Buscar

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Sustentabilidade
 
Questão 3
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Dessa forma, de um lado, o conhecimento que o homem acumulou e tem da própria espécie e inter-relações da mesma pode ser considerado e denominado seu meio ambiente ou meio ambiente humano. Por outro, o homem desenvolveu um vasto conhecimento relacionado ao conjunto das demais espécies compreendendo o meio ambiente particular de cada uma delas e que ´somadas` ao meio ambiente humano comporiam o denominado ambiente”. p. 18).
Após a avaliação, caso queira ler integralmente este texto, ele está disponível em:  DULLEY, R.D. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p.18.
Sabe-se que os conceitos de meio ambiente, natureza e o homem foram se modificando ao longo do tempo. Pensando na interação desses conceitos e de acordo com nossas aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica explique brevemente que é visão biocêntrica.
 
Nesta visão o ser  humano  e  a  natureza  encontram -se  no  mesmo  nível  ,  pois  suas  relações  e inter-relações são igualitárias.
 
 
 
Questão 4
Leia o fragmento de texto:
“O registro de saberes culturais envolvendo poríferos demonstra que pescadores estão bem inseridos nos sistemas onde desempenham a atividade pesqueira, compreendendo os elementos que os compõem, conforme suas interações. A conservação de espécies ameaçadas também envolve a conservação dos organismos com os quais elas interagem direta ou indiretamente. Portanto, a consideração do conhecimento tradicional em planos de manejo e conservação é pertinente”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente este texto, está disponível em: DOCIO, L.; TOLENTINO-LIMA, M.A.; COSTA-NETO, E.M.; JUCÁ-CHAGAS, R.; PINHEIRO, U. Interações ecológicas de esponjas marinhas (animalia, porífera) segundo pescadores artesanais da Bacia de Camumu, Bahia, Brasil. Revista Biotemas, v. 23, n. 3, p. 181-189, set. 2010, p. 188.  
O fragmento de texto acima apresenta um fato sobre a interação entre o homem e o meio ambiente. Sabe-se que as definições de meio ambiente foram sendo apresentadas conforme as características dos estudos, em cada tempo do desenvolvimento da ecologia. De acordo com nossas aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, explique o que são.
1.as definições de caráter biológico; refere-se  ao  meio  ambiente  sem  estabelecer  vinculo  de interação com o homem como parte integrante desse meio.
2. as denominadas de esfera da vida.  são  as  relações  entre  comunidade  biológica  e  homem como  organismo  vivo  ,  onde  houver  v ida  ,  existe    a  biosfera  ,  onde  há  biosfera,  existe  uma integração entre todos os seres que a compõem.pg23

Outros materiais