Buscar

APOL 5 GESTÃO SECRETARIAL ORGANIZAÇÃO EVENTOS.pdf ¹

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5
Questão 1/5 - Marketing e Relações Públicas
As principais peculiaridades do Marketing One-to-One e o seu vínculo com o CRM
 A expressão Marketing One-to-One (também apresentada como: Marketing 1-to-1) foi cunhada no final dos anos 80, início dos anos 90 por Don Peppers e Martha Rogers (2001), que, ao sentir a necessidade de as empresas conferirem um maior peso às estratégias de relacionamento (e, por conseguinte, de fidelização), foram uns dos primeiros autores a dedicar uma obra de peso especificamente a esta temática.
A obra escrita por Peppers e Rogers (2001) até hoje é concebida como sendo um material de grande relevância para os gestores contemporâneos pois, dentre outras contribuições, salienta que: “[...] sair do mundo orientado a produtos e entrar no mundo orientado a clientes não é algo fácil” (PEPPERS; ROGERS, 2001, p. 59). Não obstante esta postura de maior preocupação com a leitura promovida pelos clientes, no final das contas, é a única opção possível para as empresas que desejam se manter superavitárias num mercado em que os níveis de competitividade entre as organizações não param de crescer.   
 Fonte: PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. Marketing one to one: ferramentas para implementação de programas de Marketing Direto One To One. São Paulo: Makron, 2001.
A partir das informações dispostas acima e dos seus conhecimentos em torno as principais características das políticas de Marketing One-to-One, apresentadas na sexta rota de estudos, classifique as assertivas abaixo como sendo verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Marchesan et al (2003) defendem que, no Brasil, em decorrência da própria cultura local, as práticas de relacionamento com os clientes já estão bastante avançadas. Desta forma, as empresas instaladas no território brasileiro, ao contrário das estabelecidas no Velho Continente, não precisam dispensar grandes volumes de investimentos neste setor.
II. Christopher Lovelock, seguindo a linha defendida por outros autores, acredita que a tradicional forma de atuação de muitas corporações em torno da atração e subsequente retenção dos seus clientes está, a cada dia que passa, mais e mais ineficaz, pois muitas empresas ainda adotam uma postura por demais massificada e que não contempla as peculiaridades inerentes a cada comprador.
III. Don Peppers e Martha Rogers (2001) defendem nas suas obras que o Marketing de Relacionamento apenas teria surgido após a Revolução Industrial, porquanto até a Idade Média, as práticas comerciais primavam por uma grande frieza e impessoalidade.
IV. Don Peppers e Martha Rogers (2001) são partidários da tese de que durante toda a Idade Média e até a intensificação do processo de industrialização (final do século XVIII e início do século XIX – decorrente da Segunda Revolução Industrial), os antigos artesãos desenvolviam um trabalho extremamente detalhado e personalizado, o qual demandava um relacionamento muito próximo aos seus clientes mais fiéis.
V. A expressão Marketing One-to-One (também apresentada como: Marketing 1-to-1), em sua essência, pode ser concebida como sendo a síntese de boas práticas na gestão com os clientes, as quais podem ser adotadas pelas mais diversas empresas.
	
	A
	F, V, F, V, V
	
	B
	V, V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, V, F
	
	D
	F, F, V, V, F
	
	E
	V, V, F, F, F
Questão 2/5 - Gestão Secretarial: Organização de Eventos 
O Brasil possui quatro símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas e o Selo Nacional. De acordo com o que você aprendeu nas aulas, julgue as afirmativas a seguir:
I. A Bandeira Nacional sempre deverá ser hasteada em cerimônias oficiais, exceto quando houver a execução do Hino Nacional.
II. A execução do Hino Nacional somente poderá ser realizada por instrumentos.
III. As armas nacionais são o escudo ou brasão que representa o Brasil. O uso é obrigatório no Palácio do Planalto.
IV. O selo nacional é utilizado para autenticar atos do governo, mas também podem ser comprados em qualquer agência dos correios.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Somente a afirmativa III está correta;
	
	C
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
	
	E
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Gestão Secretarial: Organização de Eventos 
Os organizadores de um evento também devem se preocupar com a composição da mesa diretiva, ou seja, as autoridades ou convidados de honra que terão lugar à mesa, a fim de que o ritual seja cumprido. Dessa forma, julgue as afirmativas e verifique se são verdadeiros ou falsos:
 (  ) Em mesas de composição ímpar, o anfitrião só se sentará ao centro se também for o presidente da mesa.
(  ) O lugar de honra, em mesas de composição ímpar, sempre se sentará à esquerda do centro.
(  ) Em mesas de composição par, o presidente da mesa se sentará mais à esquerda do centro.
(  ) O anfitrião sempre se sentará mais à esquerda do presidente em mesas de composição par.
 Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – F – F – V;
	
	B
	V – V – V – F;
	
	C
	V – F – V – F;
	
	D
	F – V – V – F;
	
	E
	F – V – F – V.
 
Questão 4/5 - Marketing e Relações Públicas
Na contemporaneidade, e a partir da crescente valorização das estratégias de Marketing One-to-one, grande parte das práticas mercadológicas se assentam na segmentação de mercado (a qual pode-se processar através da atuação de uma organização em um dado nicho e/ou segmento de mercado), em prol da efetiva conquista/fidelização dos clientes.
De posse destas informações preliminares, imagine que você é analista de BI (Business Intelligence) de uma empresa especializada em pesquisa de mercado e análise de novas tendências e que recebeu um relatório no qual percebeu que uma prospect denominada Dona Maria Helena Soares, após ter sido entrevistada por um profissional de pesquisa de mercado, revelou as seguintes informações acerca do seu perfil mercadológico:
I – Possui 58 anos de idade, é casada e possui ensino superior completo;
II – Reside em uma cidade localizada na região centro-oeste do Brasil com mais de 500.000 habitantes;
III – É vegetariana desde os 25 anos de idade e adota um estilo de vida bastante saudável, que inclui uma alimentação bastante regrada e a prática regular de exercícios físicos.
Em um estudo de segmentação de mercado, a classificação da Dona Maria Helena envolve, respectivamente (dados presentes nas assertivas I, II e III), informações que poderiam ser classificadas como:
	
	A
	Comportamentais, Demográficas e Geográficas
	
	B
	Demográficas, Comportamentais e Psicográficas
	
	C
	Demográficas, Geográficas e Psicográficas
	
	D
	Demográficas, Psicográficas e Comportamentais
	
	E
	Psicográficas, Demográficas e Demográficas
 
Questão 5/5 - Marketing e Relações Públicas
Ao estudarmos a gestão de uma determinada crise, é importante termos em mente que todo e qualquer relacionamento humano está suscetível a ser acometido por turbulências, sendo que grande parte delas ocorre por conta de problemas de interpretação/comunicação. Em paralelo, sabemos que boa parte das crises decorre do relacionamento com os clientes.
A partir dos seus conhecimentos em torno do capítulo denominado Assessoria de Imprensa/Comunicação, Relações Públicas e Gestão de Crises, bem como dos demais dados apresentados no texto acima, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I – Para Bordenave (1987), o significado é o resultado da interpretação de cada um, de tal sorte que uma organização jamais terá controle pleno acerca da forma através da qual uma dada mensagem foi decodificada e, por conseguinte, assimilada pelos vários públicos;
Porque
II – Os serviços, ao contrário dos bens tangíveis, dificilmente podem ser personalizados e, por conseguinte, customizados de acordo com os reais desejos dos seus consumidores. Desta forma, é maiscomplexo se divulgar um serviço do que um bem.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas
 
Megaeventos esportivos podem inspirar as massas, incluindo os jovens, a praticar esporte ou outra forma de atividade física, de modo a aprimorar a saúde;
(ii). Esses eventos são economicamente lucrativos, trazendo oportunidades para, entre outros aspectos, incrementar o turismo no país/cidade-sede;
(iii). Megaeventos esportivos engendram um “fator de bem-estar” entre os cidadãos, de forma a produzir efeitos para o bem-estar geral da população no país em que o evento se realiza;
(iv). A organização dos megaeventos acelera muito da regeneração urbana demandada pela cidade-sede, aprimorando a sociedade e “incluindo as cidades no mapa”;
(v). Megaeventos esportivos trazem benefícios para a imagem do país, uma vez que a exposição internacional gera um incremento do prestígio internacional, ou seja, alteram positivamente o modo como o país/cidade-sede e sua população são vistos por outros Estados ou pelo público estrangeiro.

Outros materiais