Buscar

evolução da imunidade

Prévia do material em texto

Estudo dirigido sobre evolução da imunidade 
 
No máximo 3 alunos por equipe. 
1) Quando surgiu (na escala evolutiva) a fagocitose?
R: É possível que as células fagocíticas em animais tenham se derivado de uma população de células que contêm a morfologia e o comportamento de antepassados unicelulares. 
Em 1884, quando Eli Mechnikoff examinava larvas de estrelas do mar. Ele mostrou que células móveis atacavam espinhos de rosa introduzidos nos celomas dessas larvas. Era um dos principais mecanismos de defesa inata que os invertebrados usavam. 
2) Quando surgiu o sistema complemento?
R: O sistema complemento é muito antigo, com alguns componentes originados há mais de 1 bilhão de anos, bem antes dos vertebrados. Duas proteínas semelhantes aos componentes C3 e Bí do sistema complemento foram rastreadas até os equinodermos. É provável que o C3 ancestral fosse ativado proteoliticamente pelo Bí e, então, formasse uma ponte covalente tioéster com moléculas estranhas. Quando os cordados surgiram há 900 milhões de anos, moléculas como a lectina ligante de manose (MBL) e as serino proteases associadas à MBL (MASPs) foram recrutadas para o sistema complemento para estabelecer a via das lectinas. Proteínas homólogas à MBL e às ficolinas, duas MASPs, C3, C2/fator B e um receptor para C3, foram identificadas nos ascídios. 
3) Quando surgiu o MHC?
O MHC está presente nos peixes cartilaginosos e todos os animais superiores. Tanto o MHC de classe I, como de classe II está presentes em tubarões e seus produtos parecem funcionar de forma idêntica as moléculas de MHC dos mamíferos. Nas moléculas de MHC de classe I o peptídeo é ligado pela extremidade, já no de classe II pela região central do peptídeo. Nos tubarões os genes são polimórficos com múltiplos alelos nos loci dos dois tipos de MHC.
4) Quando surgiu o anticorpo?
R: Genes ligados às imunoglobulinas foram identificados nos urocordados do gênero Ciona. Dois genes contendo domínios V associados a domínios C2, outros dois genes contendo domínios V associados ao domínio C2 e C1-like. Os últimos dois são os maiores candidatos à ancestralidade dos receptores para antígeno.
5) Quando surgiu o TCR?
R: As recombinase capacitaram os peixes a gerar TCRs rearranjados e já foram identificados TCRs homólogos tanto nos elasmosbrânquios como nos teleósteos. Sua estrutura é semelhante à dos mamíferos. Os genes TCR da linhagem germinativa não são rearranjados e estão organizados segundo o padrão de agrupamentos. Os peixes têm ambos os genes do MHC classe I e II, mas isto não foi encontrado nos ágnatas e nem invertebrados.

Continue navegando