Cândido.
	 
	Zumbi dos Palmares.

Continue navegando