Buscar

TCC PROJETO

Prévia do material em texto

A importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
A leitura é um processo constante, instrumental e básico no ensino da língua. Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no estímulo à leitura. Muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. Dar oportunidades para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola. A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fazendo com que a maioria delas não consiga ter acesso à escrita, então por que tantas crianças não possuem o hábito da leitura e de forma a escola pode contribuir para a aquisição e gosto pela mesma? O educador perante esse questionamento deve desenvolver estratégias eficientes, capazes de estimular tal hábito. Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa. Considerando a abrangência e importância do assunto em questão, é que resolvemos realizar esta pesquisa bibliográfica, a qual objetiva informar as pessoas das estratégias que educadores e famílias devem utilizar a fim de desenvolver o hábito da leitura nos alunos, favorecendo o acesso destes aos diferentes tipos de linguagem, e se nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, os alunos forem estimulados a ler, o hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos, estimulando a interpretação, o pensar, a criatividade e o diálogo; outro fator importante é incentivar as famílias para que desenvolvam o hábito da leitura, lendo e/ou contando histórias para seus filhos, dando a estes a oportunidade de interpretá-las e relacioná-las com suas idéias próprias, desenvolvendo e aprimorando as capacidades leitoras. Os jovens que não tiverem a oportunidade de descobrir os encantos e poderes da leitura terão mais dificuldades para realizar seus projetos de vida do que aqueles que escolheram a leitura como companhia.
Assim este estudo definiu como importante o cultivo do espaço da biblioteca, através do Laboratório de Leitura, Literatura e Educação, como lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc.); Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor nas séries iniciais; Estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura; Formar o professor das séries iniciais como contador de histórias e criar conjuntamente metodologias que proporcionem a formação do gosto; Acompanhar e orientar o trabalho desenvolvido por professores em sala de aula; Disseminar e multiplicar as metodologias para formação do leitor; Habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento, cuidados com acervo, procedimentos para inscrição, consulta e/ou retirada de trabalhos, etc.);
Constituir acervo diversificado de literatura infantil e de material didático-pedagógico para alunos e professores, bem como produzir guias de leitura que auxiliem na seleção de obras literárias adequadas para o trabalho nas séries iniciais; expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plásticas, música, cinema, etc.). Proporcionar acesso de alunos das séries iniciais a novas tecnologias, como o computador, por exemplo, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-leitura-nas-series-iniciais/3046/#ixzz4PRaogUeY
 O presente estudo tem como objetivo analisar como vem efetivando-se o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, no que diz respeito às práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas no ensino fundamental. Ou seja, nas séries iniciais. Essa temática surgiu após eu perceber vários episódios que chamaram a minha atenção quanto ao aprendizado do aluno, como também a atuação do professor na sala de aula. (http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4080710)
A importância do ato de ler, eu me senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo (FREIRE, 1993, p.11).
A partir do que Silva (1981, p. 42) escreveu quando diz que “leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda à própria vida do Ser Humano”, faz com que o homem use a palavra como instrumento mágico que produz bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento.

Continue navegando