Buscar

web aula DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I - 1 ao 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WEB 1 Determinado governador do Estado do Acre...
a) O principal argumento seria de que a C F/88, no art.62, §1º,” d”, veda expressamente, a edição de MP para aprovação de Lei Orçamentária. PODERA SER TEMA DE LEI ORDINARIA
b), não há Sim pode proibição expressa para matéria. Mesmo sendo a MP uma atribuição do Presidente da República, a doutrina constitucional, pelo princípio da simetria, também entende q seria do Governador.
c) A lei veda, porém há apenas uma hipótese de medida provisória – é o caso do crédito extraordinário.
OBJ d) previsão de gastos com pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
WEB 2 - Em meio a uma crise política e econômica em 2015...
1)Não seria possível propor projeto de lei com tamanho desiquilíbrio, uma vez que no artigo 167, incisos II e III da C F, diz que sã o vedados a realização de despesas que excedem os créditos orçamentários ou adicionais .(PRINCIPIO DO EQUILIBRIO). A lei de responsabilidade fiscal busca o equilíbrio das contas públicas, endividamento controlado
2) Essa questão trata do princípio da exclusividade, previsto no artigo 165, s 8º da C F, onde a lei não pode conter dispositivos estranhos à previsão da receita a à fiscalização de despesa. Entretanto, há uma exceção que não se inclui na proibição a autorização para abertura de crédito suplementares.
OBJ d) Receita originária é aquela em que o Estado atua como particular e receita derivada é aquela em que o Estado atua através do seu poder de império.
WEB 3 - O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2014...
1)O Tribunal de Contas é órgão do Estado responsável por fazer avaliação técnica das contas públicas. Em função disso, como órgão de controle externo, possui ele a função de aplicar sanções pelo descumprimento das regras constitucionais e da lei de responsabilidade daqueles que exercem a gestão das contas públicas. A aplicação de multas pelo Tribunal de Contas é conduta prevista no art. 71 da Constituição.
2) Estas multas aplicadas pelo Tribunal de Contas resultam em documento que terá eficácia de título executivo. Podem suas manifestações ser objeto de questionamento judicial.
3)O caso concreto decorre de aplicação do princípio da transparência insculpido no art. 48 e seguintes da Lei de Responsabilidade Fiscal.
OBJ D) não integra nenhum dos Poderes, condição assegurada por cláusula pétrea constitucional
WEB 4 - Ao dispor sobre o plano de custeio da Seguridade Social...
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, Por ser uma espécie tributária, deve se submeter ao regime jurídico do Direito Tributário. Suas normas gerais sejam objeto de lei complementar e não lei ordinária (Lei 8.212/91) como então sumulou o STF, SV 8.
OBJ D ( ) Imposto.
WEB 5 - A União através de lei ordinária isenta tributo do Esta..
Essa lei é inconstitucional, pois o artigo 151, inciso III, da CF, revela que é vedado à União instituir isenções de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou seja, é defeso à União instituir isenções heterônomas.
OBJ c) Os Municípios não têm competência para instituir contribuições previdenciárias, pois esta competência é exclusiva da União Federal.
WEB 6 - Servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito ...
O Estado é parte legítima para figurar no polo de ação de restituição de imposto de renda, por pertencer a ele o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre pagamentos feitos a servidores. Compete à Justiça comum estadual processar e julgar as causas em que se discute a repetição do indébito.
WEB 7 - Governador de um Estado da Federação propõe Ação Direta...
O Governador pode propor a ADI sobre a Emenda Constitucional, uma vez que a Emenda a Constituição não pode instituir tributo, apenas pode delimitar a Competência Tributaria pelos Entes tributáveis realizarem a criação ou majoração dos tributos.
OBJ B ( ) constitucional, pois a vedação constitucional se volta à União, nada impedindo que a República Federativa do Brasil, na qualidade de pessoa jurídica de direito público externo, celebre tratados e acordos internacionais de Direito Tributário;
WEB 8 - O Município de Angra dos Reis promulga lei em 30.05.2006...
Que não se pode tributar as embarcações que não são verdadeiros imóveis em sua essência e que seu alcance estaria apenas servindo ao interesse de ampliar o alcance da competência do Município.
OBJ A ( )Leis expressamente interpretativas não podem ser aplicadas a atos ou fatos pretéritos se contrariarem orientação favorável aos contribuintes já firmada pelos Tribunais Superiores.
WEB 9 - Lei federal, publicada no ano passado, majora alíquotas...
De acordo com a sumula 584 do STF não há nenhum impedimento a que se altere a legislação aplicável a declaração de imposto de renda no mesmo exercício em que a mesma será entregue. Não obstante, é inconstitucional que uma lei nova atinja fatos geradores já ocorridos, para onerar-se a tributação (princípio da Anterioridade)
I. OBJ I. O princípio da legalidade tributária
III. A anterioridade de exercício
C ( ) Estão corretas apenas as assertivas I e III
WEB 10 - O Estado do Rio de Janeiro decide alterar ...
Súmula 656 STF que alterou o entendimento de que deve haver expressa autorização na CF para alíquotas progressivas em tributos reais. Antes era somente permitido sobre imposto de nat. pessoal. O STF hoje entende que todos impostos devem se submeter na medida em que possível ao princípio da capacidade contributiva.
OBJ E ( ) universalidade
WEB 11
O Supermercado Vende Bem propõe uma ação ...
Partido do pressuposto que o caso concreto se refere ao ano 94, ficou definido judicialmente que não poderia se pautar na norma geral de ICMS introduzida por lei complementar em 96. Além disso a legislação já foi alterada por outras leis complementares que não permitem tal compensação dessa energia elétrica consumida nas áreas comerciais do estabelecimento. Tal a sua relevância que esse tema teve repercussão geral e todos os processos que versam sobre o assunto deverão ser decididos da mesma maneira.
OBJ B ( ) princípio de tributação por meio do qual se pretende evitar a assim chamada “tributação em cascata” que onera as sucessivas operações e prestações com bens e serviços sujeitos a determinado tributo.
WEB 12
O Estado de Pernambuco, de forma a incrementar ...
Não pode, pelo princípio da vedação à concessão de isenções heterônomas. O tributo não é Estadual e sim Federal. Portanto, os Estados e DF não podem estabelecer alíquotas de IPVA. Não pode diferenciar tributação de acordo com a origem.
OBJ B( ) )É vedada a utilização de tributo com efeito de confisco, vedação que não alcança as multas tributárias
WEB 13 - A prefeitura do município de Rio Branco...
O imposto é sobre a propriedade, se o bem pertence a um ente público ele é imune. A infraero apesar de ser uma empresa pública está operando no mercado e, portanto, deveria ser tributada.
OBJ D ( ) se insere a medida na competência privativa do Presidente da República, sujeita a referendo do Congresso Nacional, com prevalência dos tratados em relação à legislação tributária interna.
WEB 14 - A legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física ...
A) Nesta lei nota-se a Obrigação tributária principal que é a obrigação de pagar o tributo propriamente dito (portanto, obrigação de dar), eventualmente acrescido de juros e multas. Além da obrigação acessória que são as prestações de fazer ou não fazer determinados atos em cumprimento do interesse do exercício fiscalizatório do Estado. Tratam-se de deveres instrumentais, que auxiliam o Fisco nas suas atividades.
b) Obrigação tributária principal de prestação de tributo. Deve ser instituída por Lei Ordinária. Submete-se às regras doDireito Tributário.
c) Obrigação Tributaria acessória ou dever jurídico instrumental. Comportamento do contribuinte de prestar declarações.
OBJ B ( ) O objeto da obrigação tributária é a prestação, variando essa apenas em relação ao seu objeto
WEB 15 - Em processo adm discute-se a base do cálculo do ISSQN...
R: já houve a concretização do fato gerador na compra da passagem
WEB 16 Filipe sócio da sociedade...
R. não pois não encerrou irregularmente as atividades, não abusou do contrato social e não fraudou a lei.

Outros materiais