Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Como a professora pode abordar a cultura afro neste contexto?
2) De que forma a professora deve abordar em sala de aula que as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política?
“Ensinar exige reconhecimento e assunção da identidade cultural” (Paulo Freire). Segundo Freire no Processo educacional que tem como objetivo a formação integral do aprendiz, o primordial é saber respeitar o educando, instruindo a valorizar sua identidade, fazendo com que se sinta bem e envolvido. Não individualizando olhares ou modos de avaliações. Não é permitido que o educador tenha preferência por um aluno Incluir e compreender em maior profundidade a História da África e da Cultura Afro-Brasileiro é um espelho para se entender e conhecer melhor a cultura do Brasil.
PENSO QUE O RESPEITO QUE SE DEVEMOS TER À CULTURA AFRO É O MESMO RESPEITO ÀQUELES QUE HOJE SÃO DISCRIMINADOS E VÍTIMAS DO CHAMADO BULLYNG; E COM ALGUÉM CONSIDERADO DIFERENTE PERANTE A SOCIEDADE EM SEU CONTEXTO. POR EXEMPLO, BULLYNG AOS AFRO, AOS HOMOSSEXUAIS, ÀS DIFERENÇAS DE IDADE, À RAÇA, ETC. QUALQUER SITUAÇÃO QUE SEJA DIVERGENTE DO QUE CONVENCIONALMENTE É CONSIDERADO POLITICAMENTE CORRETO É DISCRIMINADO. É PRECISO QUE SE FALE SOBRE TODAS ESSAS SITUAÇÕES, PARA REFLETIRMOS, ANALISARMOS E CONCORDARMOS QUE O SENTIMENTO É O MESMO EM CADA UM DE NÓS.
Concordo Maria Regina, precisamos abordar a cultura afro, assim como as demais culturas, visto que vivemos em um país multicultural. É preciso que o professor faça essa abordagem de acordo com a cultura e realidade local, para que os alunos compreendam que é de fundamental importância a convivência e o respeito com as pessoas independente da etnia, descendência ou cor de pele. Sou professora de matemática e as abordagens feitas durante minhas são em torno de atividades lúdicas (jogos africanos, observação de figuras geométricas nos desenhos...) e tratamento de informações (interpretação de textos, gráficos e tabelas sobre a história e desenvolvimento da cultura).
A cultura afro deve ser abordada de forma ampla, de modo a compreender todos aspectos relacionados ao tema. Conforme, as diretrizes, o ensino deve ter como princípios a consciência política e histórica da diversidade; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações; fortalecimento de identidades e de direitos. Desse modo devemos abranger diversas situações no ensino desde o estudo da África, os negros no Brasil, a cultura, religiosidade, o papel que teve o negro no Brasil, etc. É muito importante trazer esses temas para o ensino das nossas escolas para que os alunos entendam que todo o povo tem sua história e que é preciso conhecê-la para entender o presente.
 O professor deve ir além dos conteúdos pedagógicos, oportunizando experiências a seus alunos que os façam pensar sobre comportamento sócio emocional, ensina-los cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e que consigam conviver com o outro, mesmo com as diferenças existentes. Para isso pode-se usar diversos recursos tais como livros de história infantil, filmes, músicas, conversas, estudo da história, etc...

Continue navegando