Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
FISIOTERAPIA ESPORTIVA SIMULADOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Uma avaliação cinesiofuncional pré competição bem realizada fornece ao fisi oterapeuta importantes informações uteis na elaboração de trabalhos futuros. Podemos considerar a avaliação cinesiofuncional pré competição importante para a montagem d e um plano de: Prevenção de lesões 
O Fisioterapeuta ao atuar em determinada modalidade deve estar atento se a mesma apresenta grande propensão em desencadear lesões junto aos seus praticantes. Tendo em vista a realidade de cada modalidade, indique a ALTERNATIVA que COMPREENDE INTEGRALMENTE em ALTO RISCO para incidência de lesões desportivas: 
Karatê, Basquete e Futsal 
aciente de 29 anos, sexo masculino, atleta de futebol (meio campo) profissional, sofreu lesão do joelho esquerdo após entrada violenta de um zagueiro do time adversário durante partida realizada pelo campeonato Brasileiro, após avaliação foi diagnosticada lesão do ligamento cruzado anterior, com presença de derrame intra-articular, falseio, grande impotência funcional e dor anterior do joelho. Após realização do exame de ressonância magnética foi detectada, a lesão de outras estruturas, sendo diagnosticada a ¿tríade maldita¿ do joelho. Quais as estruturas comprometidas na ¿tríade maldita¿ do joelho? 
 Ligamento Cruzado Anterior + Ligamento Colateral Medial + Menisco Medial. 
	1a Questão (Ref.: 201301407672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Demétrio, 25 anos jogador de voleibol, ao retornar de um bloqueio, sofreu entorse de tornozelo esquerdo em eversão. Qual o ligamento afetado diretamente?
		
	
	Ligamento tíbio-fibular.
	
	Ligamento colateral lateral
	 
	Ligamento deltóide.
	
	Ligamento fíbulo-calcâneo.
	
	Ligamento fibulo-talar anterior.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301439215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Importante, prático e funcional teste que pode ser utilizado em vestiários durante o início, intervalo e fim de uma partida de futebol, procurando verificar níveis de fadiga através do acúmulo de lactato nos músculos flexores-plantares durante a partida.
		
	
	Cross Over
	
	Holp Test
	
	Teste do Banco de Wells
	
	Running Test
	 
	Jump Test
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301395047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com o objetivo preventivo junto ao desporto, alguns recursos poderão ser utilizados por Fisioterapeutas, afim de melhor realizar a profilaxia. Pensando nesta questão especificamente, responda: Quais os objetivos para o uso da bandagem desportiva?
		
	
	Proteção, compressão e repouso da articulação
	
	Proteger, permitir a instabilidade e repouso
	
	Limitar os movimentos e mobilizar a articulação
	 
	Proteger, limitar movimentos indesejáveis e estabilizar a articulação
	
	Criar isolamento e mobilizar a articulação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301840022)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a melhor eficácia do resfriamento profundo após o término da aplicação do pacote de gelo ou crioemersão, o atleta deve:
		
	
	utilizar o cicloergômetro sem carga
	
	correr e saltar
	
	fazer exercícios de carga excêntrica
	 
	permanecer em repouso
	
	caminhar em terrenos planos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301402689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos seguintes fatores de risco é extrínsecos à lesão?
		
	
	Condicionamento inadequado
	 
	Técnica imprópria,
	
	Lesão anterior,
	
	As letras A e B estão certas
	
	Desequilíbrio na força,
		
	1a Questão (Ref.: 201301410464)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Já foi amplamente divulgado que músculos com uma maior área transversal produzem maior força do que músculos semelhantes com uma área transversal menor. Com um treinamento de altas cargas em que a secção transversal do músculo aumenta, ocorre um incremento da força máxima (Zatsiorsky, 2006).
O texto acima demonstra a importância dos fatores musculares para o ganho de força. Assinale quais os fatores musculares que contribuem para o aumento da força:
		
	
	Hipotrofia, displasia, tipologia das fibras musculares.
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras ligamentares.
	
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras nervosas.
	 
	Hipertrofia, hiperplasia, tipologia das fibras musculares.
	
	Hipertrofia, hipoplasia, tipologia das fibras musculares.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301410496)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você trabalha em uma clínica e vem a sua procura um atleta de jiu-jitsu para realizar recuperação do seu ombro que teve uma luxação. Em uma faze posterior da reabilitação você resolve que tem que acrescentar um trabalho de força para o ombro desse atleta, e segundo seu raciocínio decide por um trabalho de resistência muscular localizada por ser esse mais ideal nessa fase do tratamento.
Segundo o conhecimento adquirido durante a disciplina de esportes assinale a alternativa que corresponda às características do trabalho de resistência muscular localizada:
		
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 90% a 100% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	 
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 70% a 90% da máxima, o número de repetições de 30 a 40, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será rápida, e o número de série de 2 a 4.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301409792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um atleta de vôlei que sofreu uma cirurgia no joelho para correção de uma lesão de cruzado deu entrada no setor de fisioterapia do clube apresentando uma grande fraqueza da musculatura do quadríceps. Durante o primeiro mês de tratamento houve um ganho considerável de força na musculatura do quadríceps desse individuo, porém sem obter um considerável ganho de circunferência de coxa.
 Segundo os dados acima e o gráfico abaixo podemos afirmar que:
		
	
	Esse ganho de força no primeiro mês se deu principalmente por fatores psicológicos.
	 
	Esse ganho de força no primeiro mês se deu principalmente por fatores neurais.
	
	Esse ganho de força no primeiro mês se deu principalmente por fatores biomecânicos.
	
	Esse ganho de força no primeiro mês se deu principalmente por fatores anabólicos.
	
	Esse ganho de força no primeiro mês se deu principalmente por fatores hipertróficos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301402706)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque verdadeiro ou falso.
		
	 
	A musculatura bi e poli articular são responsáveis pela sustentação das estruturas profundas
	 
	A falta de condicionamento físico e domínio da tarefa, é um predisposto para ocorrência de lesão no esporte
	 
	A Miocardiopatia hipertrófica é causa de morte súbita cardíaca no esporte no atleta com > 30 anos.
	 
	No esporte devemos seguir as diretrizes traçadas pela equipe
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301402708)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Atleta Marcos Valério Lula da Silva, corredor de 50 metros, sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda após participar de um evento beneficente para arrecadar fundos para uma casa de ex atletas. A lesão foi diagnosticada como sendo ruptura grau II de Semimembranoso. Após duas semanas de tratamento o Fisioterapeuta resolveu introduzir na conduta terapêutica o uso de termoterapia. Com base no conhecimento adquirido em eletrotermofototerpia,
Página12