Buscar

AV Didatica EAD Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602856257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem-feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação dos alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: 'só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque, se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas", explica a professora. A partir do exposto, mencione qual a corrente pedagógica que respalda a ação docente e justifique:
		
	
Resposta: Tradicional, pois há valorização do educador, em detrimento do aluno, o aspecto punitivo e de prêmio se encontra presente nas exposições dos "melhores trabalhos", todo o foco está no conteúdo trabalhado sem espaço apra as interações e contribuições dos alunos.
	
Gabarito: A professora respalda sua ação na pedagogia tradicional, uma vez que o espaço físico é organizado hierarquicamente, os alunos sentados isoladamente, não sendo incentivada a interação, tendo em vista a distribuição das carteiras; a valorização predominantemente dos conteúdos escolares previamente determinados, além da professora estimular a competição entre os alunos, classificando-os e enfatizando o desempenho nas prova, o resultado em detrimento do processo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602847096)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É comum a substituição da palavra prática pela palavra práxis no contexto educacional; e ao se fazer a substituição, pensa-se estar resolvendo um problema teórico ao se colocar em prática o conhecimento científico. A prática, aqui, nesse sentido, é concebida como prática utilitária, isto é, aquela que é usada para satisfazer necessidades imedidatas da vida cotidiana. A práxis, por sua vez, corresponde:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer, a prática pela prática e sim uma prática, uma ação docente refletida, fundametnada, consciente da realidade educacional, envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602848151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo, professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental, discutia com Maria, a professora alfabetizadora da escola, sobre a prática e a compreensão crítica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto Paulo afirmava que o processo de ensinar era uma prática neutra, e que o conteúdo trabalhado era o preestabelecido pela escola, Maria afirmava que o que ele dizia era puro mito, posto que não há neutralidade na educação da criança, nem na do jovem, nem na do adulto. Em relação às posições defendidas por Paulo e Maria é correto afirmar que:
		
	
	Paulo e Maria estão corretos em suas afirmações.
	
	As posições de Paulo e Maria não podem ser avaliadas.
	 
	Paulo está enganado, porém Maria está correta.
	
	Paulo e Maria estão errados.
	
	Somente Maria está errada
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602888891)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, assegura melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz. Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:
		
	
	A escolha de procedimentos e modos de ação padronizados;
	
	A liberdade, a autonomia e a inflexibilidade de pensamento.
	
	Capacitações específicas para os alunos relativas às questões relacionadas à aprendizagem;
	 
	A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais, os conflitos dialeticamente;
	
	Práticas de reconhecimento da identidade do outro, em detrimento de sua própria identidade, tendo em vista o bem comum e o próprio desenvolvimento;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603072770)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas.
 A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de:
		
	 
	ESCOLA NOVA
	 
	TECNICISTA
	
	TRADICIONAL
	
	CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
	
	LIBERTADOR
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602838927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A seguir, são apresentadas quatro grandes tendências pedagógicas. Dentre elas, assinale aquela que NÃO está apresentada corretamente:
		
	
	A Pedagogia Tecnicista tem como finalidade preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, valorizando resultado, sendo fundamentada na psicologia behaviorista.
	
	A Pedagogia Libertadora tem em sua proposta a atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata na busca de uma atuação para que se possa transformar a realidade social e política.
	 
	A Pedagogia Tradicional é uma proposta de educação centrada no aluno. Cabe ao aluno apresentar seus interesses e dúvidas para que o professor possa planejar a partir desta demanda.
	
	A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que o conteúdo escolar não pode se restringir a questões sociais atuais, ou seja, questões do senso comum. Defende que o aluno precisa do domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa interpretar as experiências de sua vida e defender seus interesses de classe.
	
	A Pedagogia Renovada inclui várias correntes que, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Escola Nova, que tem por princípio norteador a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602855546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considera-se que a primeira fase de um planejamento de ensino, fundamentado em perspectivas progressistas, democráticas da educação, é
		
	
	Definição do programa de ensino
	
	Estabelecimentos dos objetivos comportamentais
	
	Seleção dos critérios de avaliação
	
	Seleção e organização dos conteúdos
	 
	Definição de metas a partir do conhecimento da realidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602848170)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dados os seguintes objetivos: "elaborar duas frases, aplicando a regra do uso da vírgula, consultando a gramática", "No período de cinco minutos escrever o presente do indicativo do verbo cantar", "Após uma hora de estudo definir quatro classes gramaticais". Considera-se como exemplo de objetivos:
		
	
	abstratos
	
	críticos
	
	amplos
	
	gerais
	 
	operacionais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603424150)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje, diante das críticas à concepção tradicional do currículo, podemos observar uma tendência à hibridização de diferentes saberes, científicos e não-científicos, em busca de compreensão mais ampliada e útil sobre a realidade. Buscando superar, assim, os limites da abordagem disciplinar, vemos a emergência de propostas de organização do currículo que permita ao professor trabalhar o conhecimento científicoa partir:
		
	
	da grade curricular
	
	do determinismo técnico
	 
	de temas geradores
	
	dos saberes acadêmicos
	
	do livro didático
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602855556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As relações das pessoas com a escola são mediadas pelas representações do currículo que circulam na sociedade. A escola é uma das formas de controle social, na medida em que por meio do exame se pode classificar ou punir. Numa perspectiva curricular construtivista, a avaliação deve
		
	
	Deve ser voltada para produtos e processos para que possam ser medidos
	 
	Enfatizar o processo, indicando o crescimento do aluno em direção ao objetivo proposto
	
	Ser desnecessária, visto que a aprendizagem é um processo natural
	
	Ser classificatória, possibilitando a organização dos grupos produtivos
	
	Ser bem planejada e realizada a cada bimestre ou trimestral focalizando o domínio cognitivo

Continue navegando